Pular para o conteúdo principal

MAESTRO WAGNER TISO É DOUTOR HONORIS CAUSA PELA UNIFAL-MG

Wagner Tiso junto ao piano de sua mãe, na casa de seu irmão, em Alfenas-MG
Wagner Tiso junto ao piano de sua mãe, na casa de seu irmão, em Alfenas-MG

O pianista, compositor, arranjador e maestro mineiro Wagner Tiso é o primeiro homenageado pela UNIFAL-MG no ano em que se comemoram os 20 anos da transformação da Escola de Farmácia e Odontologia de Alfenas (EFOA) em Universidade Federal. O artista recebe o título de Doutor Honoris Causa por sua expressiva contribuição à música brasileira. A concessão foi aprovada por unanimidade na 372ª reunião ordinária, realizada em 28 de março de 2025, pelo Conselho Universitário (Consuni) da Instituição.

A proposta de concessão do título foi apresentada pela Reitoria, por sugestão do produtor cultural Ivanei Salgado, diretor de Comunicação da Universidade. De acordo com o reitor, Prof. Sandro Amadeu Cerveira, a sugestão foi prontamente aceita devido à trajetória artística de Wagner Tiso e à sua relação com o Sul de Minas.

“A conexão de Wagner Tiso com a cultura mineira e, naturalmente, com aquilo que a universidade representa nesse campo, passa, na minha opinião, por sua significativa presença naquilo que Raymond Murray Schafer chamou de ‘paisagem musical’ na qual nos movemos. Mesmo quando não sabemos ele está lá como arquiteto da nossa memória musical coletiva. Nossa homenagem para além de uma honraria é um registro desse lugar que nosso homenageado ocupa na música brasileira”, explicou Sandro Cerveira.

O maestro Wagner Tiso, natural de Três Pontas/MG, mudou-se com seus familiares para Alfenas na década de 1960, antes de residir em Belo Horizonte e participar ativamente do movimento Clube da Esquina. Em 2014, foi uma das atrações culturais das comemorações do Centenário da Universidade. “Sua proximidade com a região sul-mineira e sua atuação como difusor da música e da cultura mineira justificam ainda mais a homenagem”, reforça o Reitor.

Biografia
Wagner Tiso Veiga é pianista, maestro, compositor e arranjador, com mais de 60 anos de carreira. Nascido em 1945, em Três Pontas (MG), teve os primeiros contatos com a música por influência da mãe e desenvolveu uma longa parceria com Milton Nascimento, com quem fundou o Clube da Esquina, um dos mais importantes movimentos da música brasileira.

Iniciou sua carreira nos anos 1950 com o grupo W’s Boys e, na década de 1960, participou de conjuntos como Sambacana e Berimbau Trio. Nos anos 1970, integrou a banda Som Imaginário, que lançou o icônico álbum de rock progressivo Matança do Porco, e destacou-se como arranjador e compositor de trilhas sonoras, incluindo mais de 30 filmes, como Os Deuses e os Mortos, Chico Rei, Jango e O Guarani.

Ao longo da carreira, colaborou com grandes nomes da música brasileira, como Gal Costa, Cauby Peixoto, Ney Matogrosso, Hermeto Pascoal, César Camargo Mariano, Toninho Horta, entre outros. Lançou mais de 30 discos solo, incluindo Wagner Tiso (1977), Trem Mineiro (1980), Coração de Estudante (1985), Profissão: Música (1992), Cenas Brasileiras (2004) e Samba e Jazz (2009).

Morou e se apresentou em diversos países, gravando álbuns na Suíça, Estados Unidos, Portugal e Espanha, e atuando com orquestras internacionais. É autor de duas peças sinfônicas – American Nights e Cenas Brasileiras – executadas por orquestras brasileiras. Participou também de projetos como o show Saudade da Elis, ao lado de Tunai, e da turnê Uma Travessia, com Milton Nascimento.

Criou, em 2018, o Instituto Wagner Tiso, com o objetivo de compartilhar seu conhecimento por meio da associação a projetos sociais, como “Cidade dos Meninos São Vicente de Paulo” e “Projeto Valores de Minas”. Recebeu diversos prêmios por sua contribuição à música brasileira, incluindo o Troféu Villa-Lobos, prêmios de melhor trilha sonora em festivais de cinema e reconhecimentos da Ordem dos Músicos do Brasil.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

UFLA CELEBRA CHEGADA DAS OITO PRIMEIRAS EMPRESAS RESIDENTES NO PARQUE TECNOLÓGICO IPÊTECH LAVRAS

Oito empresas receberam as chaves de suas instalações no parque tecnológico IpêTech Lavras na última quinta-feira (11/12). A entrega ocorreu durante o evento Virada de Chave, promovido pela Diretoria de Parques Tecnológicos (DPT), que celebrou o início do programa de residência no empreendimento. Os editais aos quais as empresas de base tecnológica se candidataram foram publicados em julho deste ano, em chamamento público de fluxo contínuo. As primeiras oito empresas residentes são a AgScam, que desenvolve tecnologias para o agro; a Biominas, com produção de soluções tecnológicas sustentáveis e estratégicas em Sustentabilidade Ambiental, Social e de Governança (ESG); a Coffee Experts, com tecnologias para o café; a Compilart Tecnologia, com soluções para o mercado de food service; a Levty, focada em serviços de transformação digital e softwares customizados; a Ceifa, voltada à inovação em mecanização agrícola; a Biomip Agentes Biológicos Ltda., com inovações em controle biológico de pr...

TOMBAMENTO DE CARRETA

Tombou, agora, uma carreta de cerveja na Rodovia Fernão Dias (BR-3821), na pista sentido Belo Horizonte, no km 721, na região de Carmo da Cachoeira. A faixa da esquerda está interditada em os ambos sentidos. No momento, trânsito está fluindo sem lentidão. Motorista sem ferimentos graves. Imagens @transitofernaodias *Por Sebastião Filho 

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/