Pular para o conteúdo principal

SENTENÇA CONFIRMA DECISÃO LIMINAR QUE OBRIGOU EMPRESA DE TRANSPORTE A CUMPRIR A COTA DE APRENDIZAGEM

As vagas devem ser destinadas, prioritariamente, a adolescentes em situação de vulnerabilidade social

“Mantenho, na íntegra, a decisão que deferiu a tutela de urgência requerida na inicial, consistente na determinação para que a reclamada cumpra as obrigações, sob pena de multa”. Essa foi a decisão da 2ª vara do Trabalho de Betim, em ação civil pública (ACP) de autoria do Ministério Público do Trabalho em Minas Gerais (MPT-MG). A sentença confirmou os efeitos da decisão liminar publicada em 24/1 e condenou a Viação Santa Edwiges a mudar o cálculo da cota, o que vai resultar na ampliação de vagas para jovens aprendizes.

O juiz do Trabalho Ordenisio dos Santos acolheu os pedidos do Ministério Público do Trabalho (MPT). Ao longo da fundamentação da sentença, ele afirmou, concordando com o MPT, que a norma coletiva apresentada pela viação para excluir os motoristas da base de cálculo das cotas de aprendizagem “fere imensamente o ordenamento jurídico, carecendo, portanto, de validade”.

Nesse sentido, Santos condenou a Santa Edwiges a promover a contratação e matrícula de aprendizes entre 5% e 15% dos trabalhadores em cada estabelecimento “cujas funções demandem formação profissional”, sob pena de multa de R$10 mil por aprendiz não contratado. E para essas contratações, a destinação das vagas deve ser “de forma prioritária a adolescentes em situação de vulnerabilidade social”.

Sobre essa destinação prioritária das vagas, o juiz ressaltou que “possui respaldo no ordenamento jurídico” e afirmou que a viação pode fazê-la “por meio do Programa “Descubra!” ou por outros meios (Secretaria Municipal de Assistência Social)”.

Apresentar documentos que demonstrem a regularização da cota de aprendizes também está entre as obrigações da empresa, assim como pagar R$ 500 mil de indenização pelo dano coletivo causado.

Entenda o caso
A empresa foi uma das empregadoras notificada conjuntamente pelo MPT, Gerência Regional do Trabalho de Betim e Ministério Público do Estado de Minas Gerais em Betim, para audiência coletiva ocorrida em 2024, dentro das atividades do Comitê do Programa Descubra no Município. O MPT ajuizou uma ACP contra a Viação Santa Edwiges após apurar o descumprimento da cota de aprendizes por parte da empresa. Antes, porém, houve a tentativa de resolver a situação por meio de audiência administrativa e assinatura de termo de ajuste de conduta, contudo, a viação manifestou desinteresse nesse ajustamento.

A empresa, que afirmou ter 11 aprendizes, quando deveria ter, pelo menos, 31, alegou estar dispensada de incluir os motoristas profissionais na base de cálculo para contratação de aprendizes, em razão de cláusula de convenção coletiva de trabalho nesse sentido. O MPT, por meio da procuradora do Trabalho Luciana Coutinho, afirmou que se trata de “cláusula manifestamente ilegal e contrária às decisões vinculantes do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Tribunal Superior do Trabalho (TST)”.

Coutinho pontuou ainda que o TST “adotou, dentre as 21 novas teses vinculantes, a necessidade de inclusão da função de motorista profissional na base de cálculo da cota de aprendizagem”. Ela também esclareceu que “as atividades desenvolvidas no curso de aprendizagem não precisam ser iguais ou similares ou vinculadas às atividades da contratante”, ou seja, se o ambiente de trabalho não for apropriado para receber os aprendizes, pode ocorrer a admissão via entidade formadora ou trabalho em ambiente simulado, além da previsão normativa de cumprimento alternativo da cota.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

COMUNICADO AMG BRASIL

A AMG Brasil recebeu da Comissão Nacional de Energia Nuclear – CNEN, na tarde desta segunda-feira, dia 10/07, a informação da recuperação dos dois equipamentos medidores de polpa furtados no último mês de junho, da sua unidade operacional localizada em Nazareno e São Tiago (região do Campo das Vertentes/MG). Tais equipamentos foram localizados em um estabelecimento comercial que atua com revenda de sucata no estado de São Paulo. Os equipamentos localizados serão encaminhados à AMG Brasil de acordo com as orientações e diretrizes de manipulação e segurança determinadas pela CNEN. A AMG Brasil já comunicou o fato à Polícia Civil de Nazareno (MG). A AMG Brasil reforça que está sendo conduzida investigação interna independente a fim que sejam apurados os fatos que deram ensejo ao furto ocorrido, e sejam adotadas medidas de melhoria e mitigação de riscos em relação aos seus processos internos de controle. Conforme já esclarecido anteriormente, tais medidores de densidade de polpa são comume...

TOMBAMENTO DE CARRETA

Tombou, agora, uma carreta de cerveja na Rodovia Fernão Dias (BR-3821), na pista sentido Belo Horizonte, no km 721, na região de Carmo da Cachoeira. A faixa da esquerda está interditada em os ambos sentidos. No momento, trânsito está fluindo sem lentidão. Motorista sem ferimentos graves. Imagens @transitofernaodias *Por Sebastião Filho 

EDUCAÇÃO: ENGENHARIA AMBIENTAL DA UNIFEI É A MELHOR DO PAÍS

O curso de graduação de Engenharia Ambiental da Universidade Federal de Itajubá (Unifei) foi apontado como o melhor do Brasil, segundo ranking da revista Guia do Estudante da Editora Abril. O curso foi o único a receber cinco estrelas atribuídas pela publicação. De acordo com o coordenador do curso na Unifei, professor Marcelo Barison, este resultado mostra que o programa tem um grande diferencial comparado às demais instituições de ensino do país. Para o professor, o cunho prático, as várias aulas de laboratório e de campo, o corpo docente de excelência e a aproximação entre as empresas da área e os alunos, cooperam para uma formação ampla. “Poderia citar outros pontos que considero diferenciais no curso, porém, ressalto que o comprometimento dos professores e a responsabilidade dos alunos, têm trazido bons frutos para a Unifei”- acentuou Barison.  O coordenador disse ainda que o ranking mostra que a graduação de Engenharia Ambiental está no caminho certo co...