Pular para o conteúdo principal

VERdeCINE TRANSFORMA LAVRAS NO PALCO DO CINEMA SOCIOAMBIENTAL ENTRE 5 E 8 DE JUNHO

Festival exibe 20 filmes, promove oficinas e atividades culturais gratuitas com foco para a vida nas cidades e territórios e suas comunidades



A edição 2025 do VERdeCINE – Festival Socioambiental de Filmes está de volta à Lavras oferecendo uma imersão no universo do cinema brasileiro entre os dias 5 e 8 de junho. Este ano, o VERdeCINE vai olhar as cidades, buscando dialogar sobre as relações que se estabelecem entre sustentabilidade, segurança, inclusão e resiliência. A programação, totalmente gratuita, contempla 20 filmes, 2 oficinas e mais de 5 atividades culturais e educativas. As temáticas abordadas nas obras vão desde bioconstrução, meio ambiente e cultura ancestral até direitos humanos, luta por moradia e protagonismo feminino.

A idealizadora do evento celebra o alcance da iniciativa que, nesta edição, recebeu a inscrição de 472 filmes de todas as partes do Brasil. “Ver o VERdeCINE crescer a cada edição, tanto em número de filmes inscritos quanto na diversidade de temas e vozes representadas, é um sinal da potência do audiovisual como ferramenta de transformação. Acreditamos que cada filme exibido tem o poder de provocar reflexões, gerar empatia e inspirar mudanças reais”, destaca a coordenadora e idealizadora do festival, Cristiane Pederiva.

Além da exibição dos filmes, o Festival vai movimentar a cidade com atrações artísticas, oficinas e bate-papos com diretoras e diretores. “O VERdeCINE é mais do que um festival de cinema. É um espaço de encontro, troca e conscientização, promovendo, por meio da arte e da educação, uma reflexão sobre os caminhos possíveis para um mundo mais justo e sustentável”, complementa Cristiane Pederiva.

Quatro dias de programação intensa

A abertura oficial acontece na quinta-feira (5), das 16h às 18h, na Unilavras, com a exibição do documentário "Mulheres na Bioconstrução", dirigido por Laís Yumi. O filme apresenta, com sensibilidade, os desafios e conquistas de mulheres que constroem moradas sustentáveis a partir da terra. A sessão contará com a presença da diretora e será acessível em Libras.

Na sexta-feira (6), as atividades se concentram no CEU - Centro de Artes e Esportes Unificados, no bairro Lavrinhas. A partir das 09h, escolas da cidade participam de sessões especiais, com a exibição de curtas como "Quintal""Aurora – A Rua que Queria Ser um Rio", e produções realizadas por estudantes das escolas Municipal Oscar Botelho e Estadual Dora Matarazzo. Às 16h, começa a oficina "Cidade dos Sonhos", oferecida pelo curso de Arquitetura do Unilavras, que propõe a construção de uma cidade com materiais reciclados e um mural colaborativo com o tema “E se a nossa cidade fosse mais sustentável?”.

Ainda na sexta-feira, a partir das 18h, o público poderá assistir aos documentários "Crescer Onde Nasce o Sol" (PE), "Sangue e Suor" (SP), a ficção "Domingo em Rigel Kent" (MG), e a sessão para estudantes de turmas da Educação de Jovens e Adultos (EJA), com os filmes "Marcos, o Errante" e "Jussara", ambos da Bahia. Para encerrar a noite, às 20h, o público será recebido com o Caldo VERdeCINE, preparado pela chefe Jajá de Lavras e servido gratuitamente.

O sábado (7) segue com intensa programação no CEU, começando às 9h com uma apresentação artístico-cultural de artistas locais. Em seguida, às 10h, tem nova sessão com filmes das escolas Oscar Botelho e Dora Matarazzo, além das animações "Quintal" e "Aurora". A feira da economia solidária e brechós tem espaço garantido o dia todo e promovem rodas de conversa sobre sustentabilidade. Artistas da cidade fazem uma nova apresentação às 11h30. Às 14h30, serão exibidos "Nunca é Noite no Mapa" (PE), "Ensaios Sobre uma Cidade" (RS) e "Minha Câmera é Minha Flecha" (SP), documentário que traz a câmera como ferramenta de comunicação do olhar de quem vivencia a cultura, os conhecimentos e os territórios dos povos originários.

A programação de sábado ainda inclui os filmes "Mar Concreto" (RJ), "Fantasma Neon" (RJ) e, às 17h30, a ficção de longa-metragem "O Silêncio das Ostras" (MG), com 127 minutos e presença do diretor Marcos Pimentel. As sessões terão acessibilidade em Libras, conforme sinalizado.

O domingo (8) começa na Praça Dr. Augusto Silva, às 9h, com contação de histórias, seguida por sessões de curtas voltados ao público infantil com as animações "Jussara""Quintal" e "Aurora". As escolas Oscar Botelho e Dora Matarazzo voltam a exibir produções próprias às 10h30.

Às 11h, o destaque vai para o documentário "PET", de São Paulo, com 50 minutos que retrata, com uma observação atenta, a situação de animais que habitam as ruas das cidades. À tarde, às 13h, o filme "Domingo em Rigel Kent" retorna em sessão com a presença do diretor André Ladeia seguido por "Minha Câmera é Minha Flecha" e a apresentação do livro "Cabeça na Terra: Suleares para as práticas pedagógicas sobre a cultura dos povos originários do Brasil", com os autores Kauany Damião e Luan Mendonça.

O público poderá assistir entre outros, os filmes "Fantasma Neon" e "Marcos, o Errante" em uma sessão com acessibilidade em libras. Para encerrar a programação "Nunca é Noite no Mapa""Mar Concreto" e "Cinema Sem Teto", este último reflete sobre a importância do cinema de rua como um meio vital de preservação e valorização da identidade e cultura regional. A partir das 18h30, show com Binho Sebá e Gustavo Gu embalam o público.

Cinema e sustentabilidade

O VERdeCINE – Festival Socioambiental de Filmes é um evento dedicado à exibição e discussão de produções audiovisuais que abordam questões sociais e ambientais. Realizado em Lavras, o evento tem caráter cultural, educativo e busca ampliar o importante debate sobre as questões sociais e ambientais atuais observadas através do cinema. Além da exibição de curtas e longas-metragens, a programação inclui sessões educativas para escolas, oficinas de audiovisual, workshops, rodas de conversa e apresentações culturais, promovendo gratuitamente uma experiência imersiva e reflexiva para o público.


SERVIÇO – VERdeCINE – Festival Socioambiental de Filmes

Data: 5 a 8 de junho de 2025

Local: Lavras (MG)

Entrada gratuita 


Programação

05 de junho (quinta-feira) – Abertura

Local: Unilavras

Horário: 16h às 18h
Sessão especial com exibição de filme e conversa com a diretora convidada



06 de junho (sexta-feira)Local: CEU – Centro de Artes e Esportes Unificados (Lavrinhas)

Horário: a partir das 9h
Atividades voltadas para estudantes da rede pública de ensino
Oficinas, feira e brechó, sessões de cinema e rodas de conversa
Sessão especial para estudantes da EJA, feira, brechó e Caldo VERdeCINE gratuito para o público participante.
07 de junho (sábado)Local: CEU – Centro de Artes e Esportes Unificados (Lavrinhas)

Horário: a partir das 9h feira
Apresentações artístico-culturais, brechó, exibição de filmes e debates
Oficinas para o público geral
Encerramento das atividades no CEU previsto para 20h.


08 de junho (domingo)Local: Praça Dr. Augusto Silva – Centro de Lavras

Horário: a partir das 9h
Programação infantil com contação de histórias
Exibição de filmes e rodas de conversa
Lançamento de livro com presença dos autores
Show de encerramento com Binho Sebá e Gustavo Gu.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TJMG CONFIRMA DANO MORAL PARA TRANSEXUAL QUE SOFREU PRECONCEITO DURANTE EXAME DO SUS EM NAZARENO

Uma mulher transexual que realizou exames pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em Nazareno, no Campo das Vertentes, relatou ter sofrido constrangimento por não ter seu nome social respeitado durante o atendimento. O caso, que aconteceu no ano de 2017, foi analisado pela Justiça de Minas Gerais, que reconheceu a ocorrência de dano moral e manteve a responsabilização do Município de Nazareno. Segundo o processo, a paciente afirmou que, durante o atendimento para coleta de sangue, funcionários desconsideraram seu nome social e utilizaram seu nome de registro civil, apesar de a identificação social constar em documentos do SUS e no pedido médico. A ação foi ajuizada após o episódio ocorrido em um serviço de saúde vinculado ao município. Ao analisar o recurso, a 19ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça de Minas Gerais concluiu que houve violação ao direito à identidade de gênero da autora. Os desembargadores destacaram que o nome social já constava no Cartão Nacional de Saúde, na requisição méd...

BOLSONARO CONDENADO

Nesta quinta-feira (11), a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal decidiu, por maioria, condenar os oito réus do Núcleo 1 da ação penal 2668, a trama golpista. A AP 2668 tem como réus os oito integrantes do Núcleo 1 da tentativa de golpe, ou “Núcleo Crucial”, segundo a Procuradoria-Geral da República (PGR): o deputado federal Alexandre Ramagem, ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin); o almirante Almir Garnier, ex-comandante da Marinha; Anderson Torres, ex-ministro da Justiça e ex-secretário de Segurança Pública do DF; o general Augusto Heleno, ex-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI); o tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro (réu-colaborador); o ex-presidente da República Jair Bolsonaro; o general Paulo Sérgio Nogueira, ex-ministro da Defesa; e o general da reserva Walter Braga Netto, ex-ministro da Casa Civil e da Defesa. A acusação envolveu os crimes de tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de E...

TOMBAMENTO DE CARRETA

Tombou, agora, uma carreta de cerveja na Rodovia Fernão Dias (BR-3821), na pista sentido Belo Horizonte, no km 721, na região de Carmo da Cachoeira. A faixa da esquerda está interditada em os ambos sentidos. No momento, trânsito está fluindo sem lentidão. Motorista sem ferimentos graves. Imagens @transitofernaodias *Por Sebastião Filho