Pular para o conteúdo principal

VERdeCINE TRANSFORMA LAVRAS NO PALCO DO CINEMA SOCIOAMBIENTAL ENTRE 5 E 8 DE JUNHO

Festival exibe 20 filmes, promove oficinas e atividades culturais gratuitas com foco para a vida nas cidades e territórios e suas comunidades



A edição 2025 do VERdeCINE – Festival Socioambiental de Filmes está de volta à Lavras oferecendo uma imersão no universo do cinema brasileiro entre os dias 5 e 8 de junho. Este ano, o VERdeCINE vai olhar as cidades, buscando dialogar sobre as relações que se estabelecem entre sustentabilidade, segurança, inclusão e resiliência. A programação, totalmente gratuita, contempla 20 filmes, 2 oficinas e mais de 5 atividades culturais e educativas. As temáticas abordadas nas obras vão desde bioconstrução, meio ambiente e cultura ancestral até direitos humanos, luta por moradia e protagonismo feminino.

A idealizadora do evento celebra o alcance da iniciativa que, nesta edição, recebeu a inscrição de 472 filmes de todas as partes do Brasil. “Ver o VERdeCINE crescer a cada edição, tanto em número de filmes inscritos quanto na diversidade de temas e vozes representadas, é um sinal da potência do audiovisual como ferramenta de transformação. Acreditamos que cada filme exibido tem o poder de provocar reflexões, gerar empatia e inspirar mudanças reais”, destaca a coordenadora e idealizadora do festival, Cristiane Pederiva.

Além da exibição dos filmes, o Festival vai movimentar a cidade com atrações artísticas, oficinas e bate-papos com diretoras e diretores. “O VERdeCINE é mais do que um festival de cinema. É um espaço de encontro, troca e conscientização, promovendo, por meio da arte e da educação, uma reflexão sobre os caminhos possíveis para um mundo mais justo e sustentável”, complementa Cristiane Pederiva.

Quatro dias de programação intensa

A abertura oficial acontece na quinta-feira (5), das 16h às 18h, na Unilavras, com a exibição do documentário "Mulheres na Bioconstrução", dirigido por Laís Yumi. O filme apresenta, com sensibilidade, os desafios e conquistas de mulheres que constroem moradas sustentáveis a partir da terra. A sessão contará com a presença da diretora e será acessível em Libras.

Na sexta-feira (6), as atividades se concentram no CEU - Centro de Artes e Esportes Unificados, no bairro Lavrinhas. A partir das 09h, escolas da cidade participam de sessões especiais, com a exibição de curtas como "Quintal""Aurora – A Rua que Queria Ser um Rio", e produções realizadas por estudantes das escolas Municipal Oscar Botelho e Estadual Dora Matarazzo. Às 16h, começa a oficina "Cidade dos Sonhos", oferecida pelo curso de Arquitetura do Unilavras, que propõe a construção de uma cidade com materiais reciclados e um mural colaborativo com o tema “E se a nossa cidade fosse mais sustentável?”.

Ainda na sexta-feira, a partir das 18h, o público poderá assistir aos documentários "Crescer Onde Nasce o Sol" (PE), "Sangue e Suor" (SP), a ficção "Domingo em Rigel Kent" (MG), e a sessão para estudantes de turmas da Educação de Jovens e Adultos (EJA), com os filmes "Marcos, o Errante" e "Jussara", ambos da Bahia. Para encerrar a noite, às 20h, o público será recebido com o Caldo VERdeCINE, preparado pela chefe Jajá de Lavras e servido gratuitamente.

O sábado (7) segue com intensa programação no CEU, começando às 9h com uma apresentação artístico-cultural de artistas locais. Em seguida, às 10h, tem nova sessão com filmes das escolas Oscar Botelho e Dora Matarazzo, além das animações "Quintal" e "Aurora". A feira da economia solidária e brechós tem espaço garantido o dia todo e promovem rodas de conversa sobre sustentabilidade. Artistas da cidade fazem uma nova apresentação às 11h30. Às 14h30, serão exibidos "Nunca é Noite no Mapa" (PE), "Ensaios Sobre uma Cidade" (RS) e "Minha Câmera é Minha Flecha" (SP), documentário que traz a câmera como ferramenta de comunicação do olhar de quem vivencia a cultura, os conhecimentos e os territórios dos povos originários.

A programação de sábado ainda inclui os filmes "Mar Concreto" (RJ), "Fantasma Neon" (RJ) e, às 17h30, a ficção de longa-metragem "O Silêncio das Ostras" (MG), com 127 minutos e presença do diretor Marcos Pimentel. As sessões terão acessibilidade em Libras, conforme sinalizado.

O domingo (8) começa na Praça Dr. Augusto Silva, às 9h, com contação de histórias, seguida por sessões de curtas voltados ao público infantil com as animações "Jussara""Quintal" e "Aurora". As escolas Oscar Botelho e Dora Matarazzo voltam a exibir produções próprias às 10h30.

Às 11h, o destaque vai para o documentário "PET", de São Paulo, com 50 minutos que retrata, com uma observação atenta, a situação de animais que habitam as ruas das cidades. À tarde, às 13h, o filme "Domingo em Rigel Kent" retorna em sessão com a presença do diretor André Ladeia seguido por "Minha Câmera é Minha Flecha" e a apresentação do livro "Cabeça na Terra: Suleares para as práticas pedagógicas sobre a cultura dos povos originários do Brasil", com os autores Kauany Damião e Luan Mendonça.

O público poderá assistir entre outros, os filmes "Fantasma Neon" e "Marcos, o Errante" em uma sessão com acessibilidade em libras. Para encerrar a programação "Nunca é Noite no Mapa""Mar Concreto" e "Cinema Sem Teto", este último reflete sobre a importância do cinema de rua como um meio vital de preservação e valorização da identidade e cultura regional. A partir das 18h30, show com Binho Sebá e Gustavo Gu embalam o público.

Cinema e sustentabilidade

O VERdeCINE – Festival Socioambiental de Filmes é um evento dedicado à exibição e discussão de produções audiovisuais que abordam questões sociais e ambientais. Realizado em Lavras, o evento tem caráter cultural, educativo e busca ampliar o importante debate sobre as questões sociais e ambientais atuais observadas através do cinema. Além da exibição de curtas e longas-metragens, a programação inclui sessões educativas para escolas, oficinas de audiovisual, workshops, rodas de conversa e apresentações culturais, promovendo gratuitamente uma experiência imersiva e reflexiva para o público.


SERVIÇO – VERdeCINE – Festival Socioambiental de Filmes

Data: 5 a 8 de junho de 2025

Local: Lavras (MG)

Entrada gratuita 


Programação

05 de junho (quinta-feira) – Abertura

Local: Unilavras

Horário: 16h às 18h
Sessão especial com exibição de filme e conversa com a diretora convidada



06 de junho (sexta-feira)Local: CEU – Centro de Artes e Esportes Unificados (Lavrinhas)

Horário: a partir das 9h
Atividades voltadas para estudantes da rede pública de ensino
Oficinas, feira e brechó, sessões de cinema e rodas de conversa
Sessão especial para estudantes da EJA, feira, brechó e Caldo VERdeCINE gratuito para o público participante.
07 de junho (sábado)Local: CEU – Centro de Artes e Esportes Unificados (Lavrinhas)

Horário: a partir das 9h feira
Apresentações artístico-culturais, brechó, exibição de filmes e debates
Oficinas para o público geral
Encerramento das atividades no CEU previsto para 20h.


08 de junho (domingo)Local: Praça Dr. Augusto Silva – Centro de Lavras

Horário: a partir das 9h
Programação infantil com contação de histórias
Exibição de filmes e rodas de conversa
Lançamento de livro com presença dos autores
Show de encerramento com Binho Sebá e Gustavo Gu.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DROGARIA ARAUJO ABRE 59 VAGAS DE EMPREGO NO INTERIOR

Contratações serão feitas para vários cargos, de gerentes à vendedores, em 13 cidades do interior de Minas A Drogaria Araujo está com 59 vagas de emprego abertas nas cidades de Varginha, Lavras, Nova Serrana, Formiga, Juiz de Fora, Ouro Preto, Ubá, Barbacena, Conselheiro Lafaiete, Itabirito, Pará de Minas, São João del Rei e Viçosa.  As oportunidades de emprego são para os cargos de gerente e subgerente de loja, vendedor, fiscal de loja, operador de caixa e repositor de mercadorias. O processo seletivo ocorrerá até o fim de janeiro de 2020, e os interessados devem cadastrar o seu currículo no site www.trabalhenaaraujo.com.br .  Para se candidatar as vagas é necessário ter disponibilidade para trabalhar nos finais de semana e feriados e disponibilidade de horário. A Drogaria Araujo desenvolve o Programa Incluir e informa que Pessoas com Deficiência (PCD) poderão concorrer a essas vagas. A empresa garante benefícios para todas as funções, como assistência médica,...

NUTRIVITAL ANUNCIA NOVA UNIDADE FABRIL EM VARGINHA

A Prefeitura de Varginha celebra a implantação de uma nova unidade fabril da empresa Nutrivital no município, reforçando o protagonismo da cidade como polo estratégico para o desenvolvimento industrial e logístico do Sul de Minas. O empreendimento integra o planejamento estratégico da companhia até 2030 e representa um importante avanço rumo aos conceitos de Indústria 5.0, que aliam tecnologia de ponta, inteligência artificial e valorização do capital humano para impulsionar o agronegócio brasileiro. A nova fábrica contará com uma área construída inicial de 8 mil metros quadrados, com foco na produção de aditivos, premixes, núcleos e concentrados. A escolha de Varginha como sede do investimento se deve à sua localização privilegiada, que favorece a logística nacional e internacional, especialmente por meio do Porto Seco, além da proximidade com importantes regiões produtoras do país. O diretor e fundador da Nutrivital, Rodrigo Risso, destaca que a implantação da unidade em Minas Gerais...

UPA 24 HORAS É CONTEMPLADA COM R$ 740 MIL EM RECURSOS

Lavras, no Sul de Minas, recebeu um importante reforço para a saúde pública com a destinação de R$ 740 mil para fortalecer o atendimento da Unidade de Pronto Atendimento 24 Horas (UPA). O recurso é resultado da parceria entre a prefeita Jussara Menicucci (PSD) e o deputado estadual Cássio Soares (PSD), que têm atuado em conjunto para ampliar os investimentos no município. A prefeita Jussara Menicucci destacou a importância do recurso para garantir mais qualidade, eficiência e segurança no atendimento à população. Já o deputado estadual Cássio Soares reafirmou seu compromisso com Lavras, ressaltando que o investimento contribuirá para fortalecer a estrutura da saúde e melhorar os serviços prestados aos cidadãos. Os recursos, que já estão disponíveis, serão destinados ao aprimoramento do atendimento da UPA 24 Horas, beneficiando diretamente os usuários do sistema público de saúde e reforçando o compromisso da administração municipal com a qualidade da assistência à população.