Pular para o conteúdo principal

DUPLICAÇÃO DA BR-381 SERÁ ACOMPANHADA POR COMITÊ DO CREA-MG

A iniciativa possui como objetivo contribuir para o andamento das obras de duplicação do trecho que liga Belo Horizonte a Governador Valadares

O Crea-MG lançou, nesta quarta-feira (25), o Comitê Engenharia na BR-381: Segurança e Desenvolvimento com Expertise Técnica, uma iniciativa que visa acompanhar as obras de duplicação da rodovia federal no trecho entre Belo Horizonte e Governador Valadares, no Vale do Rio Doce. O evento, realizado na sede do Conselho, contou com a presença de representantes da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), da Concessionária Nova 381, do Movimento Pró-Vidas BR-381 e do presidente do Crea-MG, engenheiro civil e de segurança do trabalho Marcos Torres Gervásio, que participou remotamente. A reunião simbolizou o início de uma atuação conjunta, com foco em transparência, segurança e eficiência na execução dos trabalhos.

Atuação conjunta
Com o novo comitê, o Crea-MG se propõe a atuar de forma mais próxima e estruturada na fiscalização das obras, exigindo que elas sejam conduzidas por profissionais habilitados e empresas com responsabilidade técnica, conforme determina a legislação. A proposta é somar esforços com outras instituições e assegurar que as soluções adotadas estejam dentro dos padrões mais elevados da engenharia nacional.

“A criação do comitê tem a intenção de unir os esforços das diversas instituições envolvidas para que consigamos executar soluções técnicas dentro do melhor estado da arte da engenharia”, afirma o coordenador da iniciativa, o engenheiro mecânico Antônio Humberto Almeida.

“Queremos garantir que essas soluções sejam aplicadas por profissionais devidamente capacitados, de forma que o resultado final seja uma rodovia segura e funcional para toda a sociedade”, completa.

Para o superintendente da ANTT em Minas Gerais, Marcelo Alcides Santos, o acompanhamento técnico do Crea-MG será fundamental.

“O Conselho se apresenta como um facilitador e aliado dos profissionais. Teremos especialistas de diversas áreas da engenharia e da geologia atuando nessa duplicação, e a presença ostensiva do Crea garante mais respaldo e tranquilidade a todos os envolvidos”, avalia.

O presidente do Crea-MG, engenheiro civil e de segurança do trabalho Marcos Torres Gervásio, participou do encontro de forma remota. Ele ressaltou a importância de obras públicas que atendam aos critérios de qualidade, segurança e durabilidade, e reafirmou o papel do Conselho como agente técnico a serviço da sociedade.

“Assumimos nosso papel não apenas como órgão fiscalizador, mas também como orientadores e parceiros da sociedade. Contribuir com a duplicação da BR-381 é uma forma de reafirmar nosso compromisso com a segurança da população e o desenvolvimento do estado”, destacou Marcos Torres.

Avanços alcançados
O diretor de Engenharia da Concessionária Nova 381, Marco Túlio Morales de Carvalho, também destacou a importância da iniciativa. Ele informa que, nos 140 dias de concessão, já foram realizadas intervenções como limpeza, conservação e adequação de acessos, e que a parceria com o Crea-MG traz mais segurança às próximas etapas.

“A ação é relevante demais para a Nova 381, mas acredito que também para toda a população. Essa ação fortalece o compromisso com os padrões normativos e a qualidade técnica da engenharia”, ressalta Marco Túlio.

Além dos órgãos técnicos e da concessionária, o comitê também conta com o apoio da sociedade civil. O coordenador do Movimento Pró-Vidas BR-381, Clésio Gonçalves, celebrou a criação do grupo.

“Esperamos por essa duplicação há mais de 30 anos. Ter o Crea-MG fiscalizando de perto nos dá mais segurança de que essa obra será bem executada, com qualidade e responsabilidade”, destacou.

A expectativa é que o grupo se reúna periodicamente para avaliar o andamento dos trabalhos e contribuir com orientações técnicas ao longo de toda a execução da duplicação.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

BOLSONARO CONDENADO

Nesta quinta-feira (11), a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal decidiu, por maioria, condenar os oito réus do Núcleo 1 da ação penal 2668, a trama golpista. A AP 2668 tem como réus os oito integrantes do Núcleo 1 da tentativa de golpe, ou “Núcleo Crucial”, segundo a Procuradoria-Geral da República (PGR): o deputado federal Alexandre Ramagem, ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin); o almirante Almir Garnier, ex-comandante da Marinha; Anderson Torres, ex-ministro da Justiça e ex-secretário de Segurança Pública do DF; o general Augusto Heleno, ex-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI); o tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro (réu-colaborador); o ex-presidente da República Jair Bolsonaro; o general Paulo Sérgio Nogueira, ex-ministro da Defesa; e o general da reserva Walter Braga Netto, ex-ministro da Casa Civil e da Defesa. A acusação envolveu os crimes de tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de E...

O CASO FUNDECC

Comparando as falas do Reitor com o Relatório elaborado pelo Adriano Higino O reitor da Universidade Federal de Lavras (UFLA) disse em uma reunião do Conselho Universitário (CUNI) que a Fundação para o Desenvolvimento Científico e Cultural (Fundecc) estava com graves problemas financeiros e que havia indícios de desvio de recursos públicos nos projetos geridos pela fundação. Quem assistiu a fala do Reitor no Conselho Universitário entendeu que a FUNDECC estava com os dias contados e que, em breve, vários professores da universidade teriam que explicar esses indícios de irregularidades para as autoridades. Pois bem, ao que parece, o Reitor, por algum motivo, desistiu de apurar as “supostas irregularidades” na FUNDECC, ou, pelo menos, de compartilhar essa apuração com o CUNI, que é o órgão deliberativo máximo da instituição. Também, ao que parece, o Reitor transmitiu informações incorretas ao explicar a situação financeira da FUNDECC. Pelo menos é isso que consta no relatório escrito pel...

COMUNICADO AMG BRASIL

A AMG Brasil recebeu da Comissão Nacional de Energia Nuclear – CNEN, na tarde desta segunda-feira, dia 10/07, a informação da recuperação dos dois equipamentos medidores de polpa furtados no último mês de junho, da sua unidade operacional localizada em Nazareno e São Tiago (região do Campo das Vertentes/MG). Tais equipamentos foram localizados em um estabelecimento comercial que atua com revenda de sucata no estado de São Paulo. Os equipamentos localizados serão encaminhados à AMG Brasil de acordo com as orientações e diretrizes de manipulação e segurança determinadas pela CNEN. A AMG Brasil já comunicou o fato à Polícia Civil de Nazareno (MG). A AMG Brasil reforça que está sendo conduzida investigação interna independente a fim que sejam apurados os fatos que deram ensejo ao furto ocorrido, e sejam adotadas medidas de melhoria e mitigação de riscos em relação aos seus processos internos de controle. Conforme já esclarecido anteriormente, tais medidores de densidade de polpa são comume...