Pular para o conteúdo principal

SERVAS FORTALECE SUSTENTABILIDADE E INCLUSÃO SOCIAL COM O PROGRAMA RECICLANDO DIGNIDADE

Neli de Souza Silva Medeiros, da Cooperativa Solidaria dos Recicladores e Grupos Produtivos do Barreiro e Região - Coopersoli Barreiro

O Servas celebra o mês do Meio Ambiente destacando os avanços do Programa Reciclando Dignidade, uma iniciativa que alia a proteção ambiental à transformação social, promovendo a inclusão previdenciária de catadores de materiais recicláveis em Minas Gerais. O pagamento das contribuições terá início em julho e será realizado mensalmente, conforme o plano de contribuição previdenciária de cada catador: 11% do salário-mínimo (R$ 166,98) no plano simplificado ou 20% (R$ 303,60) no plano normal.

O projeto é fruto da parceria entre o Servas, a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SEMAD) e o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), com o propósito de enfrentar a vulnerabilidade previdenciária desses trabalhadores, fundamentais para a preservação dos recursos naturais e a gestão adequada de resíduos.

Por meio do programa, recursos provenientes de multas ambientais são direcionados para promover a inclusão previdenciária dos catadores, o que poderá assegurar-lhes o acesso a benefícios previdenciários, além de oferecer ações educativas que fortalecem sua atuação. Atualmente, mais de 90 associações e cooperativas participam do programa Bolsa Reciclagem, beneficiando cerca de 1.475 catadores, sendo este o público-alvo do projeto Reciclando Dignidade.

“Ao reconhecermos o papel fundamental dos catadores na cadeia da reciclagem, reforçamos o compromisso com um futuro mais sustentável e justo para todos. O Reciclando Dignidade é um exemplo concreto de como podemos unir políticas ambientais e sociais, oferecendo proteção e dignidade a quem promove a preservação ambiental”, afirma Christiana Renault, presidente do Servas.

O impacto transformador do programa é reconhecido por quem vive essa realidade. Neli de Souza Silva Medeiros, 59 anos, da Cooperativa Solidária dos Recicladores e Grupos Produtivos do Barreiro e Região (Coopersoli Barreiro), resume: "Meu trabalho como catadora não é só recolher material, é transformar o lixo em futuro para o planeta. E o programa Reciclando Dignidade nos dá a chance de ter um futuro digno também, garantindo que nossa dedicação ao meio ambiente seja recompensada com a segurança de uma aposentadoria, algo que antes era apenas um sonho."

Além da garantia previdenciária, o programa visa promover capacitações e ações educativas sobre educação previdenciária, saúde, segurança no trabalho, orientações sobre o acesso aos benefícios entre outros temas demandados pela categoria. Essas iniciativas são essenciais para fortalecer a atuação dos catadores, promovendo maior autonomia, proteção social e consolidando seu protagonismo na construção de uma sociedade mais sustentável.

Christiana Renault, presidente do Servas

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

BOLSONARO CONDENADO

Nesta quinta-feira (11), a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal decidiu, por maioria, condenar os oito réus do Núcleo 1 da ação penal 2668, a trama golpista. A AP 2668 tem como réus os oito integrantes do Núcleo 1 da tentativa de golpe, ou “Núcleo Crucial”, segundo a Procuradoria-Geral da República (PGR): o deputado federal Alexandre Ramagem, ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin); o almirante Almir Garnier, ex-comandante da Marinha; Anderson Torres, ex-ministro da Justiça e ex-secretário de Segurança Pública do DF; o general Augusto Heleno, ex-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI); o tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro (réu-colaborador); o ex-presidente da República Jair Bolsonaro; o general Paulo Sérgio Nogueira, ex-ministro da Defesa; e o general da reserva Walter Braga Netto, ex-ministro da Casa Civil e da Defesa. A acusação envolveu os crimes de tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de E...

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

VLI AMPLIA PASSEIOS NATALINOS NOTURNOS NA MARIA FUMAÇA DE SÃO JOÃO DEL-REI E TIRADENTES

Papai Noel fará mais seis viagens nos três primeiros sábados de dezembro, no trem decorado e iluminado Devido à alta procura pelos passeios natalinos noturnos com Papai Noel a bordo da Maria Fumaça de São João del-Rei e Tiradentes, administrada pela VLI – controladora da Ferrovia Centro-Atlântica (FCA) –, as viagens com o Bom Velhinho agora também ocorrerão nos três primeiros sábados de dezembro: dias 6, 13 e 20. Os passeios dos dias 5, 12, 19 e 26 de dezembro seguem confirmados. As viagens, bem como o trem iluminado e decorado, têm encantado a população destes dois municípios, bem como os turistas do Campo das Vertentes, em Minas Gerais. As partidas da Estação de São João del-Rei, com destino a Tiradentes, são às 18h30. Já as viagens de Tiradentes, com destino a São João del-Rei, acontecem às 20h. Para conferir a agenda com os horários do trem turístico, basta clicar aqui . Os passageiros também poderão interagir com o Papai Noel na Estação de São João del-Rei, onde foi montado o cant...