Pular para o conteúdo principal

SERVAS FORTALECE SUSTENTABILIDADE E INCLUSÃO SOCIAL COM O PROGRAMA RECICLANDO DIGNIDADE

Neli de Souza Silva Medeiros, da Cooperativa Solidaria dos Recicladores e Grupos Produtivos do Barreiro e Região - Coopersoli Barreiro

O Servas celebra o mês do Meio Ambiente destacando os avanços do Programa Reciclando Dignidade, uma iniciativa que alia a proteção ambiental à transformação social, promovendo a inclusão previdenciária de catadores de materiais recicláveis em Minas Gerais. O pagamento das contribuições terá início em julho e será realizado mensalmente, conforme o plano de contribuição previdenciária de cada catador: 11% do salário-mínimo (R$ 166,98) no plano simplificado ou 20% (R$ 303,60) no plano normal.

O projeto é fruto da parceria entre o Servas, a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SEMAD) e o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), com o propósito de enfrentar a vulnerabilidade previdenciária desses trabalhadores, fundamentais para a preservação dos recursos naturais e a gestão adequada de resíduos.

Por meio do programa, recursos provenientes de multas ambientais são direcionados para promover a inclusão previdenciária dos catadores, o que poderá assegurar-lhes o acesso a benefícios previdenciários, além de oferecer ações educativas que fortalecem sua atuação. Atualmente, mais de 90 associações e cooperativas participam do programa Bolsa Reciclagem, beneficiando cerca de 1.475 catadores, sendo este o público-alvo do projeto Reciclando Dignidade.

“Ao reconhecermos o papel fundamental dos catadores na cadeia da reciclagem, reforçamos o compromisso com um futuro mais sustentável e justo para todos. O Reciclando Dignidade é um exemplo concreto de como podemos unir políticas ambientais e sociais, oferecendo proteção e dignidade a quem promove a preservação ambiental”, afirma Christiana Renault, presidente do Servas.

O impacto transformador do programa é reconhecido por quem vive essa realidade. Neli de Souza Silva Medeiros, 59 anos, da Cooperativa Solidária dos Recicladores e Grupos Produtivos do Barreiro e Região (Coopersoli Barreiro), resume: "Meu trabalho como catadora não é só recolher material, é transformar o lixo em futuro para o planeta. E o programa Reciclando Dignidade nos dá a chance de ter um futuro digno também, garantindo que nossa dedicação ao meio ambiente seja recompensada com a segurança de uma aposentadoria, algo que antes era apenas um sonho."

Além da garantia previdenciária, o programa visa promover capacitações e ações educativas sobre educação previdenciária, saúde, segurança no trabalho, orientações sobre o acesso aos benefícios entre outros temas demandados pela categoria. Essas iniciativas são essenciais para fortalecer a atuação dos catadores, promovendo maior autonomia, proteção social e consolidando seu protagonismo na construção de uma sociedade mais sustentável.

Christiana Renault, presidente do Servas

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TOMBAMENTO DE CARRETA

Tombou, agora, uma carreta de cerveja na Rodovia Fernão Dias (BR-3821), na pista sentido Belo Horizonte, no km 721, na região de Carmo da Cachoeira. A faixa da esquerda está interditada em os ambos sentidos. No momento, trânsito está fluindo sem lentidão. Motorista sem ferimentos graves. Imagens @transitofernaodias *Por Sebastião Filho 

COMUNICADO AMG BRASIL

A AMG Brasil recebeu da Comissão Nacional de Energia Nuclear – CNEN, na tarde desta segunda-feira, dia 10/07, a informação da recuperação dos dois equipamentos medidores de polpa furtados no último mês de junho, da sua unidade operacional localizada em Nazareno e São Tiago (região do Campo das Vertentes/MG). Tais equipamentos foram localizados em um estabelecimento comercial que atua com revenda de sucata no estado de São Paulo. Os equipamentos localizados serão encaminhados à AMG Brasil de acordo com as orientações e diretrizes de manipulação e segurança determinadas pela CNEN. A AMG Brasil já comunicou o fato à Polícia Civil de Nazareno (MG). A AMG Brasil reforça que está sendo conduzida investigação interna independente a fim que sejam apurados os fatos que deram ensejo ao furto ocorrido, e sejam adotadas medidas de melhoria e mitigação de riscos em relação aos seus processos internos de controle. Conforme já esclarecido anteriormente, tais medidores de densidade de polpa são comume...