Pular para o conteúdo principal

TCE ANALISA DENÚNCIA SOBRE EXIGÊNCIA DE ENTIDADE EM EDITAL DE R$ 237 MILHÕES DO GOVERNO DE MINAS

Órgãos debatem critérios de seleção para repasse de recursos a projeto de inclusão produtiva de jovens em pasta
Conselheiro relator Licurgo Mourão 

O Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCE-MG) analisa uma denúncia envolvendo a seleção de uma entidade sem fins lucrativos para executar o Programa Evolução Jovem, voltado ao atendimento de 10 mil estudantes da rede pública estadual. O edital prevê o repasse de R$ 237,6 milhões e exige que a vencedora esteja qualificada como Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip) no momento da assinatura do termo de parceria, ainda que não exija a qualificação para a inscrição no certame.


A denúncia, apresentada pela Associação Profissionalizante do Menor de Belo Horizonte (Assprom) e pela Rede Cidadã, aponta que a exigência de qualificação como Oscip afasta entidades tradicionalmente habilitadas para execução de políticas públicas, como aquelas detentoras do Certificado de Entidade Beneficente de Assistência Social (Cebas). O argumento é que a legislação federal impede a coexistência dos títulos de Oscip e Cebas por mais de cinco anos, o que, segundo as entidades, reduz a competitividade e limita o número de organizações aptas.

Um levantamento mencionado na ação aponta que Minas Gerais possui mais de 15 mil instrumentos sob o regime do Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil (MROSC), enquanto existem apenas 14 parcerias vigentes com Oscips estaduais, sendo apenas 7 entidades habilitadas.

A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese) justificou a exigência como uma medida de segurança jurídica e reforço da transparência no uso dos recursos públicos. Segundo explicou à corte, a qualificação como Oscip estabelece “critérios legais mínimos de transparência, gestão e finalidade pública” e busca incentivar a profissionalização da gestão dessas entidades.

O relatório técnico do Tribunal reconhece que a administração pública dispõe de discricionariedade para definir o modelo de parceria, desde que respeitados os princípios da proporcionalidade, razoabilidade e motivação adequada. Entretanto, ressalta a necessidade de justificativa para restringir a participação de entidades a apenas um regime jurídico, principalmente considerando a experiência comprovada de organizações qualificadas como Cebas.

A corte também destaca que, conforme legislação federal, entidades não podem manter ao mesmo tempo a qualificação como Oscip e outros títulos, como Cebas, após o prazo de cinco anos, sob pena de exclusão automática da certificação anterior.

A decisão cautelar do conselheiro relator, Licurgo Mourão, destacou que a imposição de Oscip restringe o caráter competitivo do edital ao impedir a contratação de entidades com experiência e aptidão para o cumprimento do objeto licitado, mas que estão sob outro regime jurídico. O processo reforça que a proporcionalidade e razoabilidade devem balizar a escolha do modelo de parceria, exigindo motivação clara e suficiente.

O programa
O Programa Evolução Jovem tem como objetivo promover a inclusão produtiva e a socioaprendizagem para estudantes entre 16 e 24 anos, em 70 municípios mineiros, durante 24 meses, prazo que pode ser estendido até cinco anos. O edital prevê o atendimento de até 10 mil jovens, concentrando a execução em uma única entidade, o que amplia o impacto da decisão sobre o modelo jurídico adotado.

*Por Lucas Ragazzi, de O Fator 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

BOLSONARO CONDENADO

Nesta quinta-feira (11), a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal decidiu, por maioria, condenar os oito réus do Núcleo 1 da ação penal 2668, a trama golpista. A AP 2668 tem como réus os oito integrantes do Núcleo 1 da tentativa de golpe, ou “Núcleo Crucial”, segundo a Procuradoria-Geral da República (PGR): o deputado federal Alexandre Ramagem, ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin); o almirante Almir Garnier, ex-comandante da Marinha; Anderson Torres, ex-ministro da Justiça e ex-secretário de Segurança Pública do DF; o general Augusto Heleno, ex-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI); o tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro (réu-colaborador); o ex-presidente da República Jair Bolsonaro; o general Paulo Sérgio Nogueira, ex-ministro da Defesa; e o general da reserva Walter Braga Netto, ex-ministro da Casa Civil e da Defesa. A acusação envolveu os crimes de tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de E...

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

VLI AMPLIA PASSEIOS NATALINOS NOTURNOS NA MARIA FUMAÇA DE SÃO JOÃO DEL-REI E TIRADENTES

Papai Noel fará mais seis viagens nos três primeiros sábados de dezembro, no trem decorado e iluminado Devido à alta procura pelos passeios natalinos noturnos com Papai Noel a bordo da Maria Fumaça de São João del-Rei e Tiradentes, administrada pela VLI – controladora da Ferrovia Centro-Atlântica (FCA) –, as viagens com o Bom Velhinho agora também ocorrerão nos três primeiros sábados de dezembro: dias 6, 13 e 20. Os passeios dos dias 5, 12, 19 e 26 de dezembro seguem confirmados. As viagens, bem como o trem iluminado e decorado, têm encantado a população destes dois municípios, bem como os turistas do Campo das Vertentes, em Minas Gerais. As partidas da Estação de São João del-Rei, com destino a Tiradentes, são às 18h30. Já as viagens de Tiradentes, com destino a São João del-Rei, acontecem às 20h. Para conferir a agenda com os horários do trem turístico, basta clicar aqui . Os passageiros também poderão interagir com o Papai Noel na Estação de São João del-Rei, onde foi montado o cant...