Pular para o conteúdo principal

VIADUTO ILUMINADO DE RIBEIRÃO DAS NEVES REFORÇA MODERNIZAÇÃO URBANA, SEGURANÇA E CIDADANIA


Ribeirão das Neves, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), vive um novo momento em sua paisagem urbana e em sua política de valorização dos espaços públicos. O Viaduto Theóphilo Alves da Silva, o primeiro da história da cidade, agora está iluminado com tecnologia de ponta e ganhou novas cores — literalmente. A estrutura passou a contar com um moderno sistema de iluminação especial com LEDs multicoloridos, que além de garantir mais segurança, passa a ser um instrumento de comunicação e engajamento social com a população.

A iluminação especial do viaduto foi entregue no dia 27 de maio e vem se destacando pela visibilidade e beleza que confere ao local, por onde circulam diariamente mais de 23 mil veículos. A nova iluminação tem capacidade de alternar cores para campanhas de conscientização, homenagens e momentos marcantes para o município, fortalecendo também a identidade da cidade.

“Ribeirão das Neves está mais moderna, mais iluminada e cada vez mais viva. A iluminação do viaduto é parte desse novo momento da cidade, que alia infraestrutura com cuidado social e urbanístico”, afirma Jociane Almeida, gerente do Consórcio IPMinas, responsável pela operação do sistema de iluminação pública do município.

Cosip garante recursos exclusivos para iluminação
O projeto foi viabilizado por meio da Cosip – Contribuição para Custeio dos Serviços de Iluminação Pública, uma taxa prevista em lei e embutida na conta de energia elétrica de consumidores residenciais, comerciais e industriais. Regulamentada pela Constituição Federal, a Cosip tem arrecadação vinculada exclusivamente à manutenção, modernização e expansão da iluminação pública. Ou seja, os recursos não são retirados de áreas como saúde ou educação, o que garante responsabilidade orçamentária e eficiência na gestão.

Na prática, a Cosip permite que a cidade invista em mais segurança, qualidade de vida e valorização dos espaços públicos. A boa aplicação desses recursos é o que possibilita melhorias como a do Viaduto Theóphilo Alves da Silva — e contribui para o uso noturno seguro de ruas, praças e avenidas.

Terceirização e eficiência energética
Desde que o serviço de iluminação pública passou a ser PPP (Parceria Público Privado) em Ribeirão das Neves, com a atuação do Consórcio IP Minas, a cidade tem registrado ganhos significativos: redução no consumo de energia elétrica, melhoria na qualidade dos atendimentos, maior agilidade nas manutenções e redução dos custos com contas públicas.

Esses resultados são reflexo de uma gestão profissionalizada, que promove não só a substituição de lâmpadas antigas por luminárias LED — mais econômicas e duráveis —, como também a valorização estética e funcional dos espaços urbanos.

Um símbolo da cidade que queremos
O Viaduto Theóphilo Alves da Silva agora é mais do que uma importante ligação entre bairros: é um ponto de referência visual e um espaço de pertencimento. A iluminação transforma a estrutura em palco para mensagens educativas e homenagens, conectando a infraestrutura urbana com valores de cidadania e coletividade.

Em uma cidade em constante crescimento, ações como essa reafirmam o compromisso de Ribeirão das Neves com um futuro mais seguro, moderno e humano.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

BOLSONARO CONDENADO

Nesta quinta-feira (11), a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal decidiu, por maioria, condenar os oito réus do Núcleo 1 da ação penal 2668, a trama golpista. A AP 2668 tem como réus os oito integrantes do Núcleo 1 da tentativa de golpe, ou “Núcleo Crucial”, segundo a Procuradoria-Geral da República (PGR): o deputado federal Alexandre Ramagem, ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin); o almirante Almir Garnier, ex-comandante da Marinha; Anderson Torres, ex-ministro da Justiça e ex-secretário de Segurança Pública do DF; o general Augusto Heleno, ex-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI); o tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro (réu-colaborador); o ex-presidente da República Jair Bolsonaro; o general Paulo Sérgio Nogueira, ex-ministro da Defesa; e o general da reserva Walter Braga Netto, ex-ministro da Casa Civil e da Defesa. A acusação envolveu os crimes de tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de E...

DECOLONIZAR A FILOSOFIA

Sinopse: "Política de Descontinuidade: Ética e Subversão" é uma obra provocativa que mergulha nas complexidades éticas e políticas da sociedade contemporânea. Escrito com clareza e profundidade, o livro lança luz sobre as dinâmicas de poder que moldam nossas interações diárias, especialmente no que diz respeito ao reconhecimento e à marginalização dos corpos designados como dissidentes. Com o Prefácio de Adilson Moreira, a obra Políticas de descontinuidade: ética e subversão tem como propósito compreender a dinâmica das estruturas discriminatórias e seu apreço péla retroalimentação do poder. Deste modo, propor, por meio de uma ética da diferença, da solidariedade e antidiscriminatória, a corrosão desses sistemas de precarização e aniquilamento. O autor, Thiago Teixeira, explora como conceitos como racismo e ciseterobrutalidade reforçam uma hierarquia injusta entre os indivíduos, perpetuando fronteiras entre vida e morte e reforçando normas sociais que marginalizam e oprimem. ...