Pular para o conteúdo principal

VIADUTO ILUMINADO DE RIBEIRÃO DAS NEVES REFORÇA MODERNIZAÇÃO URBANA, SEGURANÇA E CIDADANIA


Ribeirão das Neves, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), vive um novo momento em sua paisagem urbana e em sua política de valorização dos espaços públicos. O Viaduto Theóphilo Alves da Silva, o primeiro da história da cidade, agora está iluminado com tecnologia de ponta e ganhou novas cores — literalmente. A estrutura passou a contar com um moderno sistema de iluminação especial com LEDs multicoloridos, que além de garantir mais segurança, passa a ser um instrumento de comunicação e engajamento social com a população.

A iluminação especial do viaduto foi entregue no dia 27 de maio e vem se destacando pela visibilidade e beleza que confere ao local, por onde circulam diariamente mais de 23 mil veículos. A nova iluminação tem capacidade de alternar cores para campanhas de conscientização, homenagens e momentos marcantes para o município, fortalecendo também a identidade da cidade.

“Ribeirão das Neves está mais moderna, mais iluminada e cada vez mais viva. A iluminação do viaduto é parte desse novo momento da cidade, que alia infraestrutura com cuidado social e urbanístico”, afirma Jociane Almeida, gerente do Consórcio IPMinas, responsável pela operação do sistema de iluminação pública do município.

Cosip garante recursos exclusivos para iluminação
O projeto foi viabilizado por meio da Cosip – Contribuição para Custeio dos Serviços de Iluminação Pública, uma taxa prevista em lei e embutida na conta de energia elétrica de consumidores residenciais, comerciais e industriais. Regulamentada pela Constituição Federal, a Cosip tem arrecadação vinculada exclusivamente à manutenção, modernização e expansão da iluminação pública. Ou seja, os recursos não são retirados de áreas como saúde ou educação, o que garante responsabilidade orçamentária e eficiência na gestão.

Na prática, a Cosip permite que a cidade invista em mais segurança, qualidade de vida e valorização dos espaços públicos. A boa aplicação desses recursos é o que possibilita melhorias como a do Viaduto Theóphilo Alves da Silva — e contribui para o uso noturno seguro de ruas, praças e avenidas.

Terceirização e eficiência energética
Desde que o serviço de iluminação pública passou a ser PPP (Parceria Público Privado) em Ribeirão das Neves, com a atuação do Consórcio IP Minas, a cidade tem registrado ganhos significativos: redução no consumo de energia elétrica, melhoria na qualidade dos atendimentos, maior agilidade nas manutenções e redução dos custos com contas públicas.

Esses resultados são reflexo de uma gestão profissionalizada, que promove não só a substituição de lâmpadas antigas por luminárias LED — mais econômicas e duráveis —, como também a valorização estética e funcional dos espaços urbanos.

Um símbolo da cidade que queremos
O Viaduto Theóphilo Alves da Silva agora é mais do que uma importante ligação entre bairros: é um ponto de referência visual e um espaço de pertencimento. A iluminação transforma a estrutura em palco para mensagens educativas e homenagens, conectando a infraestrutura urbana com valores de cidadania e coletividade.

Em uma cidade em constante crescimento, ações como essa reafirmam o compromisso de Ribeirão das Neves com um futuro mais seguro, moderno e humano.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.

OPERAÇÃO MAR DE MINAS IV PRENDE MAIS DE 400 PESSOAS E APREENDE R$ 4,7 MILHÕES NA REGIÃO DO LAGO DE FURNAS

Forças de segurança do Estado atuaram de forma integrada com, durante mais de um mês, combatendo irregularidades e crimes A Operação Mar de Minas IV, promovida pelo Governo de Minas com órgaõs federais e instituições parceiras, teve um saldo de 2.376 apreensões feitas pela fiscalização tributária, que somaram R$ 4,7 milhões, e prendeu 401 pessoas, sendo 385 em flagrante. O balanço foi realizado pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), nesta terça-feira (24/6). Os trabalhos começaram no dia 19/5 e se estenderam até o último domingo (22/6). Realizada de força integrada, a operação reuniu as forças de segurança estaduais, federais e instituições parceiras, empregando um efetivo de 617 integrantes, 238 viaturas, 11 embarcações, duas motos aquáticas e um drone. As ações preventivas, repressivas e de fiscalização ocorreram em diferentes pontos da região do Lago de Furnas, visando garantir a segurança dos turistas, do comércio e da população local. Houve abordagens e...

CAPOEIRISTAS DE VARGINHA LEVAM A ARTE DA CAPOEIRA PARA A EUROPA

Os capoeiristas da Casa da Capoeira – unidade Varginha seguem ampliando as fronteiras da arte e da cultura brasileira. No início de junho, Osvaldo Henrique (Mestrando Pé de Vento), João Neto (Instrutor Red Bull) e Luís Gustavo (Instrutor Panga) embarcaram em um tour internacional pela Europa, levando a capoeira de Varginha para quatro países: Portugal, França, Alemanha e Polônia. Durante a viagem, os atletas ministraram oficinas, participaram de workshops e realizaram atividades com grupos locais, fortalecendo laços culturais e promovendo intercâmbio com capoeiristas de diversos países. A turnê abriu novas possibilidades de parcerias e projetos futuros no exterior. O trio retornou a Varginha no dia 23 de junho, mas a agenda apertada não permitiu descanso. Já na última quinta (26/06), eles embarcaram rumo a Brasília, onde os instrutores Red Bull e Panga participam do Volta ao Mundo Bambas (VMB), considerado o maior campeonato de capoeira do mundo. Luís Gustavo disputará a seletiva da ca...