Pular para o conteúdo principal

BRAIA RETRATA A DESCOBERTA DE MINAS GERAIS E A GUERRA DOS EMBOABAS EM SEU NOVO SINGLE


Bruno Maia, um dos mais respeitados e versáteis artistas, compositores e multi-instrumentistas do cenário brasileiro, lançou o single "Emboabas", que antecipa o terceiro álbum de estúdio de seu projeto solo, Braia. Diferenciando-se da proposta de sua consagrada banda de Heavy Metal, Tuatha de Danann, o Braia é um espaço onde Bruno exercita sua liberdade criativa, explorando outras vertentes musicais e combinando timbres e influências da música celta e brasileira. No novo álbum, intitulado "Vertentes de Lá e Cá", a viola caipira de 10 cordas assume o papel central, conduzindo arranjos que evidenciam tanto sua habilidade como instrumentista quanto sua sensibilidade artística na construção de paisagens sonoras ricas e singulares.

"Venho experimentado muito com a viola caipira e sou um maravilhado pelo instrumento e sua riqueza. Mesmo não sendo um violeiro raiz, me inspira muito explorar as muitas possibilidades e horizontes que este instrumento me oferece", confessa o artista.

"Emboabas", faixa de abertura do novo álbum e uma das poucas canções não instrumentais do disco, revisita um capítulo crucial da história mineira: a formação da região e o conflito conhecido como Guerra dos Emboabas (1707–1709). Com forte carga simbólica e crítica, a música aborda a luta pelo controle das recém-descobertas minas de ouro, travada entre os bandeirantes paulistas e os chamados emboabas, forasteiros vindos sobretudo da Bahia e de Portugal, apoiados pela Coroa Portuguesa. Ao resgatar esse episódio, Bruno Maia expõe as origens de uma lógica predatória de exploração e concentração de riquezas que atravessa os séculos no Brasil. A vitória dos emboabas consolidou o domínio colonial e resultou na criação da Capitania de Minas Gerais, reforçando estruturas de poder e desigualdade que ainda hoje moldam o país.

Bruno Maia destaca: "Os conflitos que ocorreram aqui em Minas que passaram à História como a Guerra dos Emboabas são muito importantes para a formação e povoamento do estado e também pro imaginário e identidade mineira. Em algumas localidades mais antigas, principalmente onde ocorreram as escaramuças, ouve-se ainda as histórias sobre estes episódios com muito orgulho e reverência. Esta é uma música tão especial que a escolhi para abrir o álbum. Interessante é que foi uma das últimas a entrar para o disco e acabou reacendendo a vontade de fazer um próximo trabalho do Braia inteiro cantado".

Ouça "Emboabas" em todas as plataformas de streaming ou pelo link a seguir:

<https://open.spotify.com/intl-pt/track/2IwVRmnTpdtdOMo0Elkvz7>

"Vertentes de Lá e Cá" é um projeto realizado pela Braia Produções, com patrocínio da Lei Paulo Gustavo de Minas Gerais, e propõe um tributo sonoro e visual ao estado mineiro, seus personagens, marcos históricos e paisagens simbólicas. Composto por 12 faixas — sendo 10 instrumentais e 2 cantadas — o álbum mergulha na diversidade cultural e na memória coletiva de Minas Gerais, exaltando suas raízes com sensibilidade e profundidade.

Produzido por Bruno Maia, que também assina os arranjos e interpreta diversos instrumentos (viola caipira, flautas, teclados, contrabaixo, bouzouki e violão), o trabalho será disponibilizado gratuitamente no site www.braia.net.br, acompanhado de um encarte digital completo. Cada faixa virá acompanhada por uma ilustração exclusiva, criada pelo artista Thiago Brito, além de um texto explicativo e um vídeo sobre o tema abordado. Os vídeos contarão com legendas e tradução em Libras, reforçando o compromisso do projeto com a acessibilidade e a democratização da arte.

O single "Emboabas" tem vocal, viola, baixo, teclado e flautas de Bruno Maia, com participação de Clayton Prosperi nos vocais, teclados de James Freitas e bateria e percussão por Artur Guidugli.

Saiba mais sobre o Braia e acompanhe todas as suas novidades e lançamentos em @braiabanda no Instagram ou pelo site www.braia.net.br.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

BOLSONARO CONDENADO

Nesta quinta-feira (11), a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal decidiu, por maioria, condenar os oito réus do Núcleo 1 da ação penal 2668, a trama golpista. A AP 2668 tem como réus os oito integrantes do Núcleo 1 da tentativa de golpe, ou “Núcleo Crucial”, segundo a Procuradoria-Geral da República (PGR): o deputado federal Alexandre Ramagem, ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin); o almirante Almir Garnier, ex-comandante da Marinha; Anderson Torres, ex-ministro da Justiça e ex-secretário de Segurança Pública do DF; o general Augusto Heleno, ex-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI); o tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro (réu-colaborador); o ex-presidente da República Jair Bolsonaro; o general Paulo Sérgio Nogueira, ex-ministro da Defesa; e o general da reserva Walter Braga Netto, ex-ministro da Casa Civil e da Defesa. A acusação envolveu os crimes de tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de E...

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

VLI AMPLIA PASSEIOS NATALINOS NOTURNOS NA MARIA FUMAÇA DE SÃO JOÃO DEL-REI E TIRADENTES

Papai Noel fará mais seis viagens nos três primeiros sábados de dezembro, no trem decorado e iluminado Devido à alta procura pelos passeios natalinos noturnos com Papai Noel a bordo da Maria Fumaça de São João del-Rei e Tiradentes, administrada pela VLI – controladora da Ferrovia Centro-Atlântica (FCA) –, as viagens com o Bom Velhinho agora também ocorrerão nos três primeiros sábados de dezembro: dias 6, 13 e 20. Os passeios dos dias 5, 12, 19 e 26 de dezembro seguem confirmados. As viagens, bem como o trem iluminado e decorado, têm encantado a população destes dois municípios, bem como os turistas do Campo das Vertentes, em Minas Gerais. As partidas da Estação de São João del-Rei, com destino a Tiradentes, são às 18h30. Já as viagens de Tiradentes, com destino a São João del-Rei, acontecem às 20h. Para conferir a agenda com os horários do trem turístico, basta clicar aqui . Os passageiros também poderão interagir com o Papai Noel na Estação de São João del-Rei, onde foi montado o cant...