Pular para o conteúdo principal

BRAIA RETRATA A DESCOBERTA DE MINAS GERAIS E A GUERRA DOS EMBOABAS EM SEU NOVO SINGLE


Bruno Maia, um dos mais respeitados e versáteis artistas, compositores e multi-instrumentistas do cenário brasileiro, lançou o single "Emboabas", que antecipa o terceiro álbum de estúdio de seu projeto solo, Braia. Diferenciando-se da proposta de sua consagrada banda de Heavy Metal, Tuatha de Danann, o Braia é um espaço onde Bruno exercita sua liberdade criativa, explorando outras vertentes musicais e combinando timbres e influências da música celta e brasileira. No novo álbum, intitulado "Vertentes de Lá e Cá", a viola caipira de 10 cordas assume o papel central, conduzindo arranjos que evidenciam tanto sua habilidade como instrumentista quanto sua sensibilidade artística na construção de paisagens sonoras ricas e singulares.

"Venho experimentado muito com a viola caipira e sou um maravilhado pelo instrumento e sua riqueza. Mesmo não sendo um violeiro raiz, me inspira muito explorar as muitas possibilidades e horizontes que este instrumento me oferece", confessa o artista.

"Emboabas", faixa de abertura do novo álbum e uma das poucas canções não instrumentais do disco, revisita um capítulo crucial da história mineira: a formação da região e o conflito conhecido como Guerra dos Emboabas (1707–1709). Com forte carga simbólica e crítica, a música aborda a luta pelo controle das recém-descobertas minas de ouro, travada entre os bandeirantes paulistas e os chamados emboabas, forasteiros vindos sobretudo da Bahia e de Portugal, apoiados pela Coroa Portuguesa. Ao resgatar esse episódio, Bruno Maia expõe as origens de uma lógica predatória de exploração e concentração de riquezas que atravessa os séculos no Brasil. A vitória dos emboabas consolidou o domínio colonial e resultou na criação da Capitania de Minas Gerais, reforçando estruturas de poder e desigualdade que ainda hoje moldam o país.

Bruno Maia destaca: "Os conflitos que ocorreram aqui em Minas que passaram à História como a Guerra dos Emboabas são muito importantes para a formação e povoamento do estado e também pro imaginário e identidade mineira. Em algumas localidades mais antigas, principalmente onde ocorreram as escaramuças, ouve-se ainda as histórias sobre estes episódios com muito orgulho e reverência. Esta é uma música tão especial que a escolhi para abrir o álbum. Interessante é que foi uma das últimas a entrar para o disco e acabou reacendendo a vontade de fazer um próximo trabalho do Braia inteiro cantado".

Ouça "Emboabas" em todas as plataformas de streaming ou pelo link a seguir:

<https://open.spotify.com/intl-pt/track/2IwVRmnTpdtdOMo0Elkvz7>

"Vertentes de Lá e Cá" é um projeto realizado pela Braia Produções, com patrocínio da Lei Paulo Gustavo de Minas Gerais, e propõe um tributo sonoro e visual ao estado mineiro, seus personagens, marcos históricos e paisagens simbólicas. Composto por 12 faixas — sendo 10 instrumentais e 2 cantadas — o álbum mergulha na diversidade cultural e na memória coletiva de Minas Gerais, exaltando suas raízes com sensibilidade e profundidade.

Produzido por Bruno Maia, que também assina os arranjos e interpreta diversos instrumentos (viola caipira, flautas, teclados, contrabaixo, bouzouki e violão), o trabalho será disponibilizado gratuitamente no site www.braia.net.br, acompanhado de um encarte digital completo. Cada faixa virá acompanhada por uma ilustração exclusiva, criada pelo artista Thiago Brito, além de um texto explicativo e um vídeo sobre o tema abordado. Os vídeos contarão com legendas e tradução em Libras, reforçando o compromisso do projeto com a acessibilidade e a democratização da arte.

O single "Emboabas" tem vocal, viola, baixo, teclado e flautas de Bruno Maia, com participação de Clayton Prosperi nos vocais, teclados de James Freitas e bateria e percussão por Artur Guidugli.

Saiba mais sobre o Braia e acompanhe todas as suas novidades e lançamentos em @braiabanda no Instagram ou pelo site www.braia.net.br.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OPERAÇÃO CUMPRE MANDADOS JUDICIAIS EM VIRTUDE DA RETIRADA FORÇADA DE PESSOAS EM SITUAÇÃO DE RUA EM POUSO ALEGRE

A ação cumpriu ordem judicial de busca e apreensão em 10 endereços na cidade. Conforme apurado, os investigados retiravam essas pessoas da rua, muitas vezes, mediante uso de arma de fogo, ameaças de morte e violência física O Ministério Público de Minas Gerais e a Polícia Civil realizaram na manhã desta quarta-feira, 2 de julho, a operação "Invisíveis", que investiga a prática reiterada de crimes relacionados a um processo de "limpeza social" da população em situação de rua, por parte de agentes públicos, em Pouso Alegre, no Sul do estado. A ação cumpriu ordem judicial de busca e apreensão em 10 endereços na cidade. Os crimes teriam ocorrido, ao longo de 2024, pelo menos, entre os meses de junho e setembro. São investigados agentes públicos municipais, um agente público estadual, além de particulares que, conforme apurado, promoviam a retirada forçada de pessoas das ruas do centro de Pouso Alegre, muitas vezes, mediante uso de arma de fogo, ameaças de morte e violên...

PREFEITA, SECRETÁRIO DE ESTADO E DEPUTADO ANUNCIAM IMPORTANTES CONQUISTAS

A prefeita Jussara Menicucci, o deputado estadual Cássio Soares e o secretário estadual de Saúde, Fábio Baccheretti, participaram das tratativas que viabilizaram importantes investimentos para o município de Lavras, que reforçam o compromisso com a saúde pública. Entre as conquistas está a liberação de recursos para a implantação de cinco novos leitos de UTI Pediátrica na Santa Casa de Misericórdia, ampliando a capacidade do Sistema Único de Saúde (SUS) no atendimento intensivo às crianças do município. Outro passo fundamental é a busca pelo  credenciamento da Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (UNACON) em Lavras, que possibilitará a realização de tratamento oncológico completo no município, garantindo mais comodidade e qualidade de vida aos pacientes e suas famílias. Além disso, foram conquistados recursos para equipar a UPA Zona Norte, ampliando a estrutura e qualificando o atendimento de urgência e emergência prestado à população lavrense.

SISTEMA FECOMÉRCIO MG OFERTA, POR MEIO DO SENAC, DEZ TURMAS EM CURSOS GRATUITOS EM LAVRAS

As qualificações fazem parte dos programas PSG e Senac + O Senac em Lavras , que faz parte do Sistema Fecomércio MG, oferta, por meio dos programas Senac+ e Programa Senac de Gratuidade (PSG) , dez turmas em cursos gratuitos ágeis e técnicos com início previsto para o mês de agosto. O PSG disponibiliza as vagas para pessoas cuja renda familiar per capita não ultrapasse dois salários-mínimos. E pelo Senac+, podem participar alunos indicados por empresas; sindicatos empresariais e associações de inclusão social devidamente credenciadas junto ao Senac. Cursos ágeis com matrículas abertas em Lavras Há oportunidades em turmas nas áreas de beleza, gastronomia, gestão, tecnologia e saúde. PSG · Informática Básica - Sistemas Operacionais e MS Office – Início 04/08 · Tricologia e Terapia Capilar – Início 04/08 · Cor e Mechas – Início 04/08 · Assistente de Logística – Início 04/08 · Gestão de Custos e Logísticas em A&B - Início 04/08 · Cozinhas Veg...