Pular para o conteúdo principal

POÇOS MONITORA CARRAPATOS EM REGIÕS DA CIDADE PARA EVITAR DOENÇAS


A Secretaria Municipal de Saúde de Poços de Caldas, por meio da Divisão de Vigilância em Saúde Ambiental , realizou uma pesquisa acarológica na última quarta-feira (23) nas regiões Centro e Zona Sul da cidade , o estudo teve como objetivo identificar espécies de carrapatos presentes no ambiente e avaliar potenciais riscos à saúde pública.

A pesquisa acarológica consiste em coleta, identificação e análise de ácaros, ela é crucial para a vigilância e controle de doenças como a febre maculosa, que afeta apenas humanos.

Na prática os agentes de Vigilância Ambiental coletaram as amostras em locais de denúncias por parte da população e em seguida as amostras serão encaminhadas para analisadas em laboratório especializado, para identificação das espécies e avaliação de sua densidade populacional.

Segundo o coordenador da Vigilância Ambiental, Jorge Miguel Ferreira do Lago, essa iniciativa visa proteger a saúde pública e garantir um ambiente seguro para todos: “É fundamental que a população esteja informada e participe ativamente dessa ação, registrando denúncias e adotando medidas preventivas. Juntos, podemos reduzir os riscos e promover a saúde e o bem-estar da população”. acrescentou

A equipe da Vigilância Ambiental aproveita também para orientar à população sobre cuidados importantes como:
  • Usar roupas claras, para ajudar a identificar o carrapato, uma vez que ele é escuro.
  • Usar calças, botas e blusas com mangas compridas ao caminhar em áreas arborizadas e gramadas.
  • Evitar andar em locais com grama ou vegetação alta.
  • Usar repelentes de carrapatos;
  • Verificar se você e seus animais de estimação estão com carrapatos;
  • Se encontrar um carrapato aderido ao corpo, remova-o com uma pinça.
  • Não aperte ou esmague o carrapato, mas puxe com cuidado e firmeza. Depois de remover o carrapato inteiro, lave a área da mordida com álcool ou sabão e água.
  • Quanto mais rápido retirar os carrapatos do corpo, menor será o risco de contrair a doença. Após a utilização, coloque todas as peças de roupas em água fervente para a retirada dos carrapatos.
Lembrando que as denúncias podem ser registradas por meio do Mais Saúde, WhatsApp: 3114-8127 e telefones fixos:

35-36975956 / 35-36975921, das 8h às 18h

Sobre a Febre Maculosa
A febre maculosa é uma doença infecciosa grave transmitida por carrapatos infectados com a bactéria Rickettsia rickettsii. É uma condição médica séria que pode ser fatal se não for tratada prontamente.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.

ELEIÇÕES NA UFLA

A Comunidade Universitária trouxe a tona essa semana dois nomes fortes para a “Reconstrução” da Universidade Federal de Lavras (Ufla). Eles têm no currículo páginas dedicadas ao trabalho realizado na universidade, trabalho este que marcou duas gestões como sendo históricas. Encabeça a chapa o Professor José Roberto Soares Scolforo, tendo como vice o Professor Jackson Antônio Barbosa. Ambos com o nome já grafado na história desta instituição centenária, pelo trabalho prestado não só na área didática como também no campo administrativo, onde Scolforo atuou por dois mandatos como Reitor e Jackson como Prefeito do Campus (cargo este transformado em Pró-reitor de Infraestrutura e Logística). Quem acompanha a Ufla nos últimos 12 anos, é testemunha que o período entre 2012 e abril de 2020 foi de uma transformação fantástica na universidade.  Scolforo usou sua capacidade administrativa para colocar a universidade entre as primeiras do ranking nacional. Projetou também o nome da Ufla intern...

FINALIZADO PROCEDIMENTO REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA DO BAIRRO ENGENHO DE SERRA II

A Secretaria de Departamento de Administração e Convênios em parceria com a COHAB-MG finalizou o processo de registro do bairro Engenho de Serra II, mais conhecido como COHAB II, em Ribeirão Vermelho. Uma agonia antiga dos moradores teve fim, afinal os mesmos receberam suas casas sem que o bairro de fato estivesse registrado, caracterizando assim uma ocupação informal. Agora o bairro está devidamente registrado e todos imóveis tem suas respectivas matrículas junto ao cartório de imóveis da Comarca de Lavras. Este foi o primeiro Procedimento de Regularização Fundiária Urbana feito nos municípios abrangidos pela Comarca. A prefeitura municipal já trabalha junto à Comissão Municipal de Regularização Fundiária Urbana para dar andamento às regularizações de mais alguns núcleos Em breve as matrículas dos respectivos imóveis serão entregues aos seus moradores. *Com informações e imagens da Prefeitura de Ribeirão Vermelho