O professor Luís Roberto Batista, da Universidade Federal de Lavras (UFLA), foi homenageado com a Medalha Ministro Alysson Paolinelli, concedida pelo Governo de Minas Gerais a personalidades e instituições que prestaram relevantes serviços ao setor agropecuário. A solenidade de entrega foi realizada nesse domingo (29/6), no município de Bambuí, no Centro-Oeste mineiro — cidade natal do ex-ministro que dá nome à honraria.
Único representante da categoria “Pesquisadores e profissionais das diversas ciências que impactam resultados e ações positivas para a agropecuária” na edição de 2025, o professor Luís Roberto é docente do Departamento de Ciências dos Alimentos, da Escola de Ciências Agrárias de Lavras - Esal/UFLA e pró-reitor de Pesquisa e Inovação da Universidade. Sua atuação tem contribuído para o avanço científico e tecnológico no campo agropecuário, com impactos relevantes na promoção do desenvolvimento sustentável.
A Medalha Ministro Alysson Paolinelli foi instituída por meio da Lei 24.582/2023 e regulamentada pelo Decreto nº 48.859/2023. A homenagem contempla dez categorias e é concedida anualmente, sempre no dia 29 de junho — data do falecimento de Alysson Paolinelli, em 2023. Os agraciados são escolhidos pelo Conselho Permanente da Medalha, com base em listas tríplices elaboradas para cada categoria. A cerimônia de entrega da medalha ocorre de forma itinerante, em cidades com importância estratégica para a agropecuária mineira ou com ligação direta à trajetória do ex-ministro. Neste ano, a escolha do município de Bambuí reforça a ligação histórica de Alysson Paolinelli com a região. Na cerimônia, a medalha foi entregue pelo secretário de agricultura do Estado, Thales Almeida Pereira Fernandes.
Sobre o pesquisador
Com trajetória marcada pela dedicação à pesquisa e à formação de recursos humanos na área de Ciência e Tecnologia de Alimentos, o professor Luís Roberto Batista é graduado em Química pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, possui mestrado e doutorado em Ciências dos Alimentos pela UFLA, além de pós-doutorado no Institute of Food Safety (Wageningen University, Holanda). Tem atuação destacada em temas como micotoxinas, microbiologia de alimentos e segurança alimentar, liderando grupos de pesquisa e contribuindo com instituições nacionais e internacionais. Também se destaca por pesquisas voltadas à valorização e segurança do Queijo Minas Artesanal, integrando o Coletivo da Salvaguarda dos Modos de Fazer esse patrimônio cultural, em parceria com o Iphan-MG. Fundador e curador da Coleção de Cultura de Microrganismos da UFLA, participa ativamente de conselhos, comissões técnicas e sociedades científicas, refletindo o reconhecimento de sua expertise no Brasil e na América Latina.
Alysson Paolinelli: legado e vínculo com a UFLA
Alysson Paolinelli nasceu em Bambuí (MG) e iniciou sua trajetória acadêmica em Lavras, onde cursou o ensino médio no Instituto Presbiteriano Gammon e se formou engenheiro agrônomo pela ESAL (atual UFLA) em 1959. Foi professor, diretor da ESAL (1966–1971) e recebeu da Universidade os títulos de Doutor Honoris Causa e Professor Emérito. Como ministro da Agricultura (1974–1979), teve papel decisivo na modernização da agropecuária brasileira, com destaque para a criação da Embrapa e a expansão produtiva do Cerrado. Pelo impacto de sua atuação, foi agraciado com o World Food Prize (2006) e indicado ao Prêmio Nobel da Paz (2021).
*Da assessoria da UFLA
Comentários