Pular para o conteúdo principal

AGRICULTURA FAMILIAR É DESTAQUE NO SEGUNDO DIA DA MOSTRA DE CINEMA & GASTRONOMIA RURAL MINEIRA


No segundo dia da Mostra de Cinema & Gastronomia Rural Mineira, realizada em Varginha, sul de Minas Gerais, a Praça do ET recebeu estudantes e interessados em culinária mineira para a exibição de documentários voltados a esse assunto. Além de “Do Mato à Mesa”, dirigido por Bellini Andrade, e “Terra do Marolo”, dirigido por Guilherme Yoshi, houve o lançamento do documentário “Da Terra Para os Pratos - Agricultura Familiar de São Thomé das Letras", dirigido por André Magalhães Fernandes, com participação do ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira.

“A Mostra é um espaço de oportunidade para apresentar o nosso trabalho e me sinto muito honrado em fazer parte desse evento e poder abordar assuntos tão importantes como a gastronomia e a agricultura familiar. Como produtor cultural em São Thomé das Letras, é essencial criar uma dinâmica com a educação alimentar junto às crianças, e é o que a gente precisa para o futuro. Tentar reverter um pouco o que está sendo construído com os alimentos através das crianças para que a gente possa, no futuro, voltar aos alimentos saudáveis”, comenta o diretor do documentário.

Também foram apresentados no primeiro dia da Mostra os documentários “Cozinha Mineira: Identidade, Cultura e Resistência” e “Sistemas Culinários da Cozinha Mineira: Milho e Mandioca”, ambos produzidos pelo Instituto Periférico. Também foi exibido o curta “Moça Prendada”, dirigido por Flávia Lopes, com uma história da época da escravidão e a luta por liberdade.

Ainda no segundo dia do evento, o chef Dudu Jaber, referência da gastronomia mineira, comandou o Cozinha Show. Os participantes puderam aprender técnicas e sabores da gastronomia mineira rústica. “Fazer parte de um evento desse tipo é muito bacana, pois é gastronomia pura. Também é uma forma de fazer novas parcerias e fomentar a gastronomia mineira durante o ano inteiro”, comenta o chef, também especialista em pescado e frutos do mar.

O evento é uma realização do Ministério da Cultura, por meio da Política Nacional Aldir Blanc – PNAB, com a produção da Associação Artística e Assistencial Russilvânia Galo, conta com os apoios da Secretaria Estadual de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Secretaria Municipal de Turismo e Comércio de Varginha-MG, Fundação Cultural de Varginha, Prefeitura Municipal de Varginha e Câmara Municipal de Varginha.

Também conta com os patrocínios do Sicoob Credivar e do Via Garden Varginha Hotel, assim como as parcerias da Emater-MG, Sebrae MAX, Rota Turística do Café Sul de Minas, Vida Viva, Senar – Centro de Excelência em Cafeicultura e Sindicato dos Produtores Rurais de Varginha/Faemg-Senar.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...