Pular para o conteúdo principal

COMPETIÇÃO NACIONAL DESAFIA ESTUDANTES A CRIAR TECNOLOGIAS PARA MELHORAR A VIDA DE IDOSOS

A 3° edição do Biochallenge Brasil aconteceu no Inatel e premiou equipes vencedoras com mentoria

O Instituto Nacional de Telecomunicações – Inatel realizou, no último sábado (23), a 3ª edição do Final do Biochallenge Brasil 2025, Competição Nacional de Engenharia Biomédica. O evento uniu tecnologia e saúde e desafiou estudantes de todo o país a propor soluções inovadoras para melhorar a qualidade de vida da população idosa. O evento foi realizado com apoio da AME e da Sociedade Brasileira de Engenharia Biomédica (SBEB).

A temática da edição foi “Tecnologia Assistiva: Longevidade”, e estimulou os participantes a solucionarem problemáticas do cotidiano de pessoas idosas por meio de soluções estratégicas e funcionais. Rita Elizabeth, Coordenadora do eHealth Inovation Center do Inatel, reforça a importância do tema nos dias atuais, com crescente aumento da população idosa:

“A discussão sobre tecnologia assistiva no Brasil, hoje, não é apenas desejável, é estratégica para a saúde pública, educação, produtividade econômica, inovação tecnológica, proteção de direitos e preparação do país para o rápido envelhecimento populacional.”

O evento contou com duas categorias: a primeira, presencial, com soluções que envolvem tanto Hardware quanto Software, e categoria online, que focou no desenvolvimento de aplicativos para solucionar os problemas apresentados. Ao total, foram de 240 inscritos na competição e 25 equipes participando das classificatórias.
Finalistas apresentam soluções em batalha de pitch


A decisão contou com oito equipes finalistas na categoria presencial e três na modalidade online. Os competidores, que foram os campeões das etapas regionais do Biochallenge, se enfrentaram em uma batalha de pitch para defender seus projetos e responder aos avaliadores. Os participantes da categoria online se apresentaram ocorrerá de forma 100% remota, enquanto a categoria presencial contou com algumas apresentações presenciais no Inatel.

O evento trouxe aplicações diversificadas para solucionar os problemas apresentados, como protótipos de assistentes inteligentes para uso adequado de medicamentos, sistemas contra quedas, aplicativos de auxílio e prevenção da incontinência urinária e muito mais.

O evento contribui na missão do Instituto de fomentar o desenvolvimento científico e tecnológico, contribuindo para o desenvolvimento regional e nacional, além de oferecer aos participantes oportunidades de aprendizado e crescimento. Rita reforça: “o Biochallenge Brasil traz para os participantes mentorias e workshops para auxiliar no desenvolvimento da ideia e do projeto, com profissionais de diversas áreas, tanto de tecnologia, negócio e saúde. Além de instigar os alunos a pensarem em soluções para problemas reais.”

As equipes campeãs receberam uma mentoria sobre carreira, protagonismo e empreendedorismo e, além disso, os primeiros colocados de cada categorias ganharam um ingresso para o Congresso Brasileiro de Engenharia Biomédica de 2026, que ocorrerá em Fortaleza (CE).

Encerramento da Semana da Biomédica
O Biochallenge Brasil ocorreu logo após a Semana da Engenharia Biomédica (SEBI) do Inatel, evento anual que traz inovação, conhecimento prático e tecnologia para os alunos do curso. Realizada de 19 a 21 de agosto, a SEBI preencheu o campus com workshops, palestras, mini cursos e capacitações para os estudantes.

A edição deste ano contou com programação dedicada à convergência entre tecnologia e saúde em um formato interdisciplinar, em busca de capacitar profissionais entre essas áreas e potencializar aplicações em benefício da saúde. Além disso, o evento promoveu a Campanha Social de Doação de Medicamentos, em que os participantes poderão doar medicamentos fora do prazo de validade em troca de horas complementares.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

COMUNICADO AMG BRASIL

A AMG Brasil recebeu da Comissão Nacional de Energia Nuclear – CNEN, na tarde desta segunda-feira, dia 10/07, a informação da recuperação dos dois equipamentos medidores de polpa furtados no último mês de junho, da sua unidade operacional localizada em Nazareno e São Tiago (região do Campo das Vertentes/MG). Tais equipamentos foram localizados em um estabelecimento comercial que atua com revenda de sucata no estado de São Paulo. Os equipamentos localizados serão encaminhados à AMG Brasil de acordo com as orientações e diretrizes de manipulação e segurança determinadas pela CNEN. A AMG Brasil já comunicou o fato à Polícia Civil de Nazareno (MG). A AMG Brasil reforça que está sendo conduzida investigação interna independente a fim que sejam apurados os fatos que deram ensejo ao furto ocorrido, e sejam adotadas medidas de melhoria e mitigação de riscos em relação aos seus processos internos de controle. Conforme já esclarecido anteriormente, tais medidores de densidade de polpa são comume...

O CASO FUNDECC

Comparando as falas do Reitor com o Relatório elaborado pelo Adriano Higino O reitor da Universidade Federal de Lavras (UFLA) disse em uma reunião do Conselho Universitário (CUNI) que a Fundação para o Desenvolvimento Científico e Cultural (Fundecc) estava com graves problemas financeiros e que havia indícios de desvio de recursos públicos nos projetos geridos pela fundação. Quem assistiu a fala do Reitor no Conselho Universitário entendeu que a FUNDECC estava com os dias contados e que, em breve, vários professores da universidade teriam que explicar esses indícios de irregularidades para as autoridades. Pois bem, ao que parece, o Reitor, por algum motivo, desistiu de apurar as “supostas irregularidades” na FUNDECC, ou, pelo menos, de compartilhar essa apuração com o CUNI, que é o órgão deliberativo máximo da instituição. Também, ao que parece, o Reitor transmitiu informações incorretas ao explicar a situação financeira da FUNDECC. Pelo menos é isso que consta no relatório escrito pel...

DECOLONIZAR A FILOSOFIA

Sinopse: "Política de Descontinuidade: Ética e Subversão" é uma obra provocativa que mergulha nas complexidades éticas e políticas da sociedade contemporânea. Escrito com clareza e profundidade, o livro lança luz sobre as dinâmicas de poder que moldam nossas interações diárias, especialmente no que diz respeito ao reconhecimento e à marginalização dos corpos designados como dissidentes. Com o Prefácio de Adilson Moreira, a obra Políticas de descontinuidade: ética e subversão tem como propósito compreender a dinâmica das estruturas discriminatórias e seu apreço péla retroalimentação do poder. Deste modo, propor, por meio de uma ética da diferença, da solidariedade e antidiscriminatória, a corrosão desses sistemas de precarização e aniquilamento. O autor, Thiago Teixeira, explora como conceitos como racismo e ciseterobrutalidade reforçam uma hierarquia injusta entre os indivíduos, perpetuando fronteiras entre vida e morte e reforçando normas sociais que marginalizam e oprimem. ...