Pular para o conteúdo principal

COMPETIÇÃO NACIONAL DESAFIA ESTUDANTES A CRIAR TECNOLOGIAS PARA MELHORAR A VIDA DE IDOSOS

A 3° edição do Biochallenge Brasil aconteceu no Inatel e premiou equipes vencedoras com mentoria

O Instituto Nacional de Telecomunicações – Inatel realizou, no último sábado (23), a 3ª edição do Final do Biochallenge Brasil 2025, Competição Nacional de Engenharia Biomédica. O evento uniu tecnologia e saúde e desafiou estudantes de todo o país a propor soluções inovadoras para melhorar a qualidade de vida da população idosa. O evento foi realizado com apoio da AME e da Sociedade Brasileira de Engenharia Biomédica (SBEB).

A temática da edição foi “Tecnologia Assistiva: Longevidade”, e estimulou os participantes a solucionarem problemáticas do cotidiano de pessoas idosas por meio de soluções estratégicas e funcionais. Rita Elizabeth, Coordenadora do eHealth Inovation Center do Inatel, reforça a importância do tema nos dias atuais, com crescente aumento da população idosa:

“A discussão sobre tecnologia assistiva no Brasil, hoje, não é apenas desejável, é estratégica para a saúde pública, educação, produtividade econômica, inovação tecnológica, proteção de direitos e preparação do país para o rápido envelhecimento populacional.”

O evento contou com duas categorias: a primeira, presencial, com soluções que envolvem tanto Hardware quanto Software, e categoria online, que focou no desenvolvimento de aplicativos para solucionar os problemas apresentados. Ao total, foram de 240 inscritos na competição e 25 equipes participando das classificatórias.
Finalistas apresentam soluções em batalha de pitch


A decisão contou com oito equipes finalistas na categoria presencial e três na modalidade online. Os competidores, que foram os campeões das etapas regionais do Biochallenge, se enfrentaram em uma batalha de pitch para defender seus projetos e responder aos avaliadores. Os participantes da categoria online se apresentaram ocorrerá de forma 100% remota, enquanto a categoria presencial contou com algumas apresentações presenciais no Inatel.

O evento trouxe aplicações diversificadas para solucionar os problemas apresentados, como protótipos de assistentes inteligentes para uso adequado de medicamentos, sistemas contra quedas, aplicativos de auxílio e prevenção da incontinência urinária e muito mais.

O evento contribui na missão do Instituto de fomentar o desenvolvimento científico e tecnológico, contribuindo para o desenvolvimento regional e nacional, além de oferecer aos participantes oportunidades de aprendizado e crescimento. Rita reforça: “o Biochallenge Brasil traz para os participantes mentorias e workshops para auxiliar no desenvolvimento da ideia e do projeto, com profissionais de diversas áreas, tanto de tecnologia, negócio e saúde. Além de instigar os alunos a pensarem em soluções para problemas reais.”

As equipes campeãs receberam uma mentoria sobre carreira, protagonismo e empreendedorismo e, além disso, os primeiros colocados de cada categorias ganharam um ingresso para o Congresso Brasileiro de Engenharia Biomédica de 2026, que ocorrerá em Fortaleza (CE).

Encerramento da Semana da Biomédica
O Biochallenge Brasil ocorreu logo após a Semana da Engenharia Biomédica (SEBI) do Inatel, evento anual que traz inovação, conhecimento prático e tecnologia para os alunos do curso. Realizada de 19 a 21 de agosto, a SEBI preencheu o campus com workshops, palestras, mini cursos e capacitações para os estudantes.

A edição deste ano contou com programação dedicada à convergência entre tecnologia e saúde em um formato interdisciplinar, em busca de capacitar profissionais entre essas áreas e potencializar aplicações em benefício da saúde. Além disso, o evento promoveu a Campanha Social de Doação de Medicamentos, em que os participantes poderão doar medicamentos fora do prazo de validade em troca de horas complementares.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

UFLA CELEBRA CHEGADA DAS OITO PRIMEIRAS EMPRESAS RESIDENTES NO PARQUE TECNOLÓGICO IPÊTECH LAVRAS

Oito empresas receberam as chaves de suas instalações no parque tecnológico IpêTech Lavras na última quinta-feira (11/12). A entrega ocorreu durante o evento Virada de Chave, promovido pela Diretoria de Parques Tecnológicos (DPT), que celebrou o início do programa de residência no empreendimento. Os editais aos quais as empresas de base tecnológica se candidataram foram publicados em julho deste ano, em chamamento público de fluxo contínuo. As primeiras oito empresas residentes são a AgScam, que desenvolve tecnologias para o agro; a Biominas, com produção de soluções tecnológicas sustentáveis e estratégicas em Sustentabilidade Ambiental, Social e de Governança (ESG); a Coffee Experts, com tecnologias para o café; a Compilart Tecnologia, com soluções para o mercado de food service; a Levty, focada em serviços de transformação digital e softwares customizados; a Ceifa, voltada à inovação em mecanização agrícola; a Biomip Agentes Biológicos Ltda., com inovações em controle biológico de pr...

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

PROJETO CRIA RECEBE PRÊMIO DO ESPORTE MINEIRO 2017

O assessor do reitor para Assuntos de Parcerias, professor Antônio Nazareno Guimarães Mendes, esteve na solenidade para receber o Prêmio O Projeto Cria (Centro Regional de Iniciação ao Atletismo), da Universidade Federal de Lavras (UFLA), idealizado e coordenado pelo professor de Educação Física Fernando de Oliveira, recebeu nesta semana o “Prêmio do Esporte Mineiro 2017”, concedido pelo Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Esportes (Seesp).  A solenidade de premiação ocorreu no auditório da Escola Estadual Governador Milton Campos, em Belo Horizonte, e contou com a participação de distintos atletas e autoridades.   Além de esportistas, o evento também premiou membros da sociedade civil, gestores municipais e entidades que se destacaram nos programas esportivos do Governo de Minas Gerais no decorrer de 2017 e/ou que contribuíram com o fomento do esporte no estado. Para o professor Fernando é uma satisfação obter essa homenage...