Pular para o conteúdo principal

DINÂMICA PRODUTIVA BRASILEIRA TEVE QUEDA NO MÊS DE JUNHO


No mês de junho, o Indicador de Dinâmica Produtiva (IdP) do Brasil apresentou o maior recuo neste ano de 2025, enquanto que em Minas Gerais o resultado foi uma estabilidade. O IdP é um indicador conjuntural calculado mensalmente pelo Grupo de Pesquisas e Estudos Socioeconômicos (GESEc) do Instituto Federal do Sul de Minas (Campus Carmo de Minas), em parceria com o Departamento de Pesquisa do Grupo UNIS e o GEESUL.

No seu cálculo, o IdP considera os dados divulgados pelo IBGE, sendo eles: Levantamento Sistemático da Produção Agrícola (LSPA), a Pesquisa Industrial Mensal (PIM), a Pesquisa Mensal do Comércio Varejista Ampliado (PMC) e a Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), todos com dois meses de defasagem.

A dinâmica produtiva brasileira teve recuo de -0,71% em junho comparada com maio. O resultado que mais chamou a atenção foi do setor de comércio e serviços, cuja queda foi de -1,09%, com os serviços crescendo 0,31% e o comércio varejista ampliado caindo -2,50%. O setor agrícola ficou estável 0,01%. Por outro lado, a indústria teve leve expansão de 0,09% após o recuo ocorrido no mês anterior (-0,55%). Ao compararmos a dinâmica produtiva de junho deste ano com o mesmo mês de 2024, verifica-se uma retração de -0,34% na série sem o ajuste sazonal. De acordo com o professor Pedro Portugal, coordenador da pesquisa, “esses resultados mostram que a economia brasileira se arrefeceu no segundo trimestre de 2025 e permite dirimir as dúvidas sobre a efetividade da política monetária contracionista do Banco Central, reforçando a percepção de que não se fazem mais necessárias novas elevações da taxa básica de juros”.

O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), que é considerado uma prévia do PIB nacional, ficou em -0,1% no mês de junho. Ambos os indicadores, IdP e IBC-Br, confirmam a desaceleração na economia brasileira.

A economia de Minas Gerais ficou estável em junho, com leve alta de 0,05%. Foi possível verificar um padrão semelhante com o caso nacional, visto que o setor com maior queda foi o de comércio e serviços (-1,33%), destacando os serviços com recuo de -1,21% e o comércio varejista ampliado caindo -1,46%. A indústria, após dois meses com fortes quedas, se recuperou e cresceu 2,80% em junho. O setor agrícola ficou estável (0%). “Também para o estado de Minas Gerais foi possível verificar que o segundo trimestre apresentou uma desaceleração econômica, com consideráveis volatilidades no comportamento dos setores industrial e de comércio e serviços” afirmou o professor Pedro.

O coordenador da pesquisa afirma que “para o mês de julho, as perspectivas são de crescimento do indicador a nível nacional e estadual, com provável expansão do setor agrícola e de comércio e serviços. Já o setor industrial deve apresentar recuo devido às incertezas oriundas do anúncio inicial de aumento das tarifas de importação dos Estados Unidos ocorrido naquele mês”.

Confira a pesquisa completa clicando aqui.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

PROJETO CRIA RECEBE PRÊMIO DO ESPORTE MINEIRO 2017

O assessor do reitor para Assuntos de Parcerias, professor Antônio Nazareno Guimarães Mendes, esteve na solenidade para receber o Prêmio O Projeto Cria (Centro Regional de Iniciação ao Atletismo), da Universidade Federal de Lavras (UFLA), idealizado e coordenado pelo professor de Educação Física Fernando de Oliveira, recebeu nesta semana o “Prêmio do Esporte Mineiro 2017”, concedido pelo Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Esportes (Seesp).  A solenidade de premiação ocorreu no auditório da Escola Estadual Governador Milton Campos, em Belo Horizonte, e contou com a participação de distintos atletas e autoridades.   Além de esportistas, o evento também premiou membros da sociedade civil, gestores municipais e entidades que se destacaram nos programas esportivos do Governo de Minas Gerais no decorrer de 2017 e/ou que contribuíram com o fomento do esporte no estado. Para o professor Fernando é uma satisfação obter essa homenage...

COM APOIO DO GOVERNO DE MINAS, GRUPO CANADENSE ANUNCIA INVESTIMENTO DE R$ 1,8 BILHÃO EM ARAXÁ

McCain, líder global na produção de batatas pré-fritas congeladas, vai se expandir com maior aporte da história da empresa na região A cidade de Araxá, no Alto Paranaíba, vai receber um novo impulso econômico com o anúncio de expansão da unidade da McCain, indústria canadense especializada na produção de batatas pré-fritas congeladas, cujo investimento será de R$ 1,8 bilhão. Este aporte, inteiramente privado, será voltado para a ampliação da capacidade produtiva da empresa entre 2025 e 2027. O projeto foi anunciado em cerimônia realizada nesta segunda-feira (8/12). Ele inclui novas linhas de produção, aumento das áreas de armazenagem e estima-se que mais de 350 empregos sejam criados, além da participação de mais de mil profissionais no setor agrícola. “Fico muito feliz com mais esse investimento atraído para Minas Gerais, que hoje é o estado que mais produz batatas pré-fritas no país. É uma ação que vai gerar empregos e movimentar a cadeia produtiva no estado”, disse o governador Rome...