Pular para o conteúdo principal

DINÂMICA PRODUTIVA BRASILEIRA TEVE QUEDA NO MÊS DE JUNHO


No mês de junho, o Indicador de Dinâmica Produtiva (IdP) do Brasil apresentou o maior recuo neste ano de 2025, enquanto que em Minas Gerais o resultado foi uma estabilidade. O IdP é um indicador conjuntural calculado mensalmente pelo Grupo de Pesquisas e Estudos Socioeconômicos (GESEc) do Instituto Federal do Sul de Minas (Campus Carmo de Minas), em parceria com o Departamento de Pesquisa do Grupo UNIS e o GEESUL.

No seu cálculo, o IdP considera os dados divulgados pelo IBGE, sendo eles: Levantamento Sistemático da Produção Agrícola (LSPA), a Pesquisa Industrial Mensal (PIM), a Pesquisa Mensal do Comércio Varejista Ampliado (PMC) e a Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), todos com dois meses de defasagem.

A dinâmica produtiva brasileira teve recuo de -0,71% em junho comparada com maio. O resultado que mais chamou a atenção foi do setor de comércio e serviços, cuja queda foi de -1,09%, com os serviços crescendo 0,31% e o comércio varejista ampliado caindo -2,50%. O setor agrícola ficou estável 0,01%. Por outro lado, a indústria teve leve expansão de 0,09% após o recuo ocorrido no mês anterior (-0,55%). Ao compararmos a dinâmica produtiva de junho deste ano com o mesmo mês de 2024, verifica-se uma retração de -0,34% na série sem o ajuste sazonal. De acordo com o professor Pedro Portugal, coordenador da pesquisa, “esses resultados mostram que a economia brasileira se arrefeceu no segundo trimestre de 2025 e permite dirimir as dúvidas sobre a efetividade da política monetária contracionista do Banco Central, reforçando a percepção de que não se fazem mais necessárias novas elevações da taxa básica de juros”.

O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), que é considerado uma prévia do PIB nacional, ficou em -0,1% no mês de junho. Ambos os indicadores, IdP e IBC-Br, confirmam a desaceleração na economia brasileira.

A economia de Minas Gerais ficou estável em junho, com leve alta de 0,05%. Foi possível verificar um padrão semelhante com o caso nacional, visto que o setor com maior queda foi o de comércio e serviços (-1,33%), destacando os serviços com recuo de -1,21% e o comércio varejista ampliado caindo -1,46%. A indústria, após dois meses com fortes quedas, se recuperou e cresceu 2,80% em junho. O setor agrícola ficou estável (0%). “Também para o estado de Minas Gerais foi possível verificar que o segundo trimestre apresentou uma desaceleração econômica, com consideráveis volatilidades no comportamento dos setores industrial e de comércio e serviços” afirmou o professor Pedro.

O coordenador da pesquisa afirma que “para o mês de julho, as perspectivas são de crescimento do indicador a nível nacional e estadual, com provável expansão do setor agrícola e de comércio e serviços. Já o setor industrial deve apresentar recuo devido às incertezas oriundas do anúncio inicial de aumento das tarifas de importação dos Estados Unidos ocorrido naquele mês”.

Confira a pesquisa completa clicando aqui.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAXAMBU VAI SE TRANSFORMAR NA CIDADE DE CORAIS COM O CANTA BRASIL 2025

Aberto ao público, evento vai reunir 18 grupos de diferentes cidades com apresentações no Hotel Glória Caxambu e em vários locais da cidade do Sul de Minas Entre os dias 14 e 17 de agosto, a Caxambu, localizada no Circuito das Águas, será palco do Canta Brasil 2025, um dos maiores festivais de corais do país. O evento musical vai reunir 18 grupos de diferentes cidades da Bahia, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo. O Canta Brasil 2025 homenageia este ano o saudoso maestro José Henrique Martins (Zeca), idealizador do evento, e o Maestro José Valoni Féo pelos 50 anos de vida artística e dedicação ao canto coral, regente do coral da Associação Bosque Marapendi, do Rio de Janeiro. A cerimônia de abertura será no dia 14 de agosto, às 19 horas, no Hotel Glória Caxambu, e o encerramento no domingo, dia 17, às 8h30, no Parque das Águas. Durante quatro dias, corais vão mostrar um repertório variado e bastante atrativo. A programação prevê diversas apresentações nos dia...

ELEIÇÕES NA UFLA

A Comunidade Universitária trouxe a tona essa semana dois nomes fortes para a “Reconstrução” da Universidade Federal de Lavras (Ufla). Eles têm no currículo páginas dedicadas ao trabalho realizado na universidade, trabalho este que marcou duas gestões como sendo históricas. Encabeça a chapa o Professor José Roberto Soares Scolforo, tendo como vice o Professor Jackson Antônio Barbosa. Ambos com o nome já grafado na história desta instituição centenária, pelo trabalho prestado não só na área didática como também no campo administrativo, onde Scolforo atuou por dois mandatos como Reitor e Jackson como Prefeito do Campus (cargo este transformado em Pró-reitor de Infraestrutura e Logística). Quem acompanha a Ufla nos últimos 12 anos, é testemunha que o período entre 2012 e abril de 2020 foi de uma transformação fantástica na universidade.  Scolforo usou sua capacidade administrativa para colocar a universidade entre as primeiras do ranking nacional. Projetou também o nome da Ufla intern...

CRESCIMENTO ORDENADO

São célebres e recorrentes exemplos de cidades que, ao experimentar ciclos duradouros de crescimento, deixaram de lado o planejamento urbano e viram parte dos avanços conquistados se converter em degradação.    Para fugir desse indesejável efeito colateral do desenvolvimento, Pouso Alegre, no Sul de Minas, se dedica à modernização das leis que regimentam o uso, a ocupação do solo e a disposição urbana em todas as suas dimensões. Não se trata de uma discussão trivial. Até o final de 2013, ao menos quatro projetos de leis foram elaborados pelo Executivo e aprovados pela Câmara de Vereadores com a missão de estabelecer as regras fundamentais sobre as quais será baseada a expansão urbana da cidade pelas próximas décadas, quando sua população pode triplicar, se aproximando de 500 mil habitantes. O conjunto de leis moderniza e complementa o Plano Diretor Municipal, estabelecendo critérios a serem observados na construção e disposição de imóveis, conforme sua localização e fi...