Pular para o conteúdo principal

ESTUDANTE CRIA ESTAÇÃO DE MONITORAMENTO DO PORTÁTIL E DE BAIXO CUSTO

Dispositivo desenvolvido na área de Engenharia Elétrica revelou baixa qualidade do ar em Nepomuceno

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de sete milhões de mortes prematuras ao ano estão relacionadas à poluição. Nas grandes cidades, a baixa qualidade do ar é facilmente percebida pela população, mas esse problema já não é mais exclusividade dos grandes centros.

Essa informação foi comprovada pelo formando em Engenharia Elétrica do campus Nepomuceno Joel Garcia. Ele criou, durante o seu trabalho de conclusão de curso, um dispositivo compacto, fácil de instalar e de transportar capaz de monitorar a concentração de ozônio, monóxido de carbono, partículas em suspensão (poeira), umidade relativa do ar e temperatura ambiente.

A pequena estação de monitoramento foi instalada nas proximidades do campus, na Avenida Monsenhor Luís Gonzaga, e os resultados revelaram um dado preocupante: a qualidade do ar em Nepomuceno apresentou parâmetros abaixo dos níveis recomendados por órgãos de saúde, o que pode representar riscos à população.

“Mesmo em cidades pequenas, os níveis de poluição do ar, em certos momentos, estão acima dos limites aceitáveis pelos órgãos reguladores. Isso mostra a importância de monitoramento ambiental constante, mesmo fora dos grandes centros urbanos”, concluiu o pesquisador.

Dispositivo simples e portátil
O diferencial da estação criada é a facilidade de transporte e de instalação. Segundo o professor do Departamento de Engenharia Elétrica e orientador da pesquisa, Alencar de Souza, a estação é composta por um conjunto de sensores integrados com um microcontrolador, cujos dados são salvos em um cartão de memória (SD) e podem ser enviados por mensagem SMS.

Pensado para ser compacto e fácil de instalar, o dispositivo necessita apenas de uma fonte de alimentação comum (127V ou 220V). “Isso abre a possibilidade de expandir a aplicação para outros locais, inclusive com foco em comunidades escolares ou bairros específicos. Futuramente, a ideia é trabalhar em melhorias na comunicação em plataformas on-line de monitoramento em tempo real,” projeta o Engenheiro Eletricista Joel Garcia.

A ideia, agora, é disponibilizar o projeto para ser replicado em outras partes do país ou do mundo, segundo o professor Alencar, uma vez que os custos restringem uma produção em escala do aparelho. “Temos planos de fazer mais algumas estações e distribuí-las na cidade e na região, todavia, como esta foi feita com nossos próprios recursos, estamos no momento sem poder avançar”, finaliza o professor Alencar.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SAIBA COMO ESCOLHER OS TIPOS DE FOGOS DE ARTIFÍCIO

Produtos podem ser utilizados em diferentes ocasiões e por qualquer pessoa, e há também opções para o público infantil Eles têm várias cores, formatos e não podem faltar em comemorações e grandes eventos. Os fogos de artifício encantam por sua beleza e, quando utilizados conforme as orientações na embalagem, não oferecem perigo para quem os manuseia ou para o público que prestigia o show pirotécnico.  Diante disso, é preciso saber escolher adequadamente o tipo de fogo de artifício que será utilizado e o local indicado. O vice-presidente do Sindicato das Indústrias de Explosivos no Estado de Minas Gerais (Sindiemg), Magnaldo Filho, explica que os fogos de artifício são divididos em quatro classes, que se diferem, basicamente, pelo tipo de artefato e a quantidade de massa pirotécnica contida em cada um.  “Os produtos da classe A tem venda livre e são os fogos mais simples, com pouco ou sem estampido, e que produzem efeitos visuais. Esse tipo é indicado para q...

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

TOMBAMENTO DE CARRETA

Tombou, agora, uma carreta de cerveja na Rodovia Fernão Dias (BR-3821), na pista sentido Belo Horizonte, no km 721, na região de Carmo da Cachoeira. A faixa da esquerda está interditada em os ambos sentidos. No momento, trânsito está fluindo sem lentidão. Motorista sem ferimentos graves. Imagens @transitofernaodias *Por Sebastião Filho