TONI REIS É NOMEADO PARA O CONSELHO DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO SOCIAL SUSTENTÁVEL DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA
Aliança Nacional LGBTI+ celebra a indicação como avanço na agenda de diversidade e participação social
O CDESS, também conhecido como o “Conselhão do Lula”, é um colegiado composto por representantes da sociedade civil, criado originalmente em 2003 e recriado pela Medida Provisória nº 1.154, de 1º de janeiro de 2023. Trata-se de um órgão de assessoramento direto ao Presidente da República, com a missão de contribuir para a formulação de políticas e diretrizes voltadas ao desenvolvimento econômico, social e sustentável do País.
A participação no Conselho é reconhecida como uma das formas mais relevantes de exercício da cidadania e da democracia participativa, ao reunir empresários, sindicalistas, artistas, pesquisadores, ativistas e lideranças sociais em torno de um propósito comum: pensar e propor caminhos para o desenvolvimento do Brasil. A diversidade dos membros do CDESS possibilita o diálogo plural, a escuta ativa e a construção de consensos, fundamentais para o fortalecimento institucional do Estado brasileiro.
A escolha dos conselheiros é realizada diretamente pelo Presidente da República, com base na trajetória profissional, na representatividade e na disposição de contribuir com a agenda de desenvolvimento nacional. Com a indicação de Toni Reis, o movimento LGBTI+ brasileiro ganha uma nova e importante voz no centro das decisões que impactam o futuro do país.
De acordo com Toni, a indicação é o reconhecimento do trabalho coletivo realizado em prol dos Direitos Humanos.
“Recebo com profunda gratidão e senso de responsabilidade o convite para integrar o Conselho de Desenvolvimento Econômico Social Sustentável. Estar entre as vozes que irão assessorar diretamente o Presidente da República na construção de políticas para o Brasil é uma honra imensa e um reconhecimento do trabalho coletivo que temos feito em defesa dos direitos humanos e da cidadania plena para a população LGBTI+.”
Sobre o Prof. Dr. Toni Reis
Toni Reis é diretor presidente da Aliança Nacional LGBTI+ e uma das principais lideranças do movimento LGBTI+ no Brasil e na América Latina, no qual atua desde o final da década de 1980. É Doutor em Educação, com mestrado em Filosofia e especialização em Sexualidade Humana. Fez dois pós-doutorados em Educação. Possui ainda formação em Dinâmica dos Grupos pela Sociedade Brasileira de Dinâmica dos Grupos, licenciatura em Letras – Português pela Universidade Federal do Paraná e licenciatura em Pedagogia pelo Centro Universitário Internacional UNINTER.
É também diretor científico da coleção Educação e Direitos Humanos: diversidade de gênero, sexual e étnico-racial, da Editora Appris (Curitiba – PR).
Com vasta experiência em políticas públicas, educação e direitos humanos, Toni Reis tem contribuído de forma decisiva para avanços legislativos, institucionais e culturais em prol da população LGBTI+ no Brasil.
Aliança Nacional LGBTI+
A Aliança Nacional LGBTI+ reafirma seu compromisso com a defesa dos direitos humanos, da democracia e do desenvolvimento sustentável, reconhecendo a nomeação de Toni Reis ao CDESS como um importante passo para a ampliação das vozes diversas nos espaços de poder e formulação de políticas públicas.
Comentários