Pular para o conteúdo principal

INATEL INAUGURA SUPERCOMPUTADOR E REFORÇA PROTAGONISMO EM INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E PESQUISA APLICADA


O Instituto Nacional de Telecomunicações (Inatel) realizou, no dia 19 de setembro, a inauguração oficial de sua nova infraestrutura de alto desempenho computacional (HPC), voltada ao desenvolvimento de soluções em inteligência artificial. O equipamento já está em operação desde julho deste ano e foi viabilizado por meio de uma parceria em projeto de P&D apoiado pela Foxconn, com foco em visão computacional e aplicações na área da saúde.

Com capacidade de processar grandes volumes de dados em tempo significativamente reduzido, o supercomputador é coordenado por Cristiani Guimarães, gerente de PDI em Software do Inatel, e conta com 8 GPUs de última geração, clusterização e uso simultâneo por múltiplas frentes de pesquisa. “Estamos otimizando o uso da plataforma para acelerar projetos que exigem alto desempenho, como redes 6G, digital twins, simulações avançadas e IA aplicada. Esse é um passo estratégico para o Instituto e para o ecossistema de inovação mineiro como um todo”, afirmou a gestora.

A inauguração foi integrada à programação do Workshop de Inteligência Artificial, promovido pelo Inatel, que reuniu representantes da indústria, governo e academia para debater os desafios e as aplicações da IA em diferentes setores. Participaram do evento especialistas da Foxconn, Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (FAPEMIG) da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii). Ao longo da programação, também foram expostas soluções desenvolvidas no Inatel com uso de IA em aplicações práticas.

Durante a cerimônia, o MCTI foi homenageado pelo apoio a iniciativas estratégicas da instituição. Em nome do Ministério, Hamilton José Mendes da Silva, diretor do Departamento de Incentivos às Tecnologias Digitais, destacou a atuação do Inatel como parceiro de referência em políticas públicas e inovação tecnológica:

Além da operação do HPC, a parceria com a NVIDIA também prevê capacitações oficiais e acesso ao ecossistema Omniverse, com ferramentas e modelos para acelerar o desenvolvimento de soluções voltadas à indústria 4.0, setor automotivo e área da saúde. A plataforma foi projetada com arquitetura modular e escalável, permitindo integração com projetos futuros e consolidando o Inatel como uma das primeiras instituições privadas de Minas Gerais a operar um HPC próprio.

O supercomputador também deverá apoiar novas iniciativas de PD&I em sinergia com o Plano Brasileiro de Inteligência Artificial (PBIA), contribuindo para consolidar o papel do Inatel como um centro de excelência em tecnologias digitais emergentes.

*Da assessoria do Inatel

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

BOLSONARO CONDENADO

Nesta quinta-feira (11), a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal decidiu, por maioria, condenar os oito réus do Núcleo 1 da ação penal 2668, a trama golpista. A AP 2668 tem como réus os oito integrantes do Núcleo 1 da tentativa de golpe, ou “Núcleo Crucial”, segundo a Procuradoria-Geral da República (PGR): o deputado federal Alexandre Ramagem, ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin); o almirante Almir Garnier, ex-comandante da Marinha; Anderson Torres, ex-ministro da Justiça e ex-secretário de Segurança Pública do DF; o general Augusto Heleno, ex-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI); o tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro (réu-colaborador); o ex-presidente da República Jair Bolsonaro; o general Paulo Sérgio Nogueira, ex-ministro da Defesa; e o general da reserva Walter Braga Netto, ex-ministro da Casa Civil e da Defesa. A acusação envolveu os crimes de tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de E...

ANTT EM PERDÕES

O prefeito Teco, o vice Totonho, o presidente da Câmara Jhonny e os vereadores Luizinho e Wagão, receberam ontem os técnicos da Agência Nacional de Transportes Terrestre (ANTT), Allan Milagres e Carlos Alvisi para discutir "in loco" às modificações nos acessos em áreas prioritárias de Perdões.

O CASO FUNDECC

Comparando as falas do Reitor com o Relatório elaborado pelo Adriano Higino O reitor da Universidade Federal de Lavras (UFLA) disse em uma reunião do Conselho Universitário (CUNI) que a Fundação para o Desenvolvimento Científico e Cultural (Fundecc) estava com graves problemas financeiros e que havia indícios de desvio de recursos públicos nos projetos geridos pela fundação. Quem assistiu a fala do Reitor no Conselho Universitário entendeu que a FUNDECC estava com os dias contados e que, em breve, vários professores da universidade teriam que explicar esses indícios de irregularidades para as autoridades. Pois bem, ao que parece, o Reitor, por algum motivo, desistiu de apurar as “supostas irregularidades” na FUNDECC, ou, pelo menos, de compartilhar essa apuração com o CUNI, que é o órgão deliberativo máximo da instituição. Também, ao que parece, o Reitor transmitiu informações incorretas ao explicar a situação financeira da FUNDECC. Pelo menos é isso que consta no relatório escrito pel...