Pular para o conteúdo principal

MPF APURA RESPONSABILIDADE DA ALIANÇA ENERGIA NA MORTE DE 6,8 TONELADAS DE PEIXES EM LAVRAS


O Ministério Público Federal (MPF) instaurou um inquérito civil para apurar a responsabilidade da concessionária Aliança Geração de Energia S.A. pela morte de cerca de 6,8 toneladas de peixes nativos. A abertura do inquérito foi publicada no Diário Oficial do MPF desta segunda-feira (29).

O incidente ocorreu em março de 2016 durante a operação do Sistema de Transposição para Peixes (STP) da Usina Hidrelétrica Engenheiro José Mendes Júnior — mais conhecida como Hidrelétrica Funil —, localizada no rio Grande, entre os municípios de Perdões e Lavras, no Sul de Minas.

A expressiva mortandade de peixes ocorreu durante manutenções em um mecanismo criado para permitir a passagem de cardumes pelo barramento da hidrelétrica. Segundo os autos, o sistema de transposição provocou falta de oxigênio na água, causando a morte de entre 4 e 6,8 toneladas de peixes nativos da região.

Condenação anterior
Em 2020, a Justiça Federal condenou a Aliança Energia por crime de poluição hídrica em razão do mesmo episódio. A empresa foi responsabilizada pela morte de mais de quatro toneladas de peixes e obrigada a pagar multa de aproximadamente R$ 13 milhões — valor dividido em prestações para custeio de programas ambientais, no montante mensal de R$ 1,5 milhão, a ser pago durante 8 meses e 15 dias.

À época do acidente, a Aliança Energia tinha como principais acionistas a Vale S.A. (55%) e a Cemig (45%).

A Justiça apontou negligência da usina na condução da situação.

“Houve indubitavelmente comportamento negligente, imprudente e imperito da acusada, não só por não promover a manutenção do equipamento, mas também por não se certificar de que todas as medidas de cautela já haviam sido tomadas antes de iniciar o procedimento de drenagem”, registra trecho da sentença do juiz federal Daniel Castelo Branco Ramos, titular da Vara Federal Única e diretor da Subseção Judiciária de Lavras.

*Por Guilherme Jorgui, de O Fator

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SAIBA COMO ESCOLHER OS TIPOS DE FOGOS DE ARTIFÍCIO

Produtos podem ser utilizados em diferentes ocasiões e por qualquer pessoa, e há também opções para o público infantil Eles têm várias cores, formatos e não podem faltar em comemorações e grandes eventos. Os fogos de artifício encantam por sua beleza e, quando utilizados conforme as orientações na embalagem, não oferecem perigo para quem os manuseia ou para o público que prestigia o show pirotécnico.  Diante disso, é preciso saber escolher adequadamente o tipo de fogo de artifício que será utilizado e o local indicado. O vice-presidente do Sindicato das Indústrias de Explosivos no Estado de Minas Gerais (Sindiemg), Magnaldo Filho, explica que os fogos de artifício são divididos em quatro classes, que se diferem, basicamente, pelo tipo de artefato e a quantidade de massa pirotécnica contida em cada um.  “Os produtos da classe A tem venda livre e são os fogos mais simples, com pouco ou sem estampido, e que produzem efeitos visuais. Esse tipo é indicado para q...

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

COMUNICADO AMG BRASIL

A AMG Brasil recebeu da Comissão Nacional de Energia Nuclear – CNEN, na tarde desta segunda-feira, dia 10/07, a informação da recuperação dos dois equipamentos medidores de polpa furtados no último mês de junho, da sua unidade operacional localizada em Nazareno e São Tiago (região do Campo das Vertentes/MG). Tais equipamentos foram localizados em um estabelecimento comercial que atua com revenda de sucata no estado de São Paulo. Os equipamentos localizados serão encaminhados à AMG Brasil de acordo com as orientações e diretrizes de manipulação e segurança determinadas pela CNEN. A AMG Brasil já comunicou o fato à Polícia Civil de Nazareno (MG). A AMG Brasil reforça que está sendo conduzida investigação interna independente a fim que sejam apurados os fatos que deram ensejo ao furto ocorrido, e sejam adotadas medidas de melhoria e mitigação de riscos em relação aos seus processos internos de controle. Conforme já esclarecido anteriormente, tais medidores de densidade de polpa são comume...