A Rede da Igualdade Racial de Poços de Caldas participou, na última quinta-feira (18), do Festival Negritudes Globo em São Paulo/SP. A rede foi representada por uma comitiva formada por cinco mulheres. O evento ocupou o Sesc Pompeia com um dia de celebração e reflexões sobre a potência da cultura negra no Brasil.
O encontro vibrante, profundo e inesquecível contou com mais de 11,5 mil pessoas vivendo momentos de muita troca, afeto e reconhecimento ao valor da ancestralidade negra. Já na 9ª edição, o Negritudes Globo tem como objetivo trazer o protagonismo negro para o audiovisual.
A iniciativa reuniu criadores de conteúdo e ativistas para celebrar a pluralidade da cultura brasileira, reconhecendo a ancestralidade, conectando o presente e apontando para o futuro. Na programação, que contou com diálogos, oficinas e apresentações artísticas, destaque para nomes como Lázaro Ramos, Antônio Pitanga, Thiaguinho, Xamã, L7nnon, Jennifer Nascimento, Rita Batista e Jotapê, com curadoria em parceria com o Sesc São Paulo e patrocínio da Natura.
Um monólogo do ator e diretor Antônio Pitanga sobre a importância das histórias negras e da ancestralidade como pilar de conexão levou emoção à abertura do evento. Na sequência, uma série de painéis trouxeram reflexões sobre legado, pertencimento, identidade e transformação.
Comentários