Pular para o conteúdo principal

REDE DA IGUALDADE RACIAL DE POÇOS MARCA PRESENÇA NO FESTIVAL NEGRITUDES GLOBO

 


A Rede da Igualdade Racial de Poços de Caldas participou, na última quinta-feira (18), do Festival Negritudes Globo em São Paulo/SP. A rede foi representada por uma comitiva formada por cinco mulheres. O evento ocupou o Sesc Pompeia com um dia de celebração e reflexões sobre a potência da cultura negra no Brasil.

O encontro vibrante, profundo e inesquecível contou com mais de 11,5 mil pessoas vivendo momentos de muita troca, afeto e reconhecimento ao valor da ancestralidade negra. Já na 9ª edição, o Negritudes Globo tem como objetivo trazer o protagonismo negro para o audiovisual.

“O Festival reuniu diversas figuras negras importantes, como artistas, comunicadores e pensadores. Foi indescritível e muito importante para nós, enquanto rede. Foi um momento de fortalecimento, de troca e contato com pessoas relacionadas à causa negra não só de diversos estados brasileiros como também de países como Nigéria e Angola, para debater temas como cultura, comunicação e ancestralidade”, conta a educadora social e publicitária Maria Carolina Fernandes. Além dela, também participaram do festival as integrantes da Rede da Igualdade Racial de Poços: Diva Santos, Pamela Nogueira, Ana Cecília Domingos e Lucimara Fernandes.

A iniciativa reuniu criadores de conteúdo e ativistas para celebrar a pluralidade da cultura brasileira, reconhecendo a ancestralidade, conectando o presente e apontando para o futuro. Na programação, que contou com diálogos, oficinas e apresentações artísticas, destaque para nomes como Lázaro Ramos, Antônio Pitanga, Thiaguinho, Xamã, L7nnon, Jennifer Nascimento, Rita Batista e Jotapê, com curadoria em parceria com o Sesc São Paulo e patrocínio da Natura.

Um monólogo do ator e diretor Antônio Pitanga sobre a importância das histórias negras e da ancestralidade como pilar de conexão levou emoção à abertura do evento. Na sequência, uma série de painéis trouxeram reflexões sobre legado, pertencimento, identidade e transformação.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTA À IMPRENSA

A Cemig informa que os desligamentos de curta duração (piques de energia) percebidos em Ribeirão Vermelho e em alguns bairros de Lavras na noite desta terça-feira (22), foram decorrentes de manobras operativas para remanejamento temporário de cargas entre circuitos, devido a uma intervenção emergencial na rede de energia que abastece parte da cidade. Os piques de energia também aconteceram após a conclusão dos serviços, durante as manobras para retornar o sistema elétrico à sua configuração original. A companhia esclarece que, embora os piques de energia causem incômodo, foram imprescindíveis para evitar uma interrupção do fornecimento de energia de maior duração, que traria mais prejuízos à população. A Cemig destaca que estão previstos investimentos na modernização da subestação de energia instalada na cidade de Lavras. As obras, que serão iniciadas na próxima semana, trarão ganhos significativos à melhoria do sistema elétrico na região.

CCJ REJEITA PEC QUE EXIGE AUTORIZAÇÃO PARA AÇÃO PENAL CONTRA PARLAMENTARES

O relator, Alessandro Vieira, apresentou relatório contrário à proposta e foi seguido pelos senadores Senador Alessandro Vieira   A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) rejeitou nesta quarta-feira (24) a proposta de emenda à Constituição que exige autorização prévia da Câmara dos Deputados ou do Senado para abertura de ação penal contra parlamentares (PEC 3/2021). Os senadores aprovaram por unanimidade o parecer do senador Alessandro Vieira (MDB-SE) contrário à matéria. A decisão final caberá ao Plenário do Senado. A proposição altera a Constituição para, essencialmente, determinar que os membros do Congresso Nacional não poderão ser processados criminalmente sem prévia licença de sua Casa (Câmara ou Senado). Além disso, o texto estabelece que a deliberação sobre essa licença se daria por voto secreto da maioria absoluta dos membros da Casa respectiva, devendo ocorrer em até 90 dias do recebimento da ordem do Supremo Tribunal Federal (STF). A PEC foi aprovada em 17 de setembro ...

TOMBAMENTO DE CARRETA

Tombou, agora, uma carreta de cerveja na Rodovia Fernão Dias (BR-3821), na pista sentido Belo Horizonte, no km 721, na região de Carmo da Cachoeira. A faixa da esquerda está interditada em os ambos sentidos. No momento, trânsito está fluindo sem lentidão. Motorista sem ferimentos graves. Imagens @transitofernaodias *Por Sebastião Filho