Pular para o conteúdo principal

AUMENTO DO CONSUMO DE PRODUTOS DE OVINOS E CAPRINOS SÃO DISCUTIDOS EM REUNIÃO EM OLIVEIRA


Criadores de ovelhas e de cabras de várias regiões de Minas Gerais estiveram nesta terça-feira (25), na Fazenda São Paulo, em Oliveira, na região Centro-oeste do estado, para discutir os interesses e os desafios do setor, durante a 16ª Reunião da Comissão Técnica de Ovino e Caprinocultura do Sistema Faemg Senar.

Em busca do crescimento, membros da Comissão, produtores e interessados no assunto visitaram o rebanho da propriedade, o frigorífico e ainda fizeram degustações de cortes de carnes de ovelha. De acordo com Paula Lobato, analista de ATeG da Faemg, o objetivo principal é divulgar os produtos de ovinos e de caprinos. “A nossa intenção é valorizar essa cultura, para que a população possa conhecer e consumir mais deste tipo de carne,” comenta.

A divulgação dos produtos é o principal trabalho a ser feito, na opinião do presidente da Comissão Técnica de Ovino e Caprinocultura e diretor da Fazenda São Paulo, Gilmar Rodrigues. “O nosso desafio é tornar visível para o consumidor e, assim, aumentar o consumo da carne do carneiro e do cordeiro, para dar mais oportunidade para os produtores dessa cadeia,” afirma.

A Fazenda São Paulo, que recebeu o evento, é considerada referência em ovino e caprinocultura, apesar de ter diversidade produtiva que inclui a silvicultura, suinocultura, cafeicultura e a pecuária de corte.

Segundo dados da Pesquisa da Pecuária Municipal, do IBGE, Minas Gerais tem um rebanho cerca 71 mil cabeças de caprinos e 18 mil de ovinos. Dentro do estado, os maiores rebanhos estão na região Norte de Minas, seguida pela Zona da Mata, Sul de Minas e Triângulo. Em comparação aos outros estados do país, Minas fica na 17ª posição em número de cabeças.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

BELEZAS DO CAMPUS

Se você já caminhou pelo campus da UFLA e olhou para o alto, provavelmente se deparou com esse incrível símbolo da biodiversidade brasileira: o tucano. Com seu longo bico alaranjado e plumagem preta, ele chama atenção por sua beleza e importância ecológica. No entanto, não se engane: apesar de ser encantador, o tucano é considerado um animal silvestre e predador. Os tucanos costumam viver em pares ou em bandos de até duas dezenas, deslocando-se em fila indiana durante o voo. Eles são considerados onívoros e sua alimentação é variada. Apesar de uma dieta majoritariamente composta por frutas e insetos, eles também se alimentam de ovos, filhotes de outras aves e pequenos vertebrados, revelando uma notável adaptabilidade alimentar. É fundamental destacarmos o importante papel que essas aves desempenham na natureza. Ao espalharem sementes durante seus voos, elas promovem a regeneração das florestas. Isso reforça a importância de sua preservação e a necessidade de combater a comercialização ...

BOLSONARO CONDENADO

Nesta quinta-feira (11), a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal decidiu, por maioria, condenar os oito réus do Núcleo 1 da ação penal 2668, a trama golpista. A AP 2668 tem como réus os oito integrantes do Núcleo 1 da tentativa de golpe, ou “Núcleo Crucial”, segundo a Procuradoria-Geral da República (PGR): o deputado federal Alexandre Ramagem, ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin); o almirante Almir Garnier, ex-comandante da Marinha; Anderson Torres, ex-ministro da Justiça e ex-secretário de Segurança Pública do DF; o general Augusto Heleno, ex-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI); o tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro (réu-colaborador); o ex-presidente da República Jair Bolsonaro; o general Paulo Sérgio Nogueira, ex-ministro da Defesa; e o general da reserva Walter Braga Netto, ex-ministro da Casa Civil e da Defesa. A acusação envolveu os crimes de tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de E...

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/