Pular para o conteúdo principal

MILITARES DA EPCAR SÃO AGRACIADOS COM A MEDALHA SANTOS DUMONT

cA honraria foi concedida a 130 personalidades, escolhidas por sua contribuição para o desenvolvimento de Minas Gerais e do país

Quatro militares da Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR) receberam a Medalha Santos Dumont do Governo do Estado de Minas Gerais, na útima quinta-feira (20/11), em cerimônia no centro de eventos Vila Foncá, na cidade que leva o nome do Pai da Aviação. Ao todo, 130 Comendas, sendo um Grande Colar, 32 de ouro, 33 de prata e 65 de bronze, foram concedidas a personalidades e instituições com atuação de destaque para o desenvolvimento de Minas Gerais e do Brasil.


O comandante do Corpo de Alunos, tenente-coronel Aviador Marcelo José da Paz Júnior, foi agraciado com a Medalha no grau ouro, e o comandante do Grupo de Saúde de Barbacena (GSAU-BQ), tenente-coronel médico André Luiz Villalba, com o grau prata. O comandante do Grupo de Segurança e Defesa de Barbacena (GSD-BQ), major de Infantaria Antonio Claudino Silva Júnior, e o graduado-Master da Guarnição de Aeronáutica de Barbacena, suboficial Especialista em Eletrônica Marco Aurélio Silva Fonseca, foram agraciados com Medalhas no grau bronze e estiveram presentes na cerimônia.

Para o comandante do GSD-BQ, que nasceu em Ipatinga, no Vale do Aço e cresceu ouvindo as histórias de Santos Dumont, a Comenda reflete o dever dos brasileiros de honrar o legado do Pai da Aviação. "Por ser mineiro, eu conhecia muito bem a importância de Santos Dumont, mas foi quando eu ingressei na EPCAR, em 2004, que eu pude compreender de verdade a grandiosidade das invenções dele para a história da humanidade. A criatividade e a dedicação do Pai da Aviação são inspiração, tanto para os militares da FAB quanto para toda a população brasileira, em qualquer uma das áreas de atuação, porque todas elas são imprescindíveis para a nossa vida cotidiana, tal como para a soberania do País. Estou muitíssimo feliz”, disse.

O suboficial Marco Aurélio também destacou a satisfação de ser agraciado com a Medalha que leva o nome do Pai da Aviação. "Essa Comenda reforça, para mim, o verdadeiro sentido do serviço militar: servir com excelência, honrar os valores que nos sustentam e contribuir para algo maior do que nós mesmos. A distinção marca de forma profunda a minha trajetória e simboliza o reconhecimento por anos de dedicação à missão da EPCAR e à FAB", explicou.

Outros nove militares da FAB foram agraciados, incluindo: o comandante do Centro de Instrução e Adaptação da Aeronáutica (CIAAR), coronel Aviador Jorge Marcelo Martins da Silva (grau ouro); o comandante do Corpo de Alunos do CIAAR, coronel Aviador Ailton David Cabral Júnior (grau prata); a chefe do Grupamento de Apoio de Lagoa Santa, coronel Intendente Luciana do Amaral Corrêa (grau ouro); e a comandante do Grupo de Saúde de Lagoa Santa, tenente-coronel médica Sandra Simon Calado (grau prata).

A solenidade marcou os 152 anos de nascimento de Santos Dumont e contou com a presença do governador de Minas Gerais, Romeu Zema, além de diversas autoridades civis e militares. Ao som da Banda de Música da EPCAR, o público entoou o Hino Nacional Brasileiro e prestigiou os homenageados.

Medalha Santos Dumont
Criada em 1956 pela Lei 1.493, a Medalha Santos Dumont de Minas Gerais foi regulamentada pelo Decreto 5.136, do mesmo ano. É uma Comenda para celebrar o voo histórico do Pai da Aviação com o 14-Bis, o primeiro de uma aeronave mais pesada que o ar.

A honraria é regida por um Conselho Permanente de 22 membros, presidido pelo presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). Cada integrante pode- indicar até quatro nomes por ano.

No ano passado, o Comandante da EPCAR, Brigadeiro do Ar André Luiz Alves Ferreira, foi agraciado com a Medalha no grau ouro. A homenagem a mais militares da Nascente do Poder Aéreo representa o reconhecimento à missão da Escola Preparatória, mas também ao desempenho dos agraciados no cumprimento do serviço à Pátria.

*Com informações da Seção de Comunicação Social, por Tenente Amanda

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

COMUNICADO AMG BRASIL

A AMG Brasil recebeu da Comissão Nacional de Energia Nuclear – CNEN, na tarde desta segunda-feira, dia 10/07, a informação da recuperação dos dois equipamentos medidores de polpa furtados no último mês de junho, da sua unidade operacional localizada em Nazareno e São Tiago (região do Campo das Vertentes/MG). Tais equipamentos foram localizados em um estabelecimento comercial que atua com revenda de sucata no estado de São Paulo. Os equipamentos localizados serão encaminhados à AMG Brasil de acordo com as orientações e diretrizes de manipulação e segurança determinadas pela CNEN. A AMG Brasil já comunicou o fato à Polícia Civil de Nazareno (MG). A AMG Brasil reforça que está sendo conduzida investigação interna independente a fim que sejam apurados os fatos que deram ensejo ao furto ocorrido, e sejam adotadas medidas de melhoria e mitigação de riscos em relação aos seus processos internos de controle. Conforme já esclarecido anteriormente, tais medidores de densidade de polpa são comume...

TOMBAMENTO DE CARRETA

Tombou, agora, uma carreta de cerveja na Rodovia Fernão Dias (BR-3821), na pista sentido Belo Horizonte, no km 721, na região de Carmo da Cachoeira. A faixa da esquerda está interditada em os ambos sentidos. No momento, trânsito está fluindo sem lentidão. Motorista sem ferimentos graves. Imagens @transitofernaodias *Por Sebastião Filho 

GRUPO PIRACANJUBA ENTRA NO MERCADO DE QUEIJOS FINOS COM AQUISIÇÃO DA BÁSEL LACTÉOS

Unidade, localizada em Minas Gerais, passa a ser a décima planta industrial da companhia O Grupo Piracanjuba anuncia a aquisição da Básel Lácteos, indústria especializada em queijos finos, localizada no município de Antônio Carlos, em Minas Gerais, na região da Serra da Mantiqueira. A empresa familiar, cujos fundadores acumulam mais de 50 anos de experiência no setor, é reconhecida pela tradição e pela qualidade de seus produtos. Com a operação, a companhia goiana passa a contar com dez unidades industriais em funcionamento no Brasil. A aquisição está alinhada ao plano de expansão do Grupo Piracanjuba no segmento de queijos especiais e à ampliação de sua presença nacional. Reconhecida por sua linha premium, que inclui variedades como Emmental, Gruyère, Maasdam e Gouda, a Basel Lácteos agrega valor ao portfólio da companhia e fortalece sua atuação em categorias de alto padrão. Neste primeiro momento, o foco da empresa será a manutenção da linha de produção atual. “Nossa prioridade é pre...