"NOS TRILHOS DA MEMÓRIA: O RAMAL FERROVIÁRIO DO TUIUTI", DE RICARDO SOUZA, VALORIZA A HISTÓRIA DA NOSSA REGIÃO
A obra é resultado de uma ampla pesquisa em fontes históricas e depoimentos de moradores, combinando métodos da História Oral e da Antropologia. O trabalho deu origem a dois produtos culturais complementares — o livro, com cerca de 180 páginas, e o documentário — ambos dedicados à preservação da memória coletiva e cultural das comunidades ligadas à antiga ferrovia.
O ramal de Tuiuti, pertencente à Cia. Mogiana de Estradas de Ferro, ligava a Estação de Tuiuti (atual Juréia, distrito de Monte Belo) ao município de Guaxupé. Com 74 quilômetros de extensão e mais de cinco décadas de funcionamento, a ferrovia teve papel marcante no desenvolvimento regional, movimentando pessoas, produtos agrícolas e histórias que se tornaram parte da identidade local.
E visando contribuir para a rememoração histórica dos municípios do Sul de Minas e valorizar a memória coletiva construída ao longo dos anos pelo contato com os trilhos, o autor Ricardo Souza lançou a obra "Nos Trilhos da Memória: o ramal ferroviário do Tuiuti", composta de livro e documentário.
Como Ricardo Luiz de Souza nos conduz nessa história? Primeiro, perscruta as fontes escritas, iconográficas e mapas. Em seguida, mestre na História Oral, apresenta testemunhos dessa impressionante experiência das pessoas com as ferrovias. Não deixa de mencionar a cultura material, os instrumentos de trabalho, as edificações, o acervo ferroviário.
Os protagonistas são as pessoas anônimas e comuns, ao demonstrar como regional, nacional e mundial estão em estreita relação. Ao final da leitura, saímos satisfeitos e inspirados a continuar a explorar a riqueza cultural inesgotável dos trens de Minas!
Baixe o e-book aqui: https://pedroejoaoeditores.com.br/.../nos-trilhos-da.../
Assista ao documentário aqui: https://www.youtube.com/watch?v=eXV9EKdqGNs&t=260s
Exemplar físico? Entre com contato com 35 992307714.

Comentários