Pular para o conteúdo principal

CRISE DERRUBA 'INVERNO CULTURAL' DA UFSJ

A edição deste ano do Inverno Cultural realizado pela Universidade Federal de São João del Rei (UFSJ), a princípio, será reduzido de 15 para 10 dias de atividades, com abertura marcada para o dia 11 e encerramento no dia 19 de julho. A redução das atividades do festival se deve à crise econômica mundial que registra redução na atividade econômica no Brasil e a consequente dificuldade de se buscar patrocínio para as várias atividades previstas inicialmente para o evento. O anúncio foi feito pelo reitor da UFSJ, professor Helvécio Luiz Reis, durante entrevista coletiva, concedida na última segunda-feira. Até aquele momento, segundo o reitor, nenhum dos apoiadores tradicionais do Inverno Cultural havia confirmado suas cotas de patrocínio. "Com esse parecer decidimos reduzir o evento, mas não descartamos a possibilidade de ampliar se conseguirmos o patrocínio", explicou o reitor.

Apesar da dificuldade em captação de recursos, a organização do evento já definiu algumas atividades da programação. A homenagem será ao comediante Sebastião Bernardes de Souza Prata, o Grande Otelo, com o tema "Identidade em trânsito". A UFSJ já definiu mais de 50 eventos entre eles a exposição sobre a vida e obra de Grande Otelo que terá a curadoria da arquiteta e cenógrafa, Márcia Moon, que acompanhou o projeto museográfico do Museu do Futebol em São Paulo. Também já está definida a apresentação da peça musical "Grande Otelo: Êta Muleque Bamba" com a produção da Sarau Agência de Cultura Brasileira, direção de André Paes Leme e texto de Douglas Tourinho. O espetáculo recria a trajetória pessoal e artística do homenageado.

A apresentação da Mimulus Cia. de Dança, de Belo Horizonte, também está confirmada. A companhia traz dez bailarinos para o espetáculo "Dolores" em que os artistas dançarão embalados no mundo e trilha sonora de Almadôvar. As oficinas também estão confirmadas. Serão 58 distribuídas em sete áreas. Nove nas artes cênicas, 17 em música, 10 especiais, sete em arte educação, cinco em artes visuais, cinco em artes plásticas e cinco em literatura. O Festival de Música Pop&Rock também permanecerá e contará com a participação de seis bandas. Os músicos interessados poderão acessar o edital a partir do dia 15 de maio até 8 de junho que estará disponível no site www.invernocultural. ufsj.edu.br .

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.

OPERAÇÃO MAR DE MINAS IV PRENDE MAIS DE 400 PESSOAS E APREENDE R$ 4,7 MILHÕES NA REGIÃO DO LAGO DE FURNAS

Forças de segurança do Estado atuaram de forma integrada com, durante mais de um mês, combatendo irregularidades e crimes A Operação Mar de Minas IV, promovida pelo Governo de Minas com órgaõs federais e instituições parceiras, teve um saldo de 2.376 apreensões feitas pela fiscalização tributária, que somaram R$ 4,7 milhões, e prendeu 401 pessoas, sendo 385 em flagrante. O balanço foi realizado pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), nesta terça-feira (24/6). Os trabalhos começaram no dia 19/5 e se estenderam até o último domingo (22/6). Realizada de força integrada, a operação reuniu as forças de segurança estaduais, federais e instituições parceiras, empregando um efetivo de 617 integrantes, 238 viaturas, 11 embarcações, duas motos aquáticas e um drone. As ações preventivas, repressivas e de fiscalização ocorreram em diferentes pontos da região do Lago de Furnas, visando garantir a segurança dos turistas, do comércio e da população local. Houve abordagens e...

CAPOEIRISTAS DE VARGINHA LEVAM A ARTE DA CAPOEIRA PARA A EUROPA

Os capoeiristas da Casa da Capoeira – unidade Varginha seguem ampliando as fronteiras da arte e da cultura brasileira. No início de junho, Osvaldo Henrique (Mestrando Pé de Vento), João Neto (Instrutor Red Bull) e Luís Gustavo (Instrutor Panga) embarcaram em um tour internacional pela Europa, levando a capoeira de Varginha para quatro países: Portugal, França, Alemanha e Polônia. Durante a viagem, os atletas ministraram oficinas, participaram de workshops e realizaram atividades com grupos locais, fortalecendo laços culturais e promovendo intercâmbio com capoeiristas de diversos países. A turnê abriu novas possibilidades de parcerias e projetos futuros no exterior. O trio retornou a Varginha no dia 23 de junho, mas a agenda apertada não permitiu descanso. Já na última quinta (26/06), eles embarcaram rumo a Brasília, onde os instrutores Red Bull e Panga participam do Volta ao Mundo Bambas (VMB), considerado o maior campeonato de capoeira do mundo. Luís Gustavo disputará a seletiva da ca...