O furo em um mineroduto da mineradora Samarco, em Espera Feliz, na Zona da Mata, provocou o vazamento de polpa de minério de ferro no rio São Sebastião, responsável pelo abastecimento da cidade. De acordo com a assessoria de imprensa da empresa, o acidente aconteceu por volta das 1h da manhã de domingo, 25. O vazamento seria de lama com óxido de ferro e de alumínio e já causou a mortandade de muitos peixes desde a madrugada do último sábado. O acidente ocorreu exatamente no dia da popular Festa de Exposição Agropecuária do município, após o deslocamento e rompimento de uma barragem da mineradora. Segundo a Samarco, o bombeamento da polpa de minério de ferro foi interrompido duas horas depois do início do vazamento.
Funcionários da Samarco e policiais de Meio Ambiente da cidade de Caparaó trabalham no local. As atividades do mineroduto, que transporta o minério das cidades de Ouro Preto e Mariana, em Minas Gerais, até o porto de Ubú, em Anchieta, Espírito Santo, estão paralisadas. O abastecimento de água foi interrompido em Espera Feliz às 7 horas da manhã de domingo e a Copasa suspendeu a captação de água e caminhões-pipa abastecem o hospital e o asilo da cidade. O volume do vazamento ainda não foi calculado. Uma equipe da Defesa Civil Fluminense, comandada pelo coronel Moacir Pires, está na cidade mineira para fazer uma primeira avaliação dos danos causados, da dimensão do vazamento e para saber se ele pode ser contido antes de chegar ao estado do Rio.
A Prefeitura pede que os moradores economizem água e que os produtores rurais não deixem os animais beberem dos rios São Sebastião, São João e Caparaó. De acordo com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, o mineroduto foi construído há dois anos e tem seu ponto mais alto na cidade de Espera Feliz. Segundo o Secretário de Meio Ambiente da cidade, Renato Milhiolo, 70% do abastecimento do município é feito pelo Rio São Sebastião.
da Ong Gasb com Portal Click
click na imagem abaixo e ouça a Rádio O Corvo-Veloz
Comentários