Pular para o conteúdo principal

VARGINHA CONFIRMA FORÇA ECONÔMICA E AMPLIA LIDERANÇA NO SUL DE MINAS


Uma recente análise do Núcleo de Estudos Econômicos da Fecomércio MG confirma que Varginha vive um ciclo consistente de expansão. O comércio avança, o emprego cresce e o empreendedorismo amplia a base empresarial. Os dados analisados por órgãos oficiais como RAIS (Relação Anual de Informações Sociais), CAGED (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) e Departamento Nacional de Registro Empresarial e Integração (DREI – Departamento Nacional de Registro Empresarial e Integração) do governo Federal e entidades renomadas como Fundação João Pinheiro (FJP), reafirmam a força econômica do município.

O comércio segue como eixo central da atividade local. Representa 31,77% dos estabelecimentos formais e 24,06% dos empregos com carteira assinada, segundo a RAIS 2024. A predominância de micro e pequenas empresas garante agilidade e capacidade de adaptação. O PIB municipal alcançou R$ 8,09 bilhões em 2021, conforme a Fundação João Pinheiro (FJP), garantindo a 4ª posição entre os municípios do Sul de Minas e 7,30% da participação no PIB regional.

O mercado de trabalho acompanha essa dinâmica. Entre 2022 e 2024, o total de vínculos formais cresceu 7,30% e o comércio avançou 8,00%, segundo dados da RAIS. Em 2025, o CAGED aponta 48.080 empregos formais até setembro, com 52,92% das admissões concentradas nos serviços e 24,20% no comércio.

O presidente do Sindvar e vice-presidente da Fecomércio MG, Aureliano Zanon Alves, reforça a importância desse desempenho. “Varginha vive um momento de vitalidade econômica. O avanço do comércio, dos serviços e das empresas mostra confiança dos empreendedores e confirma nossa posição de referência regional”, afirma. Ele destaca que esse resultado não é isolado. “Esses avanços refletem a união entre o setor produtivo, o poder público e as instituições que trabalham pelo desenvolvimento. Seguimos comprometidos em fortalecer o ambiente de negócios e ampliar oportunidades para que a cidade continue avançando de forma sustentável”.

O empreendedorismo mantém ritmo forte. Entre 2022 e 2024, o número total de empresas cresceu 40,30%, de acordo com a RAIS. As microempresas representam 91,36% dos estabelecimentos. Em 2025, o DREI registrou 3.991 aberturas e 2.403 encerramentos até outubro, com saldo positivo de 1.588 novos negócios. Comércio e serviços lideram a expansão e sustentam quase 80% da estrutura empresarial local.

A renda média dos vínculos formais ficou em R$ 2.431,29 entre 2022 e 2024. Os setores de serviços e indústria apresentam os maiores valores, de acordo com os dados da RAIS. A composição do Valor Adicionado Bruto reforça a característica essencialmente terciária de Varginha: serviços representam 62,72% do VAB, seguidos pela indústria com 24,79%, conforme informações da Fundação João Pinheiro.

O conjunto dos indicadores mostra uma cidade preparada para seguir avançando. Comércio consolidado, base empresarial em expansão e mercado de trabalho aquecido reforçam a posição de Varginha como polo econômico regional. Para Aureliano Zanon, este é o momento de reafirmar a confiança no município. “Os números mostram solidez, responsabilidade e visão de futuro. É hora de fortalecer a confiança na cidade e valorizar seu potencial com dados reais e transparentes”.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PRODUTORA ARTÍSTICA VARGINHENSE É CONVIDADA PELO MEC PARA ATUAR NA CRIAÇÃO DE ESCOLA NACIONAL DE HIP HOP

A Bolando Produções marcou presença na primeira reunião com representantes da cultura de todo o Brasil, desenhando a política que busca promover o sucesso escolar de estudantes negros e periféricos pelo diálogo com o Hip-Hop Na última segunda-feira (26/01), aconteceu uma reunião em Brasília organizada pelo Ministério da Educação (MEC), com representantes da cultura Hip-Hop de todos os estados e do Distrito Federal, para apresentar a proposta e debater a criação da Escola Nacional de Hip-Hop . O projeto consiste em uma política educacional que buscará promover o sucesso escolar de estudantes da educação básica, sobretudo negros e periféricos, a partir do diálogo com a cultura Hip-Hop. E para ajudar o MEC a desenhar esse projeto, a Bolando Produções foi convidada para fazer parte da mesa de debates e estruturação da Escola Nacional de Hip-Hop. Estivemos ao lado de verdadeiros líderes e precursores da cultura Hip-Hop como GOG , Renan Inquérito , Thiago Elnino e tantos outros nomes e m...

COMUNICADO AMG BRASIL

A AMG Brasil recebeu da Comissão Nacional de Energia Nuclear – CNEN, na tarde desta segunda-feira, dia 10/07, a informação da recuperação dos dois equipamentos medidores de polpa furtados no último mês de junho, da sua unidade operacional localizada em Nazareno e São Tiago (região do Campo das Vertentes/MG). Tais equipamentos foram localizados em um estabelecimento comercial que atua com revenda de sucata no estado de São Paulo. Os equipamentos localizados serão encaminhados à AMG Brasil de acordo com as orientações e diretrizes de manipulação e segurança determinadas pela CNEN. A AMG Brasil já comunicou o fato à Polícia Civil de Nazareno (MG). A AMG Brasil reforça que está sendo conduzida investigação interna independente a fim que sejam apurados os fatos que deram ensejo ao furto ocorrido, e sejam adotadas medidas de melhoria e mitigação de riscos em relação aos seus processos internos de controle. Conforme já esclarecido anteriormente, tais medidores de densidade de polpa são comume...

TOMBAMENTO DE CARRETA

Tombou, agora, uma carreta de cerveja na Rodovia Fernão Dias (BR-3821), na pista sentido Belo Horizonte, no km 721, na região de Carmo da Cachoeira. A faixa da esquerda está interditada em os ambos sentidos. No momento, trânsito está fluindo sem lentidão. Motorista sem ferimentos graves. Imagens @transitofernaodias *Por Sebastião Filho