Pular para o conteúdo principal

LAFAYETTE ANDRADA GRAVA ENTREVISTA PARA O PROGRAMA ASSEMBLEIA DEBATE

Lafayette falou sobre saúde, segurança pública e desenvolvimento econômico na Zona da Mata mineira
O deputado estadual Lafayette Andrada (PSDB) gravou, na tarde da última quinta-feira, 21, participação no programa Assembleia Debate, apresentado por Helena Barone, na TV Assembleia. Durante o encontro, que durou cerca uma hora, o parlamentar teve um bate-papo "descontraído" com a apresentadora, comentando os projetos de lei aprovados pelo legislativo que impactaram a região da Zona da Mata, assim como aspectos importantes da economia e da sociedade local.

Lafayette citou a influência dos estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo nas atividades econômicas da Zona da Mata, devido a proximidade da divisa dos estados. O parlamentar lembrou que, em 2005, o Rio de Janeiro começou, de maneira ilegal, a oferecer incentivo fiscal a empresas de Juiz de Fora. Foi quando o então governador, Aécio Neves, adotou o Regime Especial de Tributação (RET) e aprovou o regime diferenciado de ICMS, protegendo empresas e setores da Zona da Mata prejudicados pela concorrência dos outros estados. “Com isso conseguimos atrair investimentos, trazendo desenvolvimento econômico para região”, afirmou.

O programa, que será exibido hoje, quarta-feira, 27, também contou com a participação dos deputados Sebastião Costa (PPS) e Doutor Wilson Batista (PSL). O quadro terá reprises tem reprises na quinta-feira, 28, às 12h; no sábado, 2, às 22h30; no domingo, 3, às 13 h; e segunda-feira, 4, às 23 h.

Segurança Pública – O programa também abordou a ineficiência das ações do governo federal na área da segurança pública. “Grande parte da criminalidade está ligada ao tráfico de drogas. A falta de investimentos no policiamento das fronteiras na região Amazônica é um dos fatores que facilitam o tráfico de drogas entre o Brasil e os países vizinhos. Minas possui a maior malha rodoviária do país e, por isso, acabamos mais expostos ao problema”, apontou.

Saúde – O deputado Lafayette salientou que a população da Zona da Mata compreende bem a luta da ALMG pela melhoria na saúde pública, e que o Governo Federal vem prejudicando os estados e municípios. Para tanto, conclamou que a população participe do Assine + Saúde da Assembleia e pediu empenho na obtenção do um milhão de assinaturas necessárias para a viabilização do projeto de iniciativa popular, obrigando a União a investir 10% do orçamento em saúde.

Prestação de Contas - Lafayette elogiou a iniciativa da Assembleia em promover as Reuniões de Prestação de Contas Regionais, importante para divulgar o trabalho desenvolvido pelo legislativo e colher sugestões dos cidadãos.

Como exemplo de ações com impacto direto para a Zona da Mata, vale citar a aprovação da Lei 20.313, que institui o Fundo Estadual de Café (Fecafé), um incentivo à competitividade e a sustentabilidade da cadeia produtiva do café, produto de grande importância para a região. Estímulos fiscais ao feijão e aperfeiçoamento da norma estadual sobre o queijo artesanal também são exemplos de novas leis que beneficiam produtores da Zona da Mata.

Comentários

Mateus Norbert Oliva disse…
Lafayette Andrada é uma das cabeças mais esclarecidas da Assembleia mineira. Tive a oportunidade de assistir sua entrevista. A Assembleia irá sentir sua ida para o Congresso Nas próximas eleições.

Postagens mais visitadas deste blog

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.

PREFEITO SANCIONA LEI DO SILÊNCIO EM LAVRAS

Até gritos de pessoas e barulhos de animais serão enquadrados como perturbação do sossego Lei sancionada por Cherem passa a vigorar a partir do dia 15 de março O prefeito de Lavras, no Sul de Minas, José Cherem (PSD), sancionou a Lei nº 4393, que dispõe sobre a perturbação do sossego.  A nova legislação é fruto do Projeto de Lei (PL) nº 4.393, de autoria dos vereadores Coronel Claret (PSD) e Marcos Possato (PSDC) e recebeu emendas da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara local. O PL 06/2017 foi protocolado no dia 19 de janeiro deste ano na Câmara Municipal e teve tramitação rápida devido ao forte lobby de um pequeno grupo de moradores de classe média alta de uma região da cidade, interessados diretamente na rotina de um grupo de repúblicas. Já no dia 30 de janeiro o projeto foi votado por unanimidade pelos parlamentares lavrenses. De uma pequena parcela interessada em sua aprovação, agora sancionado o projeto passa a afetar toda a sociedade lavrense. A ...

NOTA À IMPRENSA

A Cemig informa que os desligamentos de curta duração (piques de energia) percebidos em Ribeirão Vermelho e em alguns bairros de Lavras na noite desta terça-feira (22), foram decorrentes de manobras operativas para remanejamento temporário de cargas entre circuitos, devido a uma intervenção emergencial na rede de energia que abastece parte da cidade. Os piques de energia também aconteceram após a conclusão dos serviços, durante as manobras para retornar o sistema elétrico à sua configuração original. A companhia esclarece que, embora os piques de energia causem incômodo, foram imprescindíveis para evitar uma interrupção do fornecimento de energia de maior duração, que traria mais prejuízos à população. A Cemig destaca que estão previstos investimentos na modernização da subestação de energia instalada na cidade de Lavras. As obras, que serão iniciadas na próxima semana, trarão ganhos significativos à melhoria do sistema elétrico na região.