Pular para o conteúdo principal

LAFAYETTE ANDRADA GRAVA ENTREVISTA PARA O PROGRAMA ASSEMBLEIA DEBATE

Lafayette falou sobre saúde, segurança pública e desenvolvimento econômico na Zona da Mata mineira
O deputado estadual Lafayette Andrada (PSDB) gravou, na tarde da última quinta-feira, 21, participação no programa Assembleia Debate, apresentado por Helena Barone, na TV Assembleia. Durante o encontro, que durou cerca uma hora, o parlamentar teve um bate-papo "descontraído" com a apresentadora, comentando os projetos de lei aprovados pelo legislativo que impactaram a região da Zona da Mata, assim como aspectos importantes da economia e da sociedade local.

Lafayette citou a influência dos estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo nas atividades econômicas da Zona da Mata, devido a proximidade da divisa dos estados. O parlamentar lembrou que, em 2005, o Rio de Janeiro começou, de maneira ilegal, a oferecer incentivo fiscal a empresas de Juiz de Fora. Foi quando o então governador, Aécio Neves, adotou o Regime Especial de Tributação (RET) e aprovou o regime diferenciado de ICMS, protegendo empresas e setores da Zona da Mata prejudicados pela concorrência dos outros estados. “Com isso conseguimos atrair investimentos, trazendo desenvolvimento econômico para região”, afirmou.

O programa, que será exibido hoje, quarta-feira, 27, também contou com a participação dos deputados Sebastião Costa (PPS) e Doutor Wilson Batista (PSL). O quadro terá reprises tem reprises na quinta-feira, 28, às 12h; no sábado, 2, às 22h30; no domingo, 3, às 13 h; e segunda-feira, 4, às 23 h.

Segurança Pública – O programa também abordou a ineficiência das ações do governo federal na área da segurança pública. “Grande parte da criminalidade está ligada ao tráfico de drogas. A falta de investimentos no policiamento das fronteiras na região Amazônica é um dos fatores que facilitam o tráfico de drogas entre o Brasil e os países vizinhos. Minas possui a maior malha rodoviária do país e, por isso, acabamos mais expostos ao problema”, apontou.

Saúde – O deputado Lafayette salientou que a população da Zona da Mata compreende bem a luta da ALMG pela melhoria na saúde pública, e que o Governo Federal vem prejudicando os estados e municípios. Para tanto, conclamou que a população participe do Assine + Saúde da Assembleia e pediu empenho na obtenção do um milhão de assinaturas necessárias para a viabilização do projeto de iniciativa popular, obrigando a União a investir 10% do orçamento em saúde.

Prestação de Contas - Lafayette elogiou a iniciativa da Assembleia em promover as Reuniões de Prestação de Contas Regionais, importante para divulgar o trabalho desenvolvido pelo legislativo e colher sugestões dos cidadãos.

Como exemplo de ações com impacto direto para a Zona da Mata, vale citar a aprovação da Lei 20.313, que institui o Fundo Estadual de Café (Fecafé), um incentivo à competitividade e a sustentabilidade da cadeia produtiva do café, produto de grande importância para a região. Estímulos fiscais ao feijão e aperfeiçoamento da norma estadual sobre o queijo artesanal também são exemplos de novas leis que beneficiam produtores da Zona da Mata.

Comentários

Mateus Norbert Oliva disse…
Lafayette Andrada é uma das cabeças mais esclarecidas da Assembleia mineira. Tive a oportunidade de assistir sua entrevista. A Assembleia irá sentir sua ida para o Congresso Nas próximas eleições.

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

UMA CIDADE EM PLENO CRESCIMENTO

IBGE estima em mais de 110 mil o número de habitantes de Lavras O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou nesta quinta-feira (28) a estimativa populacional de 2025. Segundo os dados, a população brasileira alcançou 213,4 milhões de habitantes em 1º de julho deste ano, o que representa um crescimento de 0,39% em relação ao ano anterior. Em Lavras, a estimativa aponta para 110.682 habitantes em 2025. No ano passado, a cidade tinha 109.884 habitantes, de acordo com a estimativa de julho de 2024. Esses números não correspondem ao Censo Demográfico de 2022, que registrou oficialmente 104.761 moradores. As estimativas anuais do IBGE são calculadas a partir do último censo realizado, considerando indicadores como taxas de natalidade, mortalidade e migração. Esses dados são fundamentais para projeções demográficas e econômicas entre os censos. A publicação das estimativas no Diário Oficial da União é exigência do Tribunal de Contas da União (TCU) e serve de base para o ...