terça-feira, 26 de março de 2013

AULA MAGNA DO CENTENÁRIO DA UNIFEI TEM RELATO HISTÓRICO DO NETO DO FUNDADOR

O reitor Dagoberto de Almeida (centro da mesa), entre o engenheiro Nelson Henrique e o prefeito Rodrigo Riera, faz a abertura da Aula Magna do Centenário.

O engenheiro Nelson Henrique, entre os professores da Unifei, visita as instalações do Laboratório Termo-hidrelétrico que será totalmente revitalizado.

O engenheiro Nelson Henrique faz aposição de uma coroa de flores no mausoléu do seu avô, o fundador da Unifei, Theodomiro Carneiro Santiago.
A abertura do ano letivo da Universidade Federal de Itajubá (Unifei) foi marcada com a Aula Magna do centenário da instituição ministrada pelo neto do fundador, engenheiro e professor Nelson Henrique Costa Santiago. Com o salão de leitura da Biblioteca Mauá repleto de alunos, professores, alguns familiares do fundador da universidade, Theodomiro Carneiro Santiago, ex-alunos e convidados, o palestrante abordou um histórico bem fundamentado das origens da instituição, inaugurada em 23 de novembro de 1913 com a denominação de Instituto Eletrotécnico e Mecânico de Itajubá (IEMI). No decorrer da cerimônia, o prefeito de Itajubá Rodrigo Riera, assinou decreto determinando que, ao longo de 2013, os documentos oficiais da Prefeitura Municipal estarão timbrados com a logomarca oficial do centenário da Unifei.

A mesa solene foi formada pelo reitor da Unifei, Dagoberto Alves de Almeida; o convidado para ministrar a Aula Magna, engenheiro Nelson Henrique Costa Santiago; o prefeito Rodrigo Riera; o vice-reitor, Paulo Waki; o pró-reitor de Graduação, Egon Luiz Muller Junior; o presidente da Associação dos Diplomados da Unifei, Joaquim Carlos Masseli Barbosa e o presidente da Fundação Theodomiro Santiago, Rubens Pinto Pinheiro. Destaque também para a presença do sobrinho do fundador, engenheiro e ex-aluno da Unifei, Rodolfo Carneiro Santiago. Os ex-dirigentes da instituição Fredmarck Leão, José Carlos Goulart e Renato Nunes também prestigiaram o evento.

No seu pronunciamento o reitor Dagoberto de Almeida lembrou aos alunos ingressantes que eles estão iniciando a vida universitária “nessa honrosa instituição que está completando o seu centenário de fundação”. Disse ainda que um jovem idealista, dinâmico e de visão empreendedora construiu as bases para uma instituição tecnológica no Brasil agrário de então. “Assim, estamos todos aqui reunidos em decorrência do trabalho daquele notável senhor, Theodomiro Santiago”- acentuou.

O dirigente também informou que a Fundação Theodomiro Santiago “é a guardiã dos ideais do fundador e das tradições da instituição” Neste ano do centenário, estamos lançando a pedra fundamental de um novo modelo para que a Fundação possa se dedicar ainda mais ao seu foco que é preservar a memória do fundador. O casarão do centro da cidade, onde a universidade começou, está sendo restaurado, assim como o Laboratório Termo- hidrelétrtico. “Esse empenho de resgate do patrimônio histórico é uma viagem sem retorno, que apenas está começando esse ano”- enfatizou.

Já o engenheiro Nelson Santiago, ao longo de sua Aula Magna, fez um relato histórico da fundação da instituição tocando em fatos políticos e outros pitorescos que envolveram a história do seu avô, Theodomiro Santiago. Ele enfatizou aos alunos sobre a importância de ingressar em uma universidade e como o conhecimento é estratégico para o desenvolvimento do país. Professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e presidente da empresa Fluxo Energia, também atentou para a necessidade dos profissionais buscarem aprofundar seus conhecimentos constantemente.

O professor convidado visitou o prédio central da Unifei e depositou uma coroa de flores no mausoléu do fundador, onde estão depositados os seus restos mortais. Em seguida, percorreu as instalações do Laboratório Termo-hidrelétrico, fundado em 1928, que será totalmente reformado e seus equipamentos restaurados visando a plena operação para uso didático e de pesquisa, além de ser museu vivo aberto a visitações. A reforma e revitalização do Laboratório estão sendo coordenadas pelo professor Augusto Nelson Carvalho Viana, com a participação de vários técnico-administrativos e docentes, a exemplo do ex-dirigente da Unifei, professor Zulcy de Souza.

Nenhum comentário: