Pular para o conteúdo principal

AULA MAGNA DO CENTENÁRIO DA UNIFEI TEM RELATO HISTÓRICO DO NETO DO FUNDADOR

O reitor Dagoberto de Almeida (centro da mesa), entre o engenheiro Nelson Henrique e o prefeito Rodrigo Riera, faz a abertura da Aula Magna do Centenário.

O engenheiro Nelson Henrique, entre os professores da Unifei, visita as instalações do Laboratório Termo-hidrelétrico que será totalmente revitalizado.

O engenheiro Nelson Henrique faz aposição de uma coroa de flores no mausoléu do seu avô, o fundador da Unifei, Theodomiro Carneiro Santiago.
A abertura do ano letivo da Universidade Federal de Itajubá (Unifei) foi marcada com a Aula Magna do centenário da instituição ministrada pelo neto do fundador, engenheiro e professor Nelson Henrique Costa Santiago. Com o salão de leitura da Biblioteca Mauá repleto de alunos, professores, alguns familiares do fundador da universidade, Theodomiro Carneiro Santiago, ex-alunos e convidados, o palestrante abordou um histórico bem fundamentado das origens da instituição, inaugurada em 23 de novembro de 1913 com a denominação de Instituto Eletrotécnico e Mecânico de Itajubá (IEMI). No decorrer da cerimônia, o prefeito de Itajubá Rodrigo Riera, assinou decreto determinando que, ao longo de 2013, os documentos oficiais da Prefeitura Municipal estarão timbrados com a logomarca oficial do centenário da Unifei.

A mesa solene foi formada pelo reitor da Unifei, Dagoberto Alves de Almeida; o convidado para ministrar a Aula Magna, engenheiro Nelson Henrique Costa Santiago; o prefeito Rodrigo Riera; o vice-reitor, Paulo Waki; o pró-reitor de Graduação, Egon Luiz Muller Junior; o presidente da Associação dos Diplomados da Unifei, Joaquim Carlos Masseli Barbosa e o presidente da Fundação Theodomiro Santiago, Rubens Pinto Pinheiro. Destaque também para a presença do sobrinho do fundador, engenheiro e ex-aluno da Unifei, Rodolfo Carneiro Santiago. Os ex-dirigentes da instituição Fredmarck Leão, José Carlos Goulart e Renato Nunes também prestigiaram o evento.

No seu pronunciamento o reitor Dagoberto de Almeida lembrou aos alunos ingressantes que eles estão iniciando a vida universitária “nessa honrosa instituição que está completando o seu centenário de fundação”. Disse ainda que um jovem idealista, dinâmico e de visão empreendedora construiu as bases para uma instituição tecnológica no Brasil agrário de então. “Assim, estamos todos aqui reunidos em decorrência do trabalho daquele notável senhor, Theodomiro Santiago”- acentuou.

O dirigente também informou que a Fundação Theodomiro Santiago “é a guardiã dos ideais do fundador e das tradições da instituição” Neste ano do centenário, estamos lançando a pedra fundamental de um novo modelo para que a Fundação possa se dedicar ainda mais ao seu foco que é preservar a memória do fundador. O casarão do centro da cidade, onde a universidade começou, está sendo restaurado, assim como o Laboratório Termo- hidrelétrtico. “Esse empenho de resgate do patrimônio histórico é uma viagem sem retorno, que apenas está começando esse ano”- enfatizou.

Já o engenheiro Nelson Santiago, ao longo de sua Aula Magna, fez um relato histórico da fundação da instituição tocando em fatos políticos e outros pitorescos que envolveram a história do seu avô, Theodomiro Santiago. Ele enfatizou aos alunos sobre a importância de ingressar em uma universidade e como o conhecimento é estratégico para o desenvolvimento do país. Professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e presidente da empresa Fluxo Energia, também atentou para a necessidade dos profissionais buscarem aprofundar seus conhecimentos constantemente.

O professor convidado visitou o prédio central da Unifei e depositou uma coroa de flores no mausoléu do fundador, onde estão depositados os seus restos mortais. Em seguida, percorreu as instalações do Laboratório Termo-hidrelétrico, fundado em 1928, que será totalmente reformado e seus equipamentos restaurados visando a plena operação para uso didático e de pesquisa, além de ser museu vivo aberto a visitações. A reforma e revitalização do Laboratório estão sendo coordenadas pelo professor Augusto Nelson Carvalho Viana, com a participação de vários técnico-administrativos e docentes, a exemplo do ex-dirigente da Unifei, professor Zulcy de Souza.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

UFLA CELEBRA CHEGADA DAS OITO PRIMEIRAS EMPRESAS RESIDENTES NO PARQUE TECNOLÓGICO IPÊTECH LAVRAS

Oito empresas receberam as chaves de suas instalações no parque tecnológico IpêTech Lavras na última quinta-feira (11/12). A entrega ocorreu durante o evento Virada de Chave, promovido pela Diretoria de Parques Tecnológicos (DPT), que celebrou o início do programa de residência no empreendimento. Os editais aos quais as empresas de base tecnológica se candidataram foram publicados em julho deste ano, em chamamento público de fluxo contínuo. As primeiras oito empresas residentes são a AgScam, que desenvolve tecnologias para o agro; a Biominas, com produção de soluções tecnológicas sustentáveis e estratégicas em Sustentabilidade Ambiental, Social e de Governança (ESG); a Coffee Experts, com tecnologias para o café; a Compilart Tecnologia, com soluções para o mercado de food service; a Levty, focada em serviços de transformação digital e softwares customizados; a Ceifa, voltada à inovação em mecanização agrícola; a Biomip Agentes Biológicos Ltda., com inovações em controle biológico de pr...

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

MPT RECOMENDA QUE EMPRESA RETIRE EXIGÊNCIA POLÍTICA DE VAGA E ADOTE MEDIDAS CONTRA DISCRIMINAÇÃO

Anúncio no Instagram pedia que candidato "não fosse esquerdista" O Ministério Público do Trabalho (MPT) expediu recomendação a uma empresa do ramo de estética, com sede em Patos de Minas , após a divulgação de um anúncio de vaga de emprego que incluía, dentre os requisitos, a expressão "pré-requisito mais importante: não ser esquerdista". A publicação foi feita em 13 de setembro de 2025 no Instagram da proprietária da empresa. "Esse critério caracteriza discriminação explícita por opinião política, violando a Constituição Federal e convenções da Organização Internacional do Trabalho . A liberdade de consciência e de orientação política é protegida pela legislação brasileira e não pode ser usada como critério de acesso ou permanência no emprego", orienta o procurador do Trabalho que atuou no caso, Hermano Martins . Em recomendação, o MPT orientou à empresa que implemente medidas preventivas, como retirar qualquer exigência política de processos seletivos, ...