Pular para o conteúdo principal

INOVAÇÃO: NOVOS CURSOS DE ENGENHARIA PODEM TER ENTRADA ÚNICA NA UFLA

“Precisamos integrar as áreas já existentes, mas com foco na geração de conhecimentos e tecnologias que tragam inovação e desenvolvimento para o País”, destacou o reitor
De 31 de julho a 2 de agosto, a comissão encarregada de elaborar os projetos de criação dos novos cursos de engenharia se reuniu no Salão dos Conselhos (Prédio da Reitoria) para dar início aos trabalhos. Esta é a primeira vez que uma comissão multidisciplinar e interinstitucional é formada na Universidade Federal de Lavras (UFLA) para a construção de projetos pedagógicos inovadores e condizentes com o perfil de um novo egresso.

Depois de três dias de intensa troca de experiências e discussões, ficou a percepção de que a Universidade está no caminho certo. Como desejou o reitor, professor José Roberto Scolforo, na abertura da reunião, a elaboração dos projetos tiveram início de forma colaborativa, de forma a incorporar as experiências da comunidade acadêmica da UFLA e de universidades já consagradas na área da Engenharia.

Otimista com a criação dos cursos de Engenharia Civil, Engenharia Mecânica, Engenharia de Materiais, Engenharia Química, Engenharia de Telecomunicações e Engenharia de Computação, Scolforo reiterou o compromisso com a trajetória da Instituição e com a qualidade da formação técnica e cidadã. “Precisamos integrar as áreas já existentes, mas com foco na geração de conhecimentos e tecnologias que tragam inovação e desenvolvimento para o País”, destacou.

Inovação e mobilidade na formação profissional
Uma das diretrizes levantadas pela comissão sinaliza para a construção de um projeto que terá como diferencial a entrada única para todos os novos cursos de Engenharia, que terão um conjunto comum de conteúdos curriculares fundamentais para a formação do engenheiro, chamado “tronco comum”. A modalidade vai permitir a alunos de engenharia cursar um tronco comum de disciplinas antes da opção pela carreira. Na avaliação do professor João Chrysóstomo, este modelo dará mais mobilidade para um percurso formativo durante a graduação, com a possibilidade de o estudante fazer até mais de uma graduação no período.

O chefe do Departamento de Ciências Exatas (DEX), João Domingos Scalon, está otimista com as possibilidades apresentadas e a forma como as propostas foram amplamente discutidas. “Existe a perspectiva de construção de ótimos projetos pedagógicos”, afirmou. Opinião semelhante ao do coordenador do curso de Pós-Graduação em Engenharia de Sistemas, professor Francisco Carlos Gomes: “Será um grande desafio e a realização de um sonho antigo”, destacou, enfatizando que a criação dos cursos de Engenharia se dão em um momento em que o mercado para esses profissionais está mais aquecido.

Para o professor Derval Rosa (UFABC), é fundamental estabelecer qual o perfil e as competências esperadas do profissional que será formado nestes cursos, conscientes de que essa geração exige uma nova estrutura curricular, com liberdade de escolha e diferentes possibilidades de formação.


Na avaliação do professor José Aquiles (USP), as discussões e trocas de experiências foram altamente produtivas. Ele orienta para a construção de um projeto pedagógico que leve em consideração a trajetória da instituição, aproveitando as áreas já consolidadas, incorporando experiências exitosas de outras universidades. “Os projetos devem ser constantemente atualizados para se adequar às demandas do mercado e permita a incorporação de inovações experimentadas por outras instituições”, reconhece.

Todos os professores consideram que a UFLA está no caminho certo ao criar uma comissão interinstitucional e interdisciplinar para a discussão ampla de um novo modelo. Para o professor Calil (UFSC), a UFLA demonstra maturidade em seus projetos, elaborados com cuidado e parcimônia, com visões diferenciadas e grande chance de se alcançar um ótimo resultado. A adesão ao Sistema de Seleção Unificada (SiSU) deverá ocorrer em maio de 2014, com início das aulas no segundo semestre letivo.
com Cibele Aguiar

Comentários

Anônimo disse…
a engenharia florestal esta fora por que mal mal faz cálculo.
esta na hora de ou retirar a alcunha de engenharia ou cai pra dentro da engenharia.
decida - se engenharia florestal.
também está muito chato ver gente com baixo nível científico em ciências exatas e naturais orientando gente que na graduação já ultrapassa mestres e doutores
outra oportunidade para repensar o currículo dos mestrados e doutorados

Postagens mais visitadas deste blog

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

BELEZAS DO CAMPUS

Se você já caminhou pelo campus da UFLA e olhou para o alto, provavelmente se deparou com esse incrível símbolo da biodiversidade brasileira: o tucano. Com seu longo bico alaranjado e plumagem preta, ele chama atenção por sua beleza e importância ecológica. No entanto, não se engane: apesar de ser encantador, o tucano é considerado um animal silvestre e predador. Os tucanos costumam viver em pares ou em bandos de até duas dezenas, deslocando-se em fila indiana durante o voo. Eles são considerados onívoros e sua alimentação é variada. Apesar de uma dieta majoritariamente composta por frutas e insetos, eles também se alimentam de ovos, filhotes de outras aves e pequenos vertebrados, revelando uma notável adaptabilidade alimentar. É fundamental destacarmos o importante papel que essas aves desempenham na natureza. Ao espalharem sementes durante seus voos, elas promovem a regeneração das florestas. Isso reforça a importância de sua preservação e a necessidade de combater a comercialização ...

POÇOS REVITALIZA PÓRTICO

Começou nesta semana a revitalização do Pórtico de Poços de Caldas, no Marco Divisório, entrada para quem vem do estado de São Paulo. O local está recebendo nova pintura, externa e interna. Além disso, o madeiramento vai ser todo envernizado. A Secretaria de Serviços Públicos está fazendo a manutenção do paisagismo. “Estamos trocando o gramado, plantando novas flores e também árvores nas laterais para fazer uma ‘cortina verde’ de entrada. E também estamos reformando as calçadas”, informa o secretário da pasta, Antônio Donizette. “O pórtico é a principal entrada de Poços, por onde chegam a maioria dos turistas. Por isso, é importante manter o local revitalizado”, acrescenta. O turista que passa pelo pórtico pode receber informações e ajuda dos servidores municipais que ficam lá de segunda a sábado, das 9h30 às 18h30, e aos domingos, das 9h30 às 13h. O pórtico foi inaugurado em 2000.