Pular para o conteúdo principal

18 ANOS DO ET DE VARGINHA


Seres “de outros mundos” pelas ruas de Varginha, no Sul de Minas. Em 1996, uma série de fatos não esclarecidos sobre operações militares na cidade somados ao depoimento do avistamento de uma criatura estranha, levaram o município ao centro das atenções da mídia nacional e internacional. Era o início da repercussão do que ficou conhecido como o “Caso ET de Varginha”. Dia 20 de janeiro de 2014 completa 18 anos dos acontecimentos.

Em uma analogia ao ser humano quando atinge a maioridade, ele passa para uma outra fase de sua vida: repleta de novos direitos e deveres enquanto um cidadão-adulto. Por esse motivo, o período é emblemático para a realização de uma ação de sensibilização dos cidadãos varginhenses, sem entrar no mérito de crença individual na existência ou não de vida em outras dimensões ou planetas. Neste sábado, 18, pela manhã, entre 9h e 13h, diversas atividades serão promovidas por integrantes da Rede Varginha e instituições parceiras como Doutores do Sorriso, Ecoetrix Parquescola Urbano, Muda de Ideia, Blog do Madeira e Studio ETzinho.

A Secretaria Municipal de Turismo e Comércio e a Fundação Cultural também colaboram com o apoio logístico. O evento será dividido em duas ações: uma permanente na Praça do ET, e outra móvel pelas ruas e comércio na região central da cidade. A “Festa ETrix”, nome da iniciativa, tem como objetivo despertar nos varginhenses reflexões cidadãs por meio da intervenção de humanos caracterizados como seres “de outros mundos”.

Durante ação fixa na Praça do ET, educadores do Ecoetrix e voluntários promoverão contação de histórias, atividades com terra e dobraduras, entre outras interações voltadas para o público infantil e adolescente. O público participante será convidado a pintar o rosto e ingressar nesta “Festa ETrix” em que seres “de outros mundos” vêm celebrar a Festa com o ET de Varginha, e aproveitam a vinda para contribuir com o engajamento dos varginhenses para atitudes gentis. Já na iniciativa móvel, ETs percorrerão as ruas e comércio do centro de Varginha acompanhados de atores do coletivo Doutores do Sorriso.

Nesta divertida intervenção, os seres “de outros mundos” trarão uma série de reflexões para os seres humanos em mobilidade urbana, economia solidária, gestão de resíduos, cidadania e consumo responsável. Simultaneamente, os extraterrestres valorizarão atos de gentileza que já acontecem no dia-a-dia dos varginhenses, porém geralmente passam despercebidas. O público atingido será convidado a comparecer às atividades da Festa ETrix na Praça do ET.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.

OPERAÇÃO MAR DE MINAS IV PRENDE MAIS DE 400 PESSOAS E APREENDE R$ 4,7 MILHÕES NA REGIÃO DO LAGO DE FURNAS

Forças de segurança do Estado atuaram de forma integrada com, durante mais de um mês, combatendo irregularidades e crimes A Operação Mar de Minas IV, promovida pelo Governo de Minas com órgaõs federais e instituições parceiras, teve um saldo de 2.376 apreensões feitas pela fiscalização tributária, que somaram R$ 4,7 milhões, e prendeu 401 pessoas, sendo 385 em flagrante. O balanço foi realizado pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), nesta terça-feira (24/6). Os trabalhos começaram no dia 19/5 e se estenderam até o último domingo (22/6). Realizada de força integrada, a operação reuniu as forças de segurança estaduais, federais e instituições parceiras, empregando um efetivo de 617 integrantes, 238 viaturas, 11 embarcações, duas motos aquáticas e um drone. As ações preventivas, repressivas e de fiscalização ocorreram em diferentes pontos da região do Lago de Furnas, visando garantir a segurança dos turistas, do comércio e da população local. Houve abordagens e...

CAPOEIRISTAS DE VARGINHA LEVAM A ARTE DA CAPOEIRA PARA A EUROPA

Os capoeiristas da Casa da Capoeira – unidade Varginha seguem ampliando as fronteiras da arte e da cultura brasileira. No início de junho, Osvaldo Henrique (Mestrando Pé de Vento), João Neto (Instrutor Red Bull) e Luís Gustavo (Instrutor Panga) embarcaram em um tour internacional pela Europa, levando a capoeira de Varginha para quatro países: Portugal, França, Alemanha e Polônia. Durante a viagem, os atletas ministraram oficinas, participaram de workshops e realizaram atividades com grupos locais, fortalecendo laços culturais e promovendo intercâmbio com capoeiristas de diversos países. A turnê abriu novas possibilidades de parcerias e projetos futuros no exterior. O trio retornou a Varginha no dia 23 de junho, mas a agenda apertada não permitiu descanso. Já na última quinta (26/06), eles embarcaram rumo a Brasília, onde os instrutores Red Bull e Panga participam do Volta ao Mundo Bambas (VMB), considerado o maior campeonato de capoeira do mundo. Luís Gustavo disputará a seletiva da ca...