Pular para o conteúdo principal

18 ANOS DO ET DE VARGINHA


Seres “de outros mundos” pelas ruas de Varginha, no Sul de Minas. Em 1996, uma série de fatos não esclarecidos sobre operações militares na cidade somados ao depoimento do avistamento de uma criatura estranha, levaram o município ao centro das atenções da mídia nacional e internacional. Era o início da repercussão do que ficou conhecido como o “Caso ET de Varginha”. Dia 20 de janeiro de 2014 completa 18 anos dos acontecimentos.

Em uma analogia ao ser humano quando atinge a maioridade, ele passa para uma outra fase de sua vida: repleta de novos direitos e deveres enquanto um cidadão-adulto. Por esse motivo, o período é emblemático para a realização de uma ação de sensibilização dos cidadãos varginhenses, sem entrar no mérito de crença individual na existência ou não de vida em outras dimensões ou planetas. Neste sábado, 18, pela manhã, entre 9h e 13h, diversas atividades serão promovidas por integrantes da Rede Varginha e instituições parceiras como Doutores do Sorriso, Ecoetrix Parquescola Urbano, Muda de Ideia, Blog do Madeira e Studio ETzinho.

A Secretaria Municipal de Turismo e Comércio e a Fundação Cultural também colaboram com o apoio logístico. O evento será dividido em duas ações: uma permanente na Praça do ET, e outra móvel pelas ruas e comércio na região central da cidade. A “Festa ETrix”, nome da iniciativa, tem como objetivo despertar nos varginhenses reflexões cidadãs por meio da intervenção de humanos caracterizados como seres “de outros mundos”.

Durante ação fixa na Praça do ET, educadores do Ecoetrix e voluntários promoverão contação de histórias, atividades com terra e dobraduras, entre outras interações voltadas para o público infantil e adolescente. O público participante será convidado a pintar o rosto e ingressar nesta “Festa ETrix” em que seres “de outros mundos” vêm celebrar a Festa com o ET de Varginha, e aproveitam a vinda para contribuir com o engajamento dos varginhenses para atitudes gentis. Já na iniciativa móvel, ETs percorrerão as ruas e comércio do centro de Varginha acompanhados de atores do coletivo Doutores do Sorriso.

Nesta divertida intervenção, os seres “de outros mundos” trarão uma série de reflexões para os seres humanos em mobilidade urbana, economia solidária, gestão de resíduos, cidadania e consumo responsável. Simultaneamente, os extraterrestres valorizarão atos de gentileza que já acontecem no dia-a-dia dos varginhenses, porém geralmente passam despercebidas. O público atingido será convidado a comparecer às atividades da Festa ETrix na Praça do ET.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.

PREFEITO SANCIONA LEI DO SILÊNCIO EM LAVRAS

Até gritos de pessoas e barulhos de animais serão enquadrados como perturbação do sossego Lei sancionada por Cherem passa a vigorar a partir do dia 15 de março O prefeito de Lavras, no Sul de Minas, José Cherem (PSD), sancionou a Lei nº 4393, que dispõe sobre a perturbação do sossego.  A nova legislação é fruto do Projeto de Lei (PL) nº 4.393, de autoria dos vereadores Coronel Claret (PSD) e Marcos Possato (PSDC) e recebeu emendas da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara local. O PL 06/2017 foi protocolado no dia 19 de janeiro deste ano na Câmara Municipal e teve tramitação rápida devido ao forte lobby de um pequeno grupo de moradores de classe média alta de uma região da cidade, interessados diretamente na rotina de um grupo de repúblicas. Já no dia 30 de janeiro o projeto foi votado por unanimidade pelos parlamentares lavrenses. De uma pequena parcela interessada em sua aprovação, agora sancionado o projeto passa a afetar toda a sociedade lavrense. A ...

NOTA À IMPRENSA

A Cemig informa que os desligamentos de curta duração (piques de energia) percebidos em Ribeirão Vermelho e em alguns bairros de Lavras na noite desta terça-feira (22), foram decorrentes de manobras operativas para remanejamento temporário de cargas entre circuitos, devido a uma intervenção emergencial na rede de energia que abastece parte da cidade. Os piques de energia também aconteceram após a conclusão dos serviços, durante as manobras para retornar o sistema elétrico à sua configuração original. A companhia esclarece que, embora os piques de energia causem incômodo, foram imprescindíveis para evitar uma interrupção do fornecimento de energia de maior duração, que traria mais prejuízos à população. A Cemig destaca que estão previstos investimentos na modernização da subestação de energia instalada na cidade de Lavras. As obras, que serão iniciadas na próxima semana, trarão ganhos significativos à melhoria do sistema elétrico na região.