Oferecer atividade saudável para ocupar o tempo ocioso de crianças e adolescentes. Este é um dos objetivos do projeto “Hei de Vencer”, desenvolvido pelas associações de moradores dos bairros São Geraldo e Teixeiras. As duas ações são custeadas pela Secretaria de Governo (SG) da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), na Zona da Mata, por meio da lei do “Pró-bairros”.
O projeto visa a promover a qualidade de vida através da prática esportiva, oferecendo aulas de artes marciais (jiu-jitsu, judô, boxe, muay-thay e karatê), objetivando a promoção de práticas saudáveis, disciplina e inclusão social dos moradores dos bairros beneficiados.
O “Pró-Bairros” também auxilia iniciativas nos bairros São Judas Tadeu, Floresta, Carlos Chagas e Pamital. O representante da União Juiz-forana de Bairros e Distritos (Unijuf) na Comissão Municipal de Avaliação de Projetos Comunitários (Comaprobairros), Mauricio Nunes da Rocha, se mostrou satisfeito com o andamento do projeto no Teixeiras.
“Aparentemente está tudo dentro do que estávamos cogitando e é muito bom ver o interesse do presidente do bairro, acompanhando de perto o que acontece”, destacou.
O Pró-bairros
A Lei municipal nº 12.377 é a primeira de iniciativa popular de Juiz de Fora. O “Pró-Bairros” foi aprovado em 2011, por unanimidade, na Câmara Municipal, após ser apresentado pela Unijuf, depois de recolher mais de dez mil assinaturas.
A legislação passou a ser cumprida nesta administração. O objetivo é servir como instrumento de apoio a projetos desenvolvidos pelas associações de moradores da cidade, promovendo e estimulando as parcerias da PJF com as organizações comunitárias.
Comentários