Pular para o conteúdo principal

CRIANÇAS E ALUNOS ESTRANGEIROS SE ENCANTAM COM TREINOS NA UFJF


‘Quero que Enzo enxergue novas possibilidades, que acenda uma chama nele para o esporte’, diz Géorgia Negreiros, mãe de Enzo, com paralisia cerebral 
A Faculdade de Educação Física da Universidade Federal (Faefid/UFJF) já recebe os primeiros visitantes interessados em acompanhar de perto o treino de atletas olímpicos e paralímpicos de oito países. Por dia, a UFJF oferece mil ingressos gratuitos para espectadores.

Antes mesmo de os esportistas chegarem, a professora Geórgia Negreiros e o filho Enzo, de 7 anos, já estavam à espera no complexo esportivo, na última segunda-feira, 25.

 Enzo teve paralisia cerebral quando ainda estava na barriga da mãe; por isso, sua capacidade motora ficou comprometida.

O professor de atletismo da Faefid, José Augusto Rodrigues se dispôs a mostrar todo o espaço, os aparelhos e a explicar sobre as modalidades. 

Com os olhinhos atentos e cheios de encanto, Enzo, na cadeira de rodas, observava cada parte da pista. 

“Ela é muito bonita”, disse o menino, flamenguista e com ingressos comprados para o futebol de Brasil e Iraque, nos Jogos Olímpicos.

“A minha ideia de trazê-lo é justamente que ele veja a superação. É mostrar que o limite está em cada um de nós, e o esporte ensina muito isso através de cada atleta. Quero que enxergue novas possibilidades, para acender uma chama nele para o esporte”, explicou Geórgia, que espera ansiosa a equipe paralímpica de atletismo do Canadá, prevista para chegar no dia 28 de agosto. 

“É preciso abrir os horizontes e mostrar que é possível. Essa é uma grande oportunidade para ele ver de perto”, acrescentou.

Colombianos e peruanos

Incentivo ao esporte: Diana Prieto, da Colômbia, a filha Daniela, e Fernando Vera, sobrinho de Yobani Gonzales, do Peru
Alunos de doutorado da UFJF, o peruano Yobani Gonzales, de História, e a colombiana Diana Prieto, de Saúde Brasileira, também vieram acompanhar os treinos. Para eles, o incentivo ao esporte no Brasil é muito maior do que em seus países.

“Aqui o apoio começa desde quando se é criança. Esta é uma cultura brasileira forte. E a gente poder olhar esses esportistas de alto nível, sem pagar, de tão perto, é incrível. Por isso, trouxe minha filha para incentivá-la nos esportes”, comenta Diana, com Daniela, de 7 anos, e o sobrinho de Yobani, Fernando Vera, 15. 

“Estou muito emocionada, porque nunca vi nada igual”, contou a garota, colada no gradil da pista de atletismo. 

O adolescente peruano já tinha ido conhecer o Centro Regional de Iniciação ao Atletismo da UFJF (Cria), projeto que oferece atividades na maioria das provas do esporte. 

“A recepção do Cria foi muito boa, acolheram-me e acharam que eu era bom para lançamento de dardo”, disse Vera.

Calouro aos 50
Um dos novos alunos de Ciência da Computação da UFJF e praticante de atividades físicas no campus, Gildo Camargo, 50 anos, percebe o acompanhamento dos treinos como uma oportunidade de aprender culturas diferentes.

“É muito bom observar o treinamento deles. São equipes de primeira. Pode não haver outra chance”, disse o estudante, que é engenheiro de telecomunicações. 

Ingressos
Todos os treinos são abertos ao público, que pode ficar na arquibancada da pista de atletismo e de futebol, acompanhando o atletismo chinês, ou nos assentos do ginásio poliesportivo, onde a seleção masculina de vôlei do Egito se prepara para os Jogos Rio 2016. A UFJF ainda receberá nos próximos dias e semanas, atletas de mais seis países.

Para garantir o ingresso gratuito, o interessado deve obter o ticket por meio do site UFJF 2016, que contém todas as orientações necessárias para a reserva. 

O período para a obtenção dos ingressos se encerra sempre na véspera do dia de atividades. 
da assessoria

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

BOLSONARO CONDENADO

Nesta quinta-feira (11), a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal decidiu, por maioria, condenar os oito réus do Núcleo 1 da ação penal 2668, a trama golpista. A AP 2668 tem como réus os oito integrantes do Núcleo 1 da tentativa de golpe, ou “Núcleo Crucial”, segundo a Procuradoria-Geral da República (PGR): o deputado federal Alexandre Ramagem, ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin); o almirante Almir Garnier, ex-comandante da Marinha; Anderson Torres, ex-ministro da Justiça e ex-secretário de Segurança Pública do DF; o general Augusto Heleno, ex-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI); o tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro (réu-colaborador); o ex-presidente da República Jair Bolsonaro; o general Paulo Sérgio Nogueira, ex-ministro da Defesa; e o general da reserva Walter Braga Netto, ex-ministro da Casa Civil e da Defesa. A acusação envolveu os crimes de tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de E...

O CASO FUNDECC

Comparando as falas do Reitor com o Relatório elaborado pelo Adriano Higino O reitor da Universidade Federal de Lavras (UFLA) disse em uma reunião do Conselho Universitário (CUNI) que a Fundação para o Desenvolvimento Científico e Cultural (Fundecc) estava com graves problemas financeiros e que havia indícios de desvio de recursos públicos nos projetos geridos pela fundação. Quem assistiu a fala do Reitor no Conselho Universitário entendeu que a FUNDECC estava com os dias contados e que, em breve, vários professores da universidade teriam que explicar esses indícios de irregularidades para as autoridades. Pois bem, ao que parece, o Reitor, por algum motivo, desistiu de apurar as “supostas irregularidades” na FUNDECC, ou, pelo menos, de compartilhar essa apuração com o CUNI, que é o órgão deliberativo máximo da instituição. Também, ao que parece, o Reitor transmitiu informações incorretas ao explicar a situação financeira da FUNDECC. Pelo menos é isso que consta no relatório escrito pel...

ANTT EM PERDÕES

O prefeito Teco, o vice Totonho, o presidente da Câmara Jhonny e os vereadores Luizinho e Wagão, receberam ontem os técnicos da Agência Nacional de Transportes Terrestre (ANTT), Allan Milagres e Carlos Alvisi para discutir "in loco" às modificações nos acessos em áreas prioritárias de Perdões.