Pular para o conteúdo principal

DA PESQUISA BÁSICA AO PRODUTO FINAL


O Prêmio Mares Guia foi criado pelo Governo do Estado, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG), e com o apoio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SEDECTES). 

A edição 2017 será lançada nos dias 23 e 24 de março na Universidade Federal de Lavras (Ufla) e Universidade Federal de Viçosa (UFV), respectivamente.

Em 2017, o Prêmio contemplará “Instituição/Empresa” e “Empresa Jovem” com atuação em C&T e que tenham se distinguido na condução de estudos e pesquisas básicas que contribuíram, de forma significativa, para o avanço do conhecimento científico e que apresentem potencial para subsidiar o desenvolvimento de soluções para problemas da humanidade. 

Por pesquisa básica, entende-se aquela que visa compreender a natureza e aumentar o conhecimento humano. Naturalmente, não é possível antecipar seus efeitos, no entanto, é possível conduzir pesquisas básicas a partir da identificação de necessidades da sociedade.

As inscrições estarão abertas de 25 de março até a data limite de 2 de junho de 2017, cuja comprovação será o carimbo de postagem. Caso haja unanimidade entre os membros da comissão julgadora, poderá haver uma concessão de menção honrosa à uma candidatura pelo conjunto de seu trabalho.

Sobre a premiação
Esse ano, o prêmio será de R$30 mil em dinheiro, na soma das duas modalidades, e será entregue aos contemplados em cerimônia pública em data, horário e local a serem estabelecidos, posteriormente, pela Comissão Julgadora, em até 60 (sessenta dias) após o término do período de avaliação das inscrições.

Fazem parte da Comissão Julgadora do Prêmio Marcos Luiz dos Mares Guia 2017:

Evaldo Ferreira Vilela (Presidente) – UFV/ FAPEMIG
Carlos Alberto Pereira Tavares – UFMG
José Policarpo Gonçalves de Abreu – UNIFEI/CIT SENAI FIEMG
Marcelo Marcos Morales - CNPq
Márcia Paranho Veloso – FORIPES/UNIFAL
Wolney Lobato - PUC Minas
Em 2016, o Prêmio contemplou:

Categoria Pesquisador: Elizabeth Pacheco Batista Fontes, da Universidade Federal de Viçosa, com o trabalho - Novos mecanismos de imunidade antiviral e respostas adaptativas a estresses fisiológicos em plantas.

Categoria Jovem Pesquisador: Matheus Puggina de Freitas, da Universidade Federal da Lavras, com o trabalho - Estrutura molecular e sua relação com propriedades químicas, físicas e biológicas.

Serviço
Lançamento do Prêmio Marco Mares Guia 2017 - Lavras
Data: 23/3/17, às 16h
Local: Salão de Convenções - Universidade Federal de Lavras (Ufla)

Lançamento do Prêmio Marco Mares Guia 2017 - Viçosa
Data: 24/3/17, às 14h30
Local: Auditório da Biblioteca Central - Universidade Federal de Viçosa (UFV)

com Tatiana Nascimento - da assessoria

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTA À IMPRENSA

A Cemig informa que os desligamentos de curta duração (piques de energia) percebidos em Ribeirão Vermelho e em alguns bairros de Lavras na noite desta terça-feira (22), foram decorrentes de manobras operativas para remanejamento temporário de cargas entre circuitos, devido a uma intervenção emergencial na rede de energia que abastece parte da cidade. Os piques de energia também aconteceram após a conclusão dos serviços, durante as manobras para retornar o sistema elétrico à sua configuração original. A companhia esclarece que, embora os piques de energia causem incômodo, foram imprescindíveis para evitar uma interrupção do fornecimento de energia de maior duração, que traria mais prejuízos à população. A Cemig destaca que estão previstos investimentos na modernização da subestação de energia instalada na cidade de Lavras. As obras, que serão iniciadas na próxima semana, trarão ganhos significativos à melhoria do sistema elétrico na região.

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.

PREFEITO SANCIONA LEI DO SILÊNCIO EM LAVRAS

Até gritos de pessoas e barulhos de animais serão enquadrados como perturbação do sossego Lei sancionada por Cherem passa a vigorar a partir do dia 15 de março O prefeito de Lavras, no Sul de Minas, José Cherem (PSD), sancionou a Lei nº 4393, que dispõe sobre a perturbação do sossego.  A nova legislação é fruto do Projeto de Lei (PL) nº 4.393, de autoria dos vereadores Coronel Claret (PSD) e Marcos Possato (PSDC) e recebeu emendas da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara local. O PL 06/2017 foi protocolado no dia 19 de janeiro deste ano na Câmara Municipal e teve tramitação rápida devido ao forte lobby de um pequeno grupo de moradores de classe média alta de uma região da cidade, interessados diretamente na rotina de um grupo de repúblicas. Já no dia 30 de janeiro o projeto foi votado por unanimidade pelos parlamentares lavrenses. De uma pequena parcela interessada em sua aprovação, agora sancionado o projeto passa a afetar toda a sociedade lavrense. A ...