Pular para o conteúdo principal

GOVERNADOR FERNANDO PIMENTEL ENTREGA MEDALHA DE MÉRITO DA DEFESA CIVIL

Durante o evento também foi lançado aplicativo que irá emitir alertas de tempestades, deslizamentos de terra e rompimento de barragens em Minas Gerais

O governador Fernando Pimentel (PT) presidiu nesta quinta-feira, 1º, no Palácio da Liberdade, em Belo Horizonte, a cerimônia de entrega da Medalha de Mérito da Defesa Civil. 

Ao todo, são 77 agraciados com a comenda, que homenageia personalidades e instituições que tenham prestado relevantes serviços às comunidades mineiras para minimizar as consequências danosas das calamidades. 

Entre os homenageados neste ano estão militares e civis que ajudaram nos trabalhos de resgate e socorro médico na tragédia de Janaúba, ocorrida em outubro do ano passado.

O governador parabenizou os agraciados e lembrou que a medalha valoriza mineiros e mineiras que arriscaram a própria segurança em prol da comunidade. Fernando Pimentel fez, ainda, uma homenagem aos servidores públicos presentes no local. 

O orador oficial da cerimônia, o presidente da Companhia de Tecnologia da Informação do Estado de Minas Gerais (Prodemge), Paulo Moura, destacou que a Defesa Civil é uma instituição presente em momentos difíceis da população.  

Aplicativo   
Ainda durante o evento foi lançado o aplicativo Sistema Integrado de Proteção e Defesa Civil de Minas Gerais (SIPDEC-MG), que irá emitir para os cidadãos alertas de tempestades, deslizamentos de terra, rompimento de barragens, entre outros, no estado. 

Por meio do mecanismo também serão divulgadas ações de mobilização para ajudar quem mais precisa e campanhas de arrecadação e distribuição de itens para regiões afetadas por desastres.

O objetivo do novo recurso é fortalecer as redes de assistência social e integrar ainda mais o Sistema Estadual de Proteção e Defesa Civil em toda Minas Gerais. Os avisos meteorológicos e os alertas serão enviados pelas equipes da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil, que monitoram 24 horas por dia as situações de risco em todas as regiões do estado.

Já as informações de como ajudar, locais de entrega de donativos e campanhas de mobilização serão disponibilizadas pelo Serviço Voluntário de Assistência Social (Servas). Posteriormente, outras instituições e serviços serão incluídos no aplicativo.

Disponibilizado gratuitamente, o aplicativo foi idealizado pela Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec/MG), em parceria com o Serviço Voluntário de Assistência Social (Servas), e desenvolvido pela Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) com o apoio da Companhia de Tecnologia da Informação do Estado de Minas Gerais (Prodemge).

Janaúba      
Dos 77 agraciados com a Medalha de Mérito da Defesa Civil, 14 ajudaram nos trabalhos de resgate e socorro médico na tragédia na creche Gente Inocente, em Janaúba, em outubro do ano passado. São militares e civis que estiveram na creche em que um vigilante ateou fogo ao próprio corpo dentro de uma sala de aula, causando a morte de outras 10 crianças, uma professora e duas auxiliares de classe.

O governador Fernando Pimentel destacou o papel dos militares e civis que atuaram para minimizar a tragédia. 

Uma das homenageadas foi a auxiliar Jéssica Morgana da Silva Santos, que faleceu dois meses após a tragédia. Sua mãe, Maria Solange Ferreira Silva, de 44 anos, compareceu à cerimônia e relembrou a tristeza do fato. “Foi uma tragédia muito grande, muito triste, que comoveu o mundo todo. Essa é uma homenagem muito bonita às pessoas que foram guerreiras, heroínas, que salvaram muitas vidas”, disse.

O pedreiro Warley Oliveira Silva, de 28 anos, também homenageado, trabalhava em uma casa que fica na mesma rua da creche e foi um dos primeiros a chegar ao local. “Eu estava trabalhando e ouvi os gritos da professora e corri para dentro da escola. Fomos socorrendo a professora, as crianças, tentando apagar o fogo. Nunca vi aquilo na minha vida”, afirmou.

A medalha
A Medalha de Mérito de Defesa Civil foi criada pelo decreto nº 23.658 de 4 de julho de 1984. O Estado de Minas Gerais, reconhecendo e incentivando a prática dessas ações de solidariedade humana e dedicação, faz a entrega, anualmente, da condecoração.

A entrega da comenda integra os eventos comemorativos do 40º aniversário da Cedec-MG, que integra o Gabinete Militar do Governador. 

Criada em 7 de dezembro de 1977, por meio da Lei Estadual 7.157, a coordenadoria executa as ações de prevenção, mitigação, preparação, resposta e recuperação, destinadas a evitar ou minimizar desastres, preservar o moral da população e restabelecer a normalidade social em todo o Estado de Minas Gerais. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FINALIZADO PROCEDIMENTO REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA DO BAIRRO ENGENHO DE SERRA II

A Secretaria de Departamento de Administração e Convênios em parceria com a COHAB-MG finalizou o processo de registro do bairro Engenho de Serra II, mais conhecido como COHAB II, em Ribeirão Vermelho. Uma agonia antiga dos moradores teve fim, afinal os mesmos receberam suas casas sem que o bairro de fato estivesse registrado, caracterizando assim uma ocupação informal. Agora o bairro está devidamente registrado e todos imóveis tem suas respectivas matrículas junto ao cartório de imóveis da Comarca de Lavras. Este foi o primeiro Procedimento de Regularização Fundiária Urbana feito nos municípios abrangidos pela Comarca. A prefeitura municipal já trabalha junto à Comissão Municipal de Regularização Fundiária Urbana para dar andamento às regularizações de mais alguns núcleos Em breve as matrículas dos respectivos imóveis serão entregues aos seus moradores. *Com informações e imagens da Prefeitura de Ribeirão Vermelho

CRESCIMENTO ORDENADO

São célebres e recorrentes exemplos de cidades que, ao experimentar ciclos duradouros de crescimento, deixaram de lado o planejamento urbano e viram parte dos avanços conquistados se converter em degradação.    Para fugir desse indesejável efeito colateral do desenvolvimento, Pouso Alegre, no Sul de Minas, se dedica à modernização das leis que regimentam o uso, a ocupação do solo e a disposição urbana em todas as suas dimensões. Não se trata de uma discussão trivial. Até o final de 2013, ao menos quatro projetos de leis foram elaborados pelo Executivo e aprovados pela Câmara de Vereadores com a missão de estabelecer as regras fundamentais sobre as quais será baseada a expansão urbana da cidade pelas próximas décadas, quando sua população pode triplicar, se aproximando de 500 mil habitantes. O conjunto de leis moderniza e complementa o Plano Diretor Municipal, estabelecendo critérios a serem observados na construção e disposição de imóveis, conforme sua localização e fi...

NOTA À IMPRENSA

A Cemig informa que os desligamentos de curta duração (piques de energia) percebidos em Ribeirão Vermelho e em alguns bairros de Lavras na noite desta terça-feira (22), foram decorrentes de manobras operativas para remanejamento temporário de cargas entre circuitos, devido a uma intervenção emergencial na rede de energia que abastece parte da cidade. Os piques de energia também aconteceram após a conclusão dos serviços, durante as manobras para retornar o sistema elétrico à sua configuração original. A companhia esclarece que, embora os piques de energia causem incômodo, foram imprescindíveis para evitar uma interrupção do fornecimento de energia de maior duração, que traria mais prejuízos à população. A Cemig destaca que estão previstos investimentos na modernização da subestação de energia instalada na cidade de Lavras. As obras, que serão iniciadas na próxima semana, trarão ganhos significativos à melhoria do sistema elétrico na região.