Pular para o conteúdo principal

APAC FEMININA DE SÃO JOÃO DEL REI É INAUGURADA OFICIALMENTE

Construída com verba de prestações pecuniárias, unidade tem capacidade para 80 recuperandas

Unidade feminina foi a terceira a ser criada no estado

No mês em que se comemora o Dia Internacional da Mulher, mais uma importante conquista voltada para a dignidade desse público. 

É que na última sexta-feira, , a Comarca de São João del-Rei inaugurou oficialmente a nova sede da unidade feminina da Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (Apac). A solenidade foi realizada às 16h, na Rodovia BR 265, Bairro Vila Jardim São José.

A Apac feminina de São João del-Rei foi construída com recursos provenientes de prestações pecuniárias e tem capacidade para abrigar 80 recuperandas. 

O prédio, com área de 1.200 m², conta com dormitórios separados por regime de cumprimento de pena, berçário, salas de aula, dormitórios para visita íntima, cozinha, refeitórios, auditórios para reuniões, entre outros espaços.

Essa unidade feminina foi a terceira a ser criada em Minas Gerais e no Brasil, sendo a primeira a receber também presas provisórias. 

A decisão de acolher as presas provisórias deve-se ao fato de não haver outro estabelecimento para abrigar as mulheres na região. Hoje, já existem 11 Apacs femininas no Brasil. A metodologia Apac visa à humanização do cumprimento da pena privativa de liberdade. 

Neste ano, em um reconhecimento da capacidade de reabilitação da proposta, a Lei Estadual 22.864 determinou que 20% dos recursos orçamentários para criação de novas vagas no sistema prisional sejam destinados a unidades prisionais administradas por entidades civis, como é o caso das Apacs. A norma foi publicada no diário Oficial do Estado de Minas Gerais em 9 de janeiro de 2018.

“Durante anos acalentamos o sonho de construir o prédio da Apac feminina e, em 2016, o projeto foi viabilizado”, contou o juiz da 2ª Vara Criminal e de Execuções Criminais de São João del-Rei, Ernane Barbosa Neves. 

Ele explicou que a concepção arquitetônica dos prédios da Apac é diferente da dos presídios convencionais, que são construídos de maneira circunspecta para que os presos não vejam o horizonte e isso lhes desperte o desejo de fuga. 

"Na Apac, o prédio é construído de forma plana, com visão para o horizonte, para que o recuperando possa enxergar que, além dos muros da prisão, existe um futuro que o espera, depois que pagar sua dívida para com a sociedade.”

“É um projeto arquitetônico arrojado que em nada lembra um presídio. É uma construção ampla, arejada e própria para quem quer cumprir sua pena com dignidade e respeito. Além de trazer mais conforto e dignidade às recuperandas, o novo prédio também é dotado de um anexo onde irá funcionar um galpão de trabalho”, completou o juiz, ressaltando que a sede da Apac feminina foi construída unicamente com recursos de prestações pecuniárias, sem qualquer investimento de dinheiro público: “Contamos com a mão de obra voluntária dos presos da Apac masculina, o que tornou a construção mais barata. Assim, o custo final do prédio girou em torno de R$ 1,2 milhão”.       


A Apac Feminina de São João del-Rei funcionava desde 2012 em sede alugada. O novo prédio foi construído por meio de parceria entre o Juízo da Execução Penal da comarca e a Diretoria da Apac. 

Em agosto de 2017, durante o 8º Congresso das Apacs, foi inaugurado o jardim da nova sede feminina. Agora, a inauguração será de toda a estrutura e contará com a presença de todas as recuperandas e dos funcionários da unidade.

A implantação e a consolidação do método Apac é uma das iniciativas do Programa Novos Rumos do TJMG na área da execução penal em favor da humanização no cumprimento das penas privativas de liberdade e da reinserção social.

Unidade masculina
A unidade masculina de São João del-Rei foi inaugurada em 2008 e é hoje a maior do Brasil, com mais de 4.000 m² e capacidade para atender 300 recuperandos nos regimes fechado, semiaberto e aberto. 

É presidida por Antônio Carlos de Jesus Fuzatto, também vice-diretor executivo da Fraternidade Brasileira de Assistência aos Condenados (FBAC). Referência nacional, a unidade já recebeu visitas de diversas comitivas do Brasil e do exterior interessadas em conhecer a metodologia adotada e o funcionamento.

da assessoria do TJMG

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONSELHO DA UFLA APROVA CRIAÇÃO DE NOVOS CURSOS DE GRADUAÇÃO

A Universidade Federal de Lavras (UFLA) emitiu a Portaria Reitoria nº 886 , de 5 de dezembro de 2025, aprovando favoravelmente a criação de 11 cursos de graduação, conforme deliberação do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE). Os cursos incluem Enfermagem , Terapia Ocupacional , Fonoaudiologia , Inteligência Artificial , Sistemas para Internet , Segurança Cibernética , Jogos Digitais , Viticultura e Enologia , Tecnologia em Automação Industrial , Gestão Financeira e Ciências Sociais . A proposta será encaminhada ao Conselho Universitário (CUNI) para deliberação final. A portaria foi assinada pelo Reitor em exercício Jackson Antonio Barbosa .

BOLSONARO CONDENADO

Nesta quinta-feira (11), a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal decidiu, por maioria, condenar os oito réus do Núcleo 1 da ação penal 2668, a trama golpista. A AP 2668 tem como réus os oito integrantes do Núcleo 1 da tentativa de golpe, ou “Núcleo Crucial”, segundo a Procuradoria-Geral da República (PGR): o deputado federal Alexandre Ramagem, ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin); o almirante Almir Garnier, ex-comandante da Marinha; Anderson Torres, ex-ministro da Justiça e ex-secretário de Segurança Pública do DF; o general Augusto Heleno, ex-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI); o tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro (réu-colaborador); o ex-presidente da República Jair Bolsonaro; o general Paulo Sérgio Nogueira, ex-ministro da Defesa; e o general da reserva Walter Braga Netto, ex-ministro da Casa Civil e da Defesa. A acusação envolveu os crimes de tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de E...

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/