Pular para o conteúdo principal

FERNANDO PIMENTEL ENTREGA CARTEIRA NACIONAL DO ARTESÃO, EM OURO PRETO

Governador visita ateliê de artesã e destaca ações do Governo para a valorização do artesanato em Minas Gerais

O Dia Nacional do Artesão, celebrado ontem, segunda-feira, 19, contou com uma comemoração especial para dona Cecília Matias do Carmo Ferreira. 

A artesã, de 80 anos, nascida e criada em Ouro Preto e conhecida pelo seu trabalho manual de ponto de arraiolo, recebeu das mãos do governador Fernando Pimentel (PT) a sua Carteira Nacional do Artesão. 


A visita do governador ao ateliê de Dona Cecília nesta segunda-feira reforça a política de valorização do artesanato em Minas Gerais desenvolvida em sua gestão.

O documento regulamenta a atividade artesanal e possibilita que o trabalhador tenha acesso a aulas de capacitação, feiras e eventos ligados ao artesanato. 

Ele ainda permite a compra de matérias-primas e insumos para a produção com descontos em estabelecimentos conveniados. 


A Carteira Nacional do Artesão foi criada em 2012 pelo Programa do Artesanato Brasileiro (PAB), do Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC).

“Esse programa fui eu quem criei quando eu era ministro da Indústria e Comércio Exterior, durante o governo da presidenta Dilma. Não tínhamos nenhum projeto de apoio ao artesanato. Nós criamos e instituímos esse documento, em 2012, e de lá para cá no Brasil inteiro o artesão tem direito à carteira. Além de ter uma identidade como artesão, profissionalizado o trabalho, ela concede direito a crédito nos bancos oficiais, além de descontos para o artesão em diversos estabelecimentos”, explicou o governador.

Durante a visita, Fernando Pimentel destacou o trabalho desenvolvido pelo seu governo para impulsionar o crescimento deste setor nos mercados interno e externo, além de ser um divulgador da arte popular. 

A partir do lançamento do programa + Artesanato, em 2017, o artesanato passa a ser trabalhado como mais um importante setor de desenvolvimento econômico de Minas Gerais. 

O programa, além de agregar as diversas iniciativas adotadas pelo governo, permitiu a abertura do diálogo com a categoria em várias cidades, inclusive em Ouro Preto.

O cadastramento dos artesãos mineiros é uma das importantes ações desenvolvidas pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria Extraordinária de Desenvolvimento Integrado e Fóruns Regionais (Seedif). 

Somente durante a gestão do governador Fernando Pimentel, houve crescimento de 170% do número de artesãos mineiros cadastrados pelo Núcleo de Artesanato da Seedif, comparado ao período de 2008 a 2014.

Em março de 2017, durante a I Semana do Artesão Mineiro, foram criados mutirões de cadastramento para acelerar a emissão da Carteira Nacional do Artesão. No ano passado, foram realizados 31 eventos de interiorização do documento, incluindo o trabalho durante os Fóruns Regionais de Governo. 

Além disso, houve solenidades de entrega da carteira em Juiz de Fora, Montes Claros, Muzambinho, Araguari, Bom Despacho, Diamantina, Congonhas e Bocaiúva.

Essa ação tem como objetivo a valorização do artesão, a profissionalização do ofício, a criação de mais oportunidades para os trabalhadores manuais, geração de emprego e renda e o mapeamento do ofício no Estado, permitindo identificar as vocações regionais para a elaboração de políticas públicas para o setor.

Valorização
Com 56 anos de experiência na produção de tapetes, colchas e demais produtos artesanais com os chamados pontos de arraiolo, dona Cecília se tornou referência em Ouro Preto nessa técnica secular, característica da vila de Arraiolos, no Alentejo, em Portugal. A artesã vende seu produto nas feiras e lojas de Ouro Preto, além de participar de exposições em outras cidades.

Dona Cecília já teve seu trabalho vendido para turistas de diversas regiões do país e até fora dele. 

“Fiquei muito feliz com a visita do governador aqui, foi uma honra. Essa carteira significa muito para a gente, que somos pessoas trabalhadoras. Agora todo mundo pode ver que o nosso serviço é garantido, que sou eu mesma quem faço. É tudo feito à mão. Isso dá muito mais valor ao nosso trabalho. Tem trabalho que dura oito, nove meses para terminar. É feito ponto por ponto”, contou.

O secretário de Estado de Cultura, Ângelo Oswaldo, e o prefeito de Ouro Preto, Júlio Pimenta, também acompanharam o governado na visita.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.

PREFEITO SANCIONA LEI DO SILÊNCIO EM LAVRAS

Até gritos de pessoas e barulhos de animais serão enquadrados como perturbação do sossego Lei sancionada por Cherem passa a vigorar a partir do dia 15 de março O prefeito de Lavras, no Sul de Minas, José Cherem (PSD), sancionou a Lei nº 4393, que dispõe sobre a perturbação do sossego.  A nova legislação é fruto do Projeto de Lei (PL) nº 4.393, de autoria dos vereadores Coronel Claret (PSD) e Marcos Possato (PSDC) e recebeu emendas da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara local. O PL 06/2017 foi protocolado no dia 19 de janeiro deste ano na Câmara Municipal e teve tramitação rápida devido ao forte lobby de um pequeno grupo de moradores de classe média alta de uma região da cidade, interessados diretamente na rotina de um grupo de repúblicas. Já no dia 30 de janeiro o projeto foi votado por unanimidade pelos parlamentares lavrenses. De uma pequena parcela interessada em sua aprovação, agora sancionado o projeto passa a afetar toda a sociedade lavrense. A ...

NOTA À IMPRENSA

A Cemig informa que os desligamentos de curta duração (piques de energia) percebidos em Ribeirão Vermelho e em alguns bairros de Lavras na noite desta terça-feira (22), foram decorrentes de manobras operativas para remanejamento temporário de cargas entre circuitos, devido a uma intervenção emergencial na rede de energia que abastece parte da cidade. Os piques de energia também aconteceram após a conclusão dos serviços, durante as manobras para retornar o sistema elétrico à sua configuração original. A companhia esclarece que, embora os piques de energia causem incômodo, foram imprescindíveis para evitar uma interrupção do fornecimento de energia de maior duração, que traria mais prejuízos à população. A Cemig destaca que estão previstos investimentos na modernização da subestação de energia instalada na cidade de Lavras. As obras, que serão iniciadas na próxima semana, trarão ganhos significativos à melhoria do sistema elétrico na região.