Pular para o conteúdo principal

3ª EDIÇÃO DO "KOMBO ARTE AFRO" SERÁ LANÇADA NO PRÓXIMO DIA 5, NO SOL NASCENTE, EM CEILÂNDIA

“Espaço Cultural Filhos do Quilombo” receberá o evento de lançamento, a partir das 17h, aberto a toda comunidade

Brasília - No próximo sábado, 5, o Sol Nascente, em Ceilândia, no Distrito Federal (DF), será palco do lançamento da 3ª edição do projeto sociocultural “Kombo Arte Afro”, às 17h, no Espaço Cultural Filhos do Quilombo (EQPN 5/1). O evento marcará o início de uma série de atividades voltadas para a comunidade local.

Ao longo dos cinco meses, de maio a setembro, crianças e adolescentes, entre 9 e 17 anos, participarão de oficinas gratuitas de percussão, dança afro e capoeira. Serão 120 vagas para as aulas, que serão ministradas uma vez na semana, aos sábados, sempre das 15h às 18h.

No dia do lançamento serão feitas as inscrições dos alunos; e os professores e seus respectivos grupos farão uma apresentação artística para o público com ritmos tradicionais brasileiros por meio da percussão e dança, além da capoeira.

Em setembro, o encerramento do projeto será feito com uma apresentação dos alunos para a comunidade, uma das maiores do Distrito Federal. 

Como nasceu o projeto - O projeto foi idealizado pelo mestre Célin du Batuk, na intenção de oferecer a crianças e adolescentes um conjunto de atividades que têm a cultura afro brasileira como foco, a fim de manter viva a tradição afro-brasileira. Este conjunto de atividades foi nomeado de “Kombo”.

A primeira edição do projeto, em 2012, foi desenvolvida na comunidade da Vila Estrutural e atingiu diretamente 120 crianças e adolescentes.

Proporcionou aos alunos o conhecimento da manufatura de artesanato com materiais considerados “lixo”, e teve como desdobramento o auxílio para que os filhos dos catadores de lixo do Lixão da Estrutural não os acompanhassem nessa atividade, ficando envolvidos com o projeto. 

Na oportunidade, foi oferecido o pacote de oficinas: música/ percussão, artesanato afro e dança afro.

A segunda edição do projeto ocorreu na Vila Telebrasília, em 2014, e também alcançou 120 crianças e adolescentes. 

O projeto ofertou o pacote de oficinas: música/ percussão, artesanato afro e dança afro. E teve como desdobramento a ocupação do coreto da comunidade, com atividades culturais e a maior integração entre os moradores.

Serviço

O que: 3ª Edição do Projeto Kombo Arte Afro | Lançamento
Onde: Comunidade do Sol Nascente – Ceilândia (DF), Espaço Cultural Filhos do Quilombo
Quando: 5 de maio de 2018
Horário: 17h
Quanto: Gratuito
Como: Oficinas gratuitas de Percussão, Dança Afro e Capoeira

Ficha técnica
Diretor de Produção e Oficineiro de Música e Percussão: Célio Zidorio, Júlio César e Thiago Dutra da Silva
Monitores: Rodrigo Lima, Gustavo Silva e Denis Mota
Produtor Executivo: Luciana Vecchi Martins da Cunha
Assistente de Produção: Ana Paula Caio Zidorio e Mariana Caio

com assessoria

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

TOMBAMENTO DE CARRETA

Tombou, agora, uma carreta de cerveja na Rodovia Fernão Dias (BR-3821), na pista sentido Belo Horizonte, no km 721, na região de Carmo da Cachoeira. A faixa da esquerda está interditada em os ambos sentidos. No momento, trânsito está fluindo sem lentidão. Motorista sem ferimentos graves. Imagens @transitofernaodias *Por Sebastião Filho 

VARGINHA CONFIRMA FORÇA ECONÔMICA E AMPLIA LIDERANÇA NO SUL DE MINAS

Uma recente análise do Núcleo de Estudos Econômicos da Fecomércio MG confirma que Varginha vive um ciclo consistente de expansão. O comércio avança, o emprego cresce e o empreendedorismo amplia a base empresarial. Os dados analisados por órgãos oficiais como RAIS (Relação Anual de Informações Sociais), CAGED (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) e Departamento Nacional de Registro Empresarial e Integração (DREI – Departamento Nacional de Registro Empresarial e Integração) do governo Federal e entidades renomadas como Fundação João Pinheiro (FJP), reafirmam a força econômica do município. O comércio segue como eixo central da atividade local. Representa 31,77% dos estabelecimentos formais e 24,06% dos empregos com carteira assinada, segundo a RAIS 2024. A predominância de micro e pequenas empresas garante agilidade e capacidade de adaptação. O PIB municipal alcançou R$ 8,09 bilhões em 2021, conforme a Fundação João Pinheiro (FJP), garantindo a 4ª posição entre os municípios do ...