Pular para o conteúdo principal

3ª EDIÇÃO DO "KOMBO ARTE AFRO" SERÁ LANÇADA NO PRÓXIMO DIA 5, NO SOL NASCENTE, EM CEILÂNDIA

“Espaço Cultural Filhos do Quilombo” receberá o evento de lançamento, a partir das 17h, aberto a toda comunidade

Brasília - No próximo sábado, 5, o Sol Nascente, em Ceilândia, no Distrito Federal (DF), será palco do lançamento da 3ª edição do projeto sociocultural “Kombo Arte Afro”, às 17h, no Espaço Cultural Filhos do Quilombo (EQPN 5/1). O evento marcará o início de uma série de atividades voltadas para a comunidade local.

Ao longo dos cinco meses, de maio a setembro, crianças e adolescentes, entre 9 e 17 anos, participarão de oficinas gratuitas de percussão, dança afro e capoeira. Serão 120 vagas para as aulas, que serão ministradas uma vez na semana, aos sábados, sempre das 15h às 18h.

No dia do lançamento serão feitas as inscrições dos alunos; e os professores e seus respectivos grupos farão uma apresentação artística para o público com ritmos tradicionais brasileiros por meio da percussão e dança, além da capoeira.

Em setembro, o encerramento do projeto será feito com uma apresentação dos alunos para a comunidade, uma das maiores do Distrito Federal. 

Como nasceu o projeto - O projeto foi idealizado pelo mestre Célin du Batuk, na intenção de oferecer a crianças e adolescentes um conjunto de atividades que têm a cultura afro brasileira como foco, a fim de manter viva a tradição afro-brasileira. Este conjunto de atividades foi nomeado de “Kombo”.

A primeira edição do projeto, em 2012, foi desenvolvida na comunidade da Vila Estrutural e atingiu diretamente 120 crianças e adolescentes.

Proporcionou aos alunos o conhecimento da manufatura de artesanato com materiais considerados “lixo”, e teve como desdobramento o auxílio para que os filhos dos catadores de lixo do Lixão da Estrutural não os acompanhassem nessa atividade, ficando envolvidos com o projeto. 

Na oportunidade, foi oferecido o pacote de oficinas: música/ percussão, artesanato afro e dança afro.

A segunda edição do projeto ocorreu na Vila Telebrasília, em 2014, e também alcançou 120 crianças e adolescentes. 

O projeto ofertou o pacote de oficinas: música/ percussão, artesanato afro e dança afro. E teve como desdobramento a ocupação do coreto da comunidade, com atividades culturais e a maior integração entre os moradores.

Serviço

O que: 3ª Edição do Projeto Kombo Arte Afro | Lançamento
Onde: Comunidade do Sol Nascente – Ceilândia (DF), Espaço Cultural Filhos do Quilombo
Quando: 5 de maio de 2018
Horário: 17h
Quanto: Gratuito
Como: Oficinas gratuitas de Percussão, Dança Afro e Capoeira

Ficha técnica
Diretor de Produção e Oficineiro de Música e Percussão: Célio Zidorio, Júlio César e Thiago Dutra da Silva
Monitores: Rodrigo Lima, Gustavo Silva e Denis Mota
Produtor Executivo: Luciana Vecchi Martins da Cunha
Assistente de Produção: Ana Paula Caio Zidorio e Mariana Caio

com assessoria

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OPERAÇÃO CUMPRE MANDADOS JUDICIAIS EM VIRTUDE DA RETIRADA FORÇADA DE PESSOAS EM SITUAÇÃO DE RUA EM POUSO ALEGRE

A ação cumpriu ordem judicial de busca e apreensão em 10 endereços na cidade. Conforme apurado, os investigados retiravam essas pessoas da rua, muitas vezes, mediante uso de arma de fogo, ameaças de morte e violência física O Ministério Público de Minas Gerais e a Polícia Civil realizaram na manhã desta quarta-feira, 2 de julho, a operação "Invisíveis", que investiga a prática reiterada de crimes relacionados a um processo de "limpeza social" da população em situação de rua, por parte de agentes públicos, em Pouso Alegre, no Sul do estado. A ação cumpriu ordem judicial de busca e apreensão em 10 endereços na cidade. Os crimes teriam ocorrido, ao longo de 2024, pelo menos, entre os meses de junho e setembro. São investigados agentes públicos municipais, um agente público estadual, além de particulares que, conforme apurado, promoviam a retirada forçada de pessoas das ruas do centro de Pouso Alegre, muitas vezes, mediante uso de arma de fogo, ameaças de morte e violên...

PREFEITA, SECRETÁRIO DE ESTADO E DEPUTADO ANUNCIAM IMPORTANTES CONQUISTAS

A prefeita Jussara Menicucci, o deputado estadual Cássio Soares e o secretário estadual de Saúde, Fábio Baccheretti, participaram das tratativas que viabilizaram importantes investimentos para o município de Lavras, que reforçam o compromisso com a saúde pública. Entre as conquistas está a liberação de recursos para a implantação de cinco novos leitos de UTI Pediátrica na Santa Casa de Misericórdia, ampliando a capacidade do Sistema Único de Saúde (SUS) no atendimento intensivo às crianças do município. Outro passo fundamental é a busca pelo  credenciamento da Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (UNACON) em Lavras, que possibilitará a realização de tratamento oncológico completo no município, garantindo mais comodidade e qualidade de vida aos pacientes e suas famílias. Além disso, foram conquistados recursos para equipar a UPA Zona Norte, ampliando a estrutura e qualificando o atendimento de urgência e emergência prestado à população lavrense.

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.