Pular para o conteúdo principal

"MAIS DEMOCRACIA E MAIS DIREITOS HUMANOS" É O TEMA DA 21ª PARADA DO ORGULHO LGBT DE BH


O aviso dado pela comunidade LGBT no último dia 19 de maio, foi claro: “Não vão nos calar”. A 5ª Marcha contra a LGBTfobia denunciou um Brasil em que cada vez mais os direitos dos cidadãos tem sido cerceados, com a democracia fragilizada. 

Neste contexto, quem mais sofre são os segmentos sociais, em que as lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais e transgêneros estão inseridos. O Centro de Luta pela Livre Orientação Sexual de Minas Gerais (Cellos-MG) está atento a esta situação.

É por isso que, em 2018, a 21ª Parada do Orgulho LGBT de Belo Horizonte, maior manifestação cultural e política do estado de Minas Gerais, hasteará a bandeira da democracia. 

Com o tema “Mais Democracia e Mais Direitos Humanos: esse é o Brasil que queremos para as LGBT!”, a Parada vai ocupar as ruas da capital no dia 8 de julho, um domingo, para mostrar que a democracia é a única forma de se reverter o perigoso quadro político e social que vivemos. Foi nesta luta que Marielle Franco, defensora dos direitos humanos, foi assassinada.

Hoje, somos governados por políticos que tomaram o poder de forma golpista e que estão executando políticas que fragilizam a defesa dos direitos das LGBT. A perda de direitos humanos, sejam eles nas áreas   trabalhista, previdenciária ou constitucional, atinge em cheio a comunidade LGBT. 

A cada 19 horas, um LGBT é assassinado no Brasil, onde, nos últimos dois anos (período de governo pós-golpe) nenhuma política de afirmação e enfrentamento desses índices foi implementada.

O tema da Parada de BH, a segunda maior do País, ainda carrega um simbolismo da universalidade e da igualdade. A população LGBT clama por um país onde as pessoas sejam livres para o diálogo e a convivência. 

O presidente do Cellos-MG, Azilton Viana, explica porque a temática é de importante discussão. 

“Nós, LGBT estamos inseridos na sociedade e a mudança conjuntural que vivenciamos nos dois últimos anos tem impacto negativo direto na vida das LGBT. Aumentou a intolerância, índices de violência e morte cada vez mais altos, enfim os direitos das LGBT estão sob ameaça e grave risco de extinção. Então ocuparemos as ruas com nossas cores, nossos corpos, nossas expressões artísticas e culturais para denunciar essa situação”. 

Os símbolos da Parada LGBT de BH deste ano, com os arco-íris da bandeira trans e da bandeira LGBT, a ave com todo o seu orgulho nas cores, caracterizam a nossa manifestação. 

A Parada é plural, para todos os públicos, e composta por manifestações de artistas e membros da comunidade LGBT. Mas a Parada não é o fim, ela se expande por meio das atividades e ações da  V Jornada pela Cidadania LGBT. 

Durante cerca de um mês, o Cellos-MG organiza junto com parceiros, poder público, empresas e voluntários diversos eventos e atividades que envolvem a temática LGBT, no qual a Parada está inserida.

A concentração da XXI Parada do Orgulho LGBT de Belo Horizonte acontecerá na Praça da Estação, onde ocorrerá um ato político, além de shows e apresentações de artistas LGBT de Belo Horizonte. Para se apresentar como artista voluntário, basta se cadastrar através do link disponibilizado pela direção do CELLOS-MG, no seguinte endereço eletrônico: tinyurl.com/ArtistasParada.

As pessoas que desejam ajudar na construção e realização deste momento político como voluntários devem procurar o CELLOS-MG e participar das reuniões de voluntários que terão início no próximo dia 26 de maio, sábado,  às 17h, na sede da entidade, localizada na Av. Afonso Pena, 867 - Edifício Acaiaca - 22º andar - Sala 2207 - Centro.

com assessoria

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONSELHO DA UFLA APROVA CRIAÇÃO DE NOVOS CURSOS DE GRADUAÇÃO

A Universidade Federal de Lavras (UFLA) emitiu a Portaria Reitoria nº 886 , de 5 de dezembro de 2025, aprovando favoravelmente a criação de 11 cursos de graduação, conforme deliberação do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE). Os cursos incluem Enfermagem , Terapia Ocupacional , Fonoaudiologia , Inteligência Artificial , Sistemas para Internet , Segurança Cibernética , Jogos Digitais , Viticultura e Enologia , Tecnologia em Automação Industrial , Gestão Financeira e Ciências Sociais . A proposta será encaminhada ao Conselho Universitário (CUNI) para deliberação final. A portaria foi assinada pelo Reitor em exercício Jackson Antonio Barbosa .

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

PROJETO CRIA RECEBE PRÊMIO DO ESPORTE MINEIRO 2017

O assessor do reitor para Assuntos de Parcerias, professor Antônio Nazareno Guimarães Mendes, esteve na solenidade para receber o Prêmio O Projeto Cria (Centro Regional de Iniciação ao Atletismo), da Universidade Federal de Lavras (UFLA), idealizado e coordenado pelo professor de Educação Física Fernando de Oliveira, recebeu nesta semana o “Prêmio do Esporte Mineiro 2017”, concedido pelo Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Esportes (Seesp).  A solenidade de premiação ocorreu no auditório da Escola Estadual Governador Milton Campos, em Belo Horizonte, e contou com a participação de distintos atletas e autoridades.   Além de esportistas, o evento também premiou membros da sociedade civil, gestores municipais e entidades que se destacaram nos programas esportivos do Governo de Minas Gerais no decorrer de 2017 e/ou que contribuíram com o fomento do esporte no estado. Para o professor Fernando é uma satisfação obter essa homenage...