Pular para o conteúdo principal

"MAIS DEMOCRACIA E MAIS DIREITOS HUMANOS" É O TEMA DA 21ª PARADA DO ORGULHO LGBT DE BH


O aviso dado pela comunidade LGBT no último dia 19 de maio, foi claro: “Não vão nos calar”. A 5ª Marcha contra a LGBTfobia denunciou um Brasil em que cada vez mais os direitos dos cidadãos tem sido cerceados, com a democracia fragilizada. 

Neste contexto, quem mais sofre são os segmentos sociais, em que as lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais e transgêneros estão inseridos. O Centro de Luta pela Livre Orientação Sexual de Minas Gerais (Cellos-MG) está atento a esta situação.

É por isso que, em 2018, a 21ª Parada do Orgulho LGBT de Belo Horizonte, maior manifestação cultural e política do estado de Minas Gerais, hasteará a bandeira da democracia. 

Com o tema “Mais Democracia e Mais Direitos Humanos: esse é o Brasil que queremos para as LGBT!”, a Parada vai ocupar as ruas da capital no dia 8 de julho, um domingo, para mostrar que a democracia é a única forma de se reverter o perigoso quadro político e social que vivemos. Foi nesta luta que Marielle Franco, defensora dos direitos humanos, foi assassinada.

Hoje, somos governados por políticos que tomaram o poder de forma golpista e que estão executando políticas que fragilizam a defesa dos direitos das LGBT. A perda de direitos humanos, sejam eles nas áreas   trabalhista, previdenciária ou constitucional, atinge em cheio a comunidade LGBT. 

A cada 19 horas, um LGBT é assassinado no Brasil, onde, nos últimos dois anos (período de governo pós-golpe) nenhuma política de afirmação e enfrentamento desses índices foi implementada.

O tema da Parada de BH, a segunda maior do País, ainda carrega um simbolismo da universalidade e da igualdade. A população LGBT clama por um país onde as pessoas sejam livres para o diálogo e a convivência. 

O presidente do Cellos-MG, Azilton Viana, explica porque a temática é de importante discussão. 

“Nós, LGBT estamos inseridos na sociedade e a mudança conjuntural que vivenciamos nos dois últimos anos tem impacto negativo direto na vida das LGBT. Aumentou a intolerância, índices de violência e morte cada vez mais altos, enfim os direitos das LGBT estão sob ameaça e grave risco de extinção. Então ocuparemos as ruas com nossas cores, nossos corpos, nossas expressões artísticas e culturais para denunciar essa situação”. 

Os símbolos da Parada LGBT de BH deste ano, com os arco-íris da bandeira trans e da bandeira LGBT, a ave com todo o seu orgulho nas cores, caracterizam a nossa manifestação. 

A Parada é plural, para todos os públicos, e composta por manifestações de artistas e membros da comunidade LGBT. Mas a Parada não é o fim, ela se expande por meio das atividades e ações da  V Jornada pela Cidadania LGBT. 

Durante cerca de um mês, o Cellos-MG organiza junto com parceiros, poder público, empresas e voluntários diversos eventos e atividades que envolvem a temática LGBT, no qual a Parada está inserida.

A concentração da XXI Parada do Orgulho LGBT de Belo Horizonte acontecerá na Praça da Estação, onde ocorrerá um ato político, além de shows e apresentações de artistas LGBT de Belo Horizonte. Para se apresentar como artista voluntário, basta se cadastrar através do link disponibilizado pela direção do CELLOS-MG, no seguinte endereço eletrônico: tinyurl.com/ArtistasParada.

As pessoas que desejam ajudar na construção e realização deste momento político como voluntários devem procurar o CELLOS-MG e participar das reuniões de voluntários que terão início no próximo dia 26 de maio, sábado,  às 17h, na sede da entidade, localizada na Av. Afonso Pena, 867 - Edifício Acaiaca - 22º andar - Sala 2207 - Centro.

com assessoria

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

UMA CIDADE EM PLENO CRESCIMENTO

IBGE estima em mais de 110 mil o número de habitantes de Lavras O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou nesta quinta-feira (28) a estimativa populacional de 2025. Segundo os dados, a população brasileira alcançou 213,4 milhões de habitantes em 1º de julho deste ano, o que representa um crescimento de 0,39% em relação ao ano anterior. Em Lavras, a estimativa aponta para 110.682 habitantes em 2025. No ano passado, a cidade tinha 109.884 habitantes, de acordo com a estimativa de julho de 2024. Esses números não correspondem ao Censo Demográfico de 2022, que registrou oficialmente 104.761 moradores. As estimativas anuais do IBGE são calculadas a partir do último censo realizado, considerando indicadores como taxas de natalidade, mortalidade e migração. Esses dados são fundamentais para projeções demográficas e econômicas entre os censos. A publicação das estimativas no Diário Oficial da União é exigência do Tribunal de Contas da União (TCU) e serve de base para o ...