Pular para o conteúdo principal

PIMENTEL VISITA OBRAS DE DUPLICAÇÃO DA BR-491


O governador Fernando Pimentel (PT) esteve na cidade de Varginha, no Sul de Minas, nessa quarta-feira, 16, onde visitou as obras de duplicação da BR-491, e se reuniu com representantes do Consórcio Público para o Desenvolvimento do Café (ConCafé). 

No encontro, o governador assinou despacho governamental para que seja firmado um convênio entre a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-MG) e o ConCafé, em parceria com a Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge). O documento define como prioridade a disponibilização de máquinas de beneficiamento de café para o uso de pequenos cafeicultores do Sul e do Sudoeste do Estado.

O valor do investimento imediato é da ordem de R$ 1 milhão e contempla 44 municípios. A compra dos equipamentos vai garantir uma tecnologia confiável e segura para a produção do café e, com isso, aumentar a competitividade do pequeno produtor. 

Também estiveram presentes na cerimônia os secretários de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Amarildo Kalil, de Transportes e Obras Públicas, Murilo Valadares; o diretor-geral do Departamento de Edificações, Estradas e Rodagem (DEER-MG), Davidsson Canesso; o presidente da Emater, Glênio Martins; o presidente da Epamig, Rui Verneque; os deputados estaduais Geisa Teixeira, Emidinho Madeira e Ulysses Gomes, deputado federal Odair Cunha, além de prefeitos e demais autoridades.

Infraestrutura
Antes de se encontrar com membros do ConCafé, o governador Fernando Pimentel visitou a obra de restauração e duplicação da BR-491, no trecho entre Varginha e o entroncamento da BR-381. 


Ao lado do secretário de Transportes e Obras Públicas, Murilo Valadares e de diretores do DEER-MG, o governador conheceu detalhes das intervenções. Ao todo, serão investidos R$ 90 milhões por meio do Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem nas intervenções que contemplam 18,1 quilômetros da rodovia.

O empreendimento inclui a construção de três pontes, sendo uma sobre o rio Verde e outras duas sobre o rio Palmela, e ainda prevê a obra de alargamento e reforço de uma outra ponte sobre o rio Verde.  

De acordo com o secretário Murilo Valadares, a obra está cumprindo o cronograma previsto, considerando os processos de liberação de recursos e de desapropriação. “Neste ano o que foi planejado será feito”.


As melhorias trarão mais segurança aos motoristas que trafegam na rodovia que é uma importante via de ligação com os municípios do Sul de Minas Gerais. Em média, cerca de 12 mil veículos trafegam diariamente nesta estrada. 

Além de contribuir para a mobilidade, as mudanças terão impacto na economia da região ao favorecer o escoamento do que é produzido no entorno, que já abriga um porto seco. A BR-491 está sob a jurisdição do Estado de Minas Gerais há cerca de 15 anos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

LAVRENSE INTEGRA LISTA FORBES "MULHERES DA GERAÇÃO Z QUE ESTÃO MUDANDO O AGRO"

Reconhecimento: Em 2025, foi destaque na lista Forbes Agro "Mulheres da Geração Z Que Estão Mudando o Agro", que reconhece talentos jovens e promissores no agronegócio brasileiro Todo 15 de outubro, uma lista de mulheres é destacada pela Forbes nesse dia, como forma de homenagear o espaço conquistado de representação do universo feminino em movimento. Sim, porque elas arrastam outras mulheres. Em 2022, foi a vez da Lista Forbes “50 Grupos de Mulheres do Agro Brasil”; em 2023 veio a Lista Forbes “As 100 Mulheres Doutoras do Agro”, e no ano passado a Lista Forbes “As 50 Mulheres que Levam o Agro do Brasil para o Mundo”. Neste ano de 2025, a Lista Forbes “Mulheres da Geração Z Que Estão Mudando o Agro”, também conhecidas como “ Gen Z ” ou “ Zoomers ”, mostra os talentos femininos nascidos no início dos anos 1990 – com uma linha de corte até os anos 2010/2012 – ou seja mulheres na faixa dos 30 anos. E uma lavrense figura, com merecimento, nesta seleta lista: Nathalia Campos Vilel...

DECOLONIZAR A FILOSOFIA

Sinopse: "Política de Descontinuidade: Ética e Subversão" é uma obra provocativa que mergulha nas complexidades éticas e políticas da sociedade contemporânea. Escrito com clareza e profundidade, o livro lança luz sobre as dinâmicas de poder que moldam nossas interações diárias, especialmente no que diz respeito ao reconhecimento e à marginalização dos corpos designados como dissidentes. Com o Prefácio de Adilson Moreira, a obra Políticas de descontinuidade: ética e subversão tem como propósito compreender a dinâmica das estruturas discriminatórias e seu apreço péla retroalimentação do poder. Deste modo, propor, por meio de uma ética da diferença, da solidariedade e antidiscriminatória, a corrosão desses sistemas de precarização e aniquilamento. O autor, Thiago Teixeira, explora como conceitos como racismo e ciseterobrutalidade reforçam uma hierarquia injusta entre os indivíduos, perpetuando fronteiras entre vida e morte e reforçando normas sociais que marginalizam e oprimem. ...

ANTT EM PERDÕES

O prefeito Teco, o vice Totonho, o presidente da Câmara Jhonny e os vereadores Luizinho e Wagão, receberam ontem os técnicos da Agência Nacional de Transportes Terrestre (ANTT), Allan Milagres e Carlos Alvisi para discutir "in loco" às modificações nos acessos em áreas prioritárias de Perdões.