terça-feira, 5 de junho de 2018

ESA COMEMORA 124 ANOS DE EXISTÊNCIA


No dia 28 de maio, realizou-se a cerimônia de comemoração do 124º aniversário da Escola de Sargentos das Armas (ESA), de Três Corações, no Sul de Minas, conforme a Portaria nº 194 – do Secretário Geral do Exército, de 9 de maio de 2017, que alterou a data de aniversário da Escola de Sargentos das Armas, de 21 de agosto de 1945 para 28 de maio de 1894.

A nova data de aniversário da ESA, foi instituída após uma intensa pesquisa histórica, onde se constatou que o elemento formador da ESA foi a “Escola de Sargentos” criada no Rio de Janeiro, a qual iniciou o seu período letivo a partir da Ordem do Dia nº 552, de 28 de maio de 1894, do Ministro da Guerra.

A ESA, atualmente, é um Estabelecimento de Ensino de Nível Superior do Exército Brasileiro, enquadrada na linha de ensino militar bélico de grau Tecnólogo, destinado à formação de sargentos combatentes de carreira das armas de: Infantaria, Cavalaria, Artilharia, Engenharia e Comunicações, esta última foi criada em 1961.

Ao longo de mais de 124 anos de existência, a Escola formou mais de 45.000 sargentos e aperfeiçoou cerca de 5.000. 

Dentre esses, militares da Marinha do Brasil, da Força Aérea Brasileira e de nações amigas da República da Namíbia, República Democrática de Timor-Leste, República Democrática de São Tomé e Príncipe, República da Guiné-Bissau e República de Cabo Verde.

A formação profissional do Sargento combatente do Exército é a razão de ser da escola. Para tal, busca-se uma educação integral baseada no desenvolvimento de valores, tais como a disciplina, a hierarquia, a verdade, a lealdade, a probidade, a responsabilidade, o patriotismo, o civismo, a camaradagem, a cooperação, a coragem física e moral, o dever, a honra, o compromisso com o Exército e com a Nação Brasileira, a dignidade do ser humano, a justiça, a democracia e a paz social. 

Os valores mencionados são desenvolvidos nos alunos por meio de variadas atividades que estimulam os campos social, afetivo, psicomotor e cognitivo do discente, em estreito contato com a sua família.


A cerimônia foi prestigiada pelo general de Exército Mauro Cesar Lorena Cid, chefe do Departamento de Educação e Cultura do Exército, acompanhado do general de Exército Jarbas Bueno da Costa, antigo aluno e comandante da ESA e antigo integrante do Alto Comando do Exército, do general de Brigada Vinicius Ferreira Martinelli, diretor de Educação Técnica Militar e do general de Brigada Adilson Giovani Quint, comandante da Escola de Sargentos das Armas, Escola Sargento Max Wolf Filho. 

Prestigiaram também a solenidade Maurício Miguel Gadbem, presidente da Câmara Municipal de Três Corações e Luiz Vilela Paranaíba, vice-´prefeito de Três Corações, militares da reserva, autoridades civis, militares e familiares.

Em momento solene, o comandante da ESA realizou a entrega de diploma de "Amigo da ESA" a personalidades civis e militares que colaboram de maneira constante às solicitações feitas pela Escola. A cerimônia resgatou valores e tradições históricas do elemento formador da ESA, a então “Escola de Sargentos”.

Nenhum comentário: