Pular para o conteúdo principal

GENÉTICA E MELHORAMENTO DE PLANTAS DA UFLA É DESTAQUE EM 'MINAS FAZ CIÊNCIA'


'Minas faz Ciência', publicação jornalística científica da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG) tem realizado uma série de reportagens sobre pesquisas de excelência de Minas Gerais. 

Nesta segunda-feira, 11, o destaque foi sobre o trabalho realizado pelos cientistas em Genética e Melhoramento de Plantas da Universidade Federal de Lavras (UFLA).

Na última avaliação quadrienal da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), o Programa de Pós-Graduação em Genética e Melhoramento de Plantas (PPGGM) da UFLA foi qualificado com 7, a nota máxima, consolidando o status de excelência internacional em pesquisa e ensino.

As linhas de pesquisas do programa, que nasceu em 1986, são Citogenética Vegetal, Genética Molecular e de Fitopatógenos, Genética e Melhoramento de Plantas Anuais de Importância Econômica e Genética Quantitativa Aplicada ao Melhoramento de Plantas.

“Quando se fala em ciência de qualidade muitos imaginam que para isto é necessário altos investimentos e laboratórios de última geração. Porém, é preciso ética, integridade, grupos de docentes e pesquisadores comprometidos e estudantes dedicados na condução dos seus projetos de pesquisa. Precisamos ter em mente que o progresso da ciência está, principalmente, nos pontos positivos que a pesquisa possa oferecer a sociedade”, destacou Flávia Gonçalves, coordenadora do PPGGM da UFLA.

Segundo o professor Magno Ramalho, desde o início do programa há grande interação com empresas públicas e privadas visando à realização de pesquisa conjunta. 

“Algumas pesquisas são de interesse das empresas, mas que dificilmente poderiam ser feitas sem a participação da UFLA. Estou convicto que com essas parcerias todos ganham”, diz. 

A coordenadora Flávia Gonçalves também destaca que um ponto forte da pós-graduação é o trabalho conjunto com as empresas públicas – como Embrapa e Epamig – e as privadas – produtoras de sementes e do ramo florestal. 

“Com o passar dos anos se percebe uma redução significativa nos recursos financeiros destinados à pesquisa no Brasil. Desse modo, temos que equacionar os recursos e os equipamentos existentes nos laboratórios e áreas experimentais para que as pesquisas possam ser realizadas com eficiência”.

Minas Faz Ciência
Minas Faz Ciência é o projeto de divulgação científica mantido pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig). Criado em 1998, começou com uma série de vídeos produzidos em parceria com a Rede Minas. Os próximos passos foram a criação da revista Minas Faz Ciência, de periodicidade trimestral e distribuição gratuita, de um ciclo de palestras mensal e de uma página na internet.

O projeto Minas Faz Ciência é realizado pela Assessoria de Comunicação Social (ACS) da Fapemig e pela equipe de jornalistas bolsistas do Programa de Comunicação Científica e Tecnológica (PCCT). 

Além de produzir material para diferentes plataformas e com engajamento da público, em perspectiva transmídias, a grupo propõe-se a refletir sobre o jornalismo científico e o modo de produção vigente. Também somos, assim, um grupo de estudos interessado em contribuir para o desenvolvimento e o aprimoramento da área.

Confira aqui a matéria completa

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONSELHO DA UFLA APROVA CRIAÇÃO DE NOVOS CURSOS DE GRADUAÇÃO

A Universidade Federal de Lavras (UFLA) emitiu a Portaria Reitoria nº 886 , de 5 de dezembro de 2025, aprovando favoravelmente a criação de 11 cursos de graduação, conforme deliberação do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE). Os cursos incluem Enfermagem , Terapia Ocupacional , Fonoaudiologia , Inteligência Artificial , Sistemas para Internet , Segurança Cibernética , Jogos Digitais , Viticultura e Enologia , Tecnologia em Automação Industrial , Gestão Financeira e Ciências Sociais . A proposta será encaminhada ao Conselho Universitário (CUNI) para deliberação final. A portaria foi assinada pelo Reitor em exercício Jackson Antonio Barbosa .

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

PROJETO CRIA RECEBE PRÊMIO DO ESPORTE MINEIRO 2017

O assessor do reitor para Assuntos de Parcerias, professor Antônio Nazareno Guimarães Mendes, esteve na solenidade para receber o Prêmio O Projeto Cria (Centro Regional de Iniciação ao Atletismo), da Universidade Federal de Lavras (UFLA), idealizado e coordenado pelo professor de Educação Física Fernando de Oliveira, recebeu nesta semana o “Prêmio do Esporte Mineiro 2017”, concedido pelo Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Esportes (Seesp).  A solenidade de premiação ocorreu no auditório da Escola Estadual Governador Milton Campos, em Belo Horizonte, e contou com a participação de distintos atletas e autoridades.   Além de esportistas, o evento também premiou membros da sociedade civil, gestores municipais e entidades que se destacaram nos programas esportivos do Governo de Minas Gerais no decorrer de 2017 e/ou que contribuíram com o fomento do esporte no estado. Para o professor Fernando é uma satisfação obter essa homenage...