sexta-feira, 15 de junho de 2018

GENÉTICA E MELHORAMENTO DE PLANTAS DA UFLA É DESTAQUE EM 'MINAS FAZ CIÊNCIA'

'Minas faz Ciência', publicação jornalística científica da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG) tem realizado uma série de reportagens sobre pesquisas de excelência de Minas Gerais.

Nesta segunda-feira, 11, o destaque foi sobre o trabalho realizado pelos cientistas em Genética e Melhoramento de Plantas da Universidade Federal de Lavras (UFLA).

Na última avaliação quadrienal da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), o Programa de Pós-Graduação em Genética e Melhoramento de Plantas (PPGGM) da UFLA foi qualificado com 7, a nota máxima, consolidando o status de excelência internacional em pesquisa e ensino.

As linhas de pesquisas do programa, que nasceu em 1986, são Citogenética Vegetal, Genética Molecular e de Fitopatógenos, Genética e Melhoramento de Plantas Anuais de Importância Econômica e Genética Quantitativa Aplicada ao Melhoramento de Plantas.

“Quando se fala em ciência de qualidade muitos imaginam que para isto é necessário altos investimentos e laboratórios de última geração. Porém, é preciso ética, integridade, grupos de docentes e pesquisadores comprometidos e estudantes dedicados na condução dos seus projetos de pesquisa. Precisamos ter em mente que o progresso da ciência está, principalmente, nos pontos positivos que a pesquisa possa oferecer a sociedade”, destacou Flávia Gonçalves, coordenadora do PPGGM da UFLA.

Segundo o professor Magno Ramalho, desde o início do programa há grande interação com empresas públicas e privadas visando à realização de pesquisa conjunta.

“Algumas pesquisas são de interesse das empresas, mas que dificilmente poderiam ser feitas sem a participação da UFLA. Estou convicto que com essas parcerias todos ganham”, diz.

A coordenadora Flávia Gonçalves também destaca que um ponto forte da pós-graduação é o trabalho conjunto com as empresas públicas – como Embrapa e Epamig – e as privadas – produtoras de sementes e do ramo florestal.

“Com o passar dos anos se percebe uma redução significativa nos recursos financeiros destinados à pesquisa no Brasil. Desse modo, temos que equacionar os recursos e os equipamentos existentes nos laboratórios e áreas experimentais para que as pesquisas possam ser realizadas com eficiência”.

Minas Faz Ciência
Minas Faz Ciência é o projeto de divulgação científica mantido pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig). Criado em 1998, começou com uma série de vídeos produzidos em parceria com a Rede Minas. Os próximos passos foram a criação da revista Minas Faz Ciência, de periodicidade trimestral e distribuição gratuita, de um ciclo de palestras mensal e de uma página na internet.

O projeto Minas Faz Ciência é realizado pela Assessoria de Comunicação Social (ACS) da Fapemig e pela equipe de jornalistas bolsistas do Programa de Comunicação Científica e Tecnológica (PCCT).

Além de produzir material para diferentes plataformas e com engajamento da público, em perspectiva transmídias, a grupo propõe-se a refletir sobre o jornalismo científico e o modo de produção vigente. Também somos, assim, um grupo de estudos interessado em contribuir para o desenvolvimento e o aprimoramento da área.

Confira aqui a matéria completa