Pular para o conteúdo principal

EX-ALUNOS DA UFLA PODEM PARTICIPAR DE PESQUISA SOBRE HÁBITOS ALIMENTARES

Projeto Cume, que abrange cinco universidades, cadastra novos voluntários até 31 de julho

Termina na próxima terça-feira, 31, o prazo para inscrições no projeto Coorte de Universidades Mineiras (Cume), pesquisa que visa construir banco de dados para mapear os hábitos alimentares dos brasileiros. 

Podem participar egressos de cursos de graduação ou de pós-graduação das universidades federais de Viçosa (UFV), de Minas Gerais (UFMG), de Ouro Preto (Ufop), de Lavras (Ufla) e de Juiz de Fora (UFJF), que residam em qualquer parte do território nacional. Para participar da pesquisa, basta realizar cadastro e responder os questionários. 

As informações coletadas vão compor banco de dados que dará subsídios para que os pesquisadores avaliem o impacto de grupos de alimentos e de fatores dietéticos específicos no desenvolvimento de doenças e agravos não transmissíveis (Dant), como doenças cardiovasculares, neoplasias, doenças respiratórias crônicas e diabetes. 

“Também serão exploradas ocorrências como hipertensão, depressão, acidentes e violências”, explica o professor Adriano Marçal Pimenta, do Departamento de Enfermagem Materno Infantil e Saúde Pública da Escola de Enfermagem da UFMG e um dos coordenadores do Cume.

Segundo ele, as diretrizes nacionais vigentes de promoção da saúde, prevenção, controle e tratamento de doenças relacionadas aos hábitos alimentares estão baseadas em resultados de estudos realizados fora do país, que não refletem de maneira fidedigna os costumes dos brasileiros. 

Assim, a participação dos voluntários nesta pesquisa é primordial para que possa ser compreendido o atual estilo de vida da população do país, de forma a auxiliar na elaboração de políticas públicas mais adequadas à realidade atual brasileira.

Além de Adriano Marçal, participam da coordenação geral da pesquisa as professoras Josefina Bressan e Helen Hermana Miranda Hermsdorff, da UFV. 

Universitários egressos
De acordo com o professor Adriano Marçal Pimenta, a opção por alunos egressos das universidades se deu porque, segundo publicações científicas, quanto maior a escolaridade dos participantes, melhor é a qualidade dos dados fornecidos. 

“Além disso, ex-alunos de instituições de ensino superior tendem a participar de maneira mais consistente, uma vez que compreendem a importância das investigações científicas para a produção de conhecimentos a serem, futuramente, aplicadas na sociedade”, explica Adriano.

A coleta de dados foi dividida em duas etapas. Na primeira, o participante responderá questões relativas às características demográficas, socioeconômicas, estilo de vida e diagnósticos de saúde. Na segunda, será aplicado o Questionário de frequência de consumo alimentar (QFCA), já validado para a população brasileira.

Dessa forma, explica o professor, será possível avaliar o padrão de consumo alimentar dos participantes e caracterizá-lo como tipicamente brasileiro ou não. “Ao mesmo tempo, os egressos vão informar sobre diagnósticos de saúde, o que torna possível fazer uma correlação entre a exposição ao padrão alimentar e a ocorrência de enfermidades crônicas”, complementa o coordenador.

A cada dois anos, os voluntários receberão questionários de seguimento, para possibilitar ao Cume a avaliação de mudanças no estilo de vida e incidências de doenças e agravos. Aleatoriamente, alguns participantes poderão receber convite para participar de alguma das etapas presenciais de validação, em que são realizados exames físicos.

Coorte de universidades mineiras
Na área da estatística, estudo de coorte é um conjunto de pessoas que compartilham características relevantes para pesquisa. A primeira fase do projeto Cume aconteceu em 2016, com participação de aproximadamente cinco mil egressos das universidades UFV e UFMG. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail projetocume@gmail.com ou no site do projeto Cume.

Alguns resultados dessa fase foram publicados na Revista Mineira de Enfermagem e também serão divulgados nas próximas edições do International Journal of Epidemiology.

com Cláudia Amorim - da assessoria da UFMG

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

APARECIDENSE FUTEBOL CLUBE APRESENTA OFICIALMENTE SEUS NOVOS UNIFORMES PARA A TEMPORADA

O Aparecidense FC , equipe do Distrito de Aparecida D’Oeste (Guarita), em Santo Antônio do Amparo , realizou a apresentação oficial de seus novos uniformes para a temporada. As novas peças reforçam a identidade e o compromisso do clube com sua trajetória no futebol regional. O uniforme de goleiro, confeccionado na cor preta com detalhes vermelhos, simboliza imponência, confiança e segurança dentro de campo. Já o uniforme da comissão técnica, na tonalidade vinho, expressa elegância, seriedade e profissionalismo, características que norteiam o trabalho fora das quatro linhas. O uniforme titular, por sua vez, mantém as tradicionais faixas verticais vermelha e preta, representando a garra, a paixão e a história do Aparecidense FC — elementos que marcam a trajetória do clube e inspiram sua torcida. A diretoria do Aparecidense FC agradece aos patrocinadores que contribuem para o fortalecimento da equipe: Drogaria Trabalhador SAA , Marcos DVD , Rildo Freios , Let’s RS25 , Atelier Store Ofici...

BOLSONARO PERDEU!

Na disputa mais acirrada desde a redemocratizão do país, os brasileiros foram às urnas para o 2° turno das eleições de 2022 escolher o novo presidente da República, vice-presidente, além de alguns estados o governador e vice-governador e, também alguns municípios, o novo prefeito e vice-prefeito. Apurados os votos, o Capitão perdeu! Jair Messias Bolsonaro é o primeiro presidente do Brasil a não ser reeleito, desde ela que foi instituída no país. Luiz Inácio Lula da Silva, vai para o terceiro mandando como presidente da República, tendo como vice-presidente o ex-governador de São Paulo por quatro mandatos e ex-prefeito de Pindamonhangaba, Geraldo Alckmin. Romeu Zema, que foi reeleito governador de Minas no 1º turno com ampla votação, muitos destes votos de eleitores de Lula, assumiu a coordenação da campanha de Jair Bolsonaro em Minas neste 2° turno. Segundo maior colégio eleitoral do país, Minas é o Estado-chave em toda eleição presidencial. E foi Minas, sob Governo Zema, que impôs a d...

POÇOS REVITALIZA PÓRTICO

Começou nesta semana a revitalização do Pórtico de Poços de Caldas, no Marco Divisório, entrada para quem vem do estado de São Paulo. O local está recebendo nova pintura, externa e interna. Além disso, o madeiramento vai ser todo envernizado. A Secretaria de Serviços Públicos está fazendo a manutenção do paisagismo. “Estamos trocando o gramado, plantando novas flores e também árvores nas laterais para fazer uma ‘cortina verde’ de entrada. E também estamos reformando as calçadas”, informa o secretário da pasta, Antônio Donizette. “O pórtico é a principal entrada de Poços, por onde chegam a maioria dos turistas. Por isso, é importante manter o local revitalizado”, acrescenta. O turista que passa pelo pórtico pode receber informações e ajuda dos servidores municipais que ficam lá de segunda a sábado, das 9h30 às 18h30, e aos domingos, das 9h30 às 13h. O pórtico foi inaugurado em 2000.