Pular para o conteúdo principal

MPMG LANÇA MAPA SOCIAL COM INDICADORES DOS 853 MUNICÍPIOS MINEIROS


O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), por meio do Gabinete de Segurança e Inteligência (GSI), lançou nesta terça-feira, 7 de agosto, o Mapa Social, uma ferramenta digital que oferece o panorama da realidade socioeconômica e demográfica do estado de Minas Gerais e de cada um de seus 853 municípios. 

A ferramenta reúne indicadores sociais nas áreas da educação, saúde e segurança pública. Por meio dela, é possível pesquisar, explorar e comparar um grande volume de informações dos municípios mineiros de forma rápida e interativa. A novidade já está disponível na página da instituição. 

Durante o evento de lançamento do produto, na Procuradoria-Geral de Justiça, em Belo Horizonte, o procurador-geral de Justiça, Antônio Sérgio Tonet, destacou o empenho da instituição em se atualizar e inovar, em consonância com as rápidas transformações da sociedade e com a multiplicação das demandas sociais, sem, contudo, abrir mão de uma gestão absolutamente comprometida com a redução dos gastos públicos. 

“Precisamos ter um olhar bastante acentuado para o investimento em tecnologia. Caso contrário, teremos apenas a boa vontade para otimizar nossa atuação. O Mapa Social alavancará a capacidade de investigação e de análise da instituição, além de municiar o cidadão de conhecimento, o que é fundamental para a democracia. Passamos a ter um livro aberto sobre áreas essenciais para a cidadania”. 

O coordenador do GSI, Denilson Feitoza Pacheco, ressaltou que o mapeamento, a disponibilização e a análise de indicadores sociais assumem um importante papel para subsidiar a formulação, o monitoramento e a avaliação de programas e políticas públicas e, ainda, para a construção de estratégias de atuação do MPMG e para a participação social. 

“Modelamos o que há de mais avançado no país para o desenvolvimento do Mapa Social. É preciso que o cidadão conheça a realidade em que vive, que saiba, por exemplo, como está a situação da educação pré-escolar em seu município, como está a execução orçamentária na saúde, quais são os dados relativos a homicídios e estupros, entre outras informações”. 

Conforme Denilson, o MPMG continuará investindo no aprimoramento da ferramenta, com a inclusão contínua de novos dados, a fim de possibilitar a tomada de decisões cada vez mais qualificadas pelos agentes públicos. 

Estrutura
O Mapa Social é composto por painéis de indicadores sociais dinâmicos, formados por gráficos e mapas do estado contextualizados em municípios, regiões de planejamento e comarcas. 

Os indicadores sociais foram divididos por quatro macro áreas: Visão Geral, Educação, Segurança e Saúde. 

Há ainda o painel Desempenho, que apresenta comparativos entre diferentes indicadores sociais e um demonstrativo de como evoluíram historicamente, e o painel Glossário, que contém a descrição conceitual dos indicadores sociais.

A ferramenta utiliza bases de dados oficiais e públicas. São elas: Índice Mineiro de Responsabilidade Social (IMRS): Fundação João Pinheiro; Datasus; Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE); Minas em Números; Atlas Brasil; Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal (IFDM): Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan); Portal Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira (INEP). 

Capacidades Analíticas
Além do Mapa Social, o GSI apresentou, na oportunidade, o projeto Capacidades Analíticas, que permitirá aos integrantes do MPMG realizar diagnósticos da despesa pública nos municípios mineiros de forma ágil e eficiente. 

Coordenadores de diferentes áreas de atuação da instituição receberam licenças para utilizar a ferramenta experimental ‘Diagnóstico Público’, da empresa 4MTI, para acessos de pesquisa e colaboração com a equipe técnica no desenvolvimento das novas ferramentas de Tecnologia da Informação. 

O funcionamento do Mapa Social e do Diagnóstico Público foi detalhado pela coordenadora da Diretoria de Análises em Investigação e Inteligência (DINI/GSI), Luciana Faria, e pelo consultor da 4MTI Matheus Moreira. 

da assessoria do MPMG

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

UFLA CELEBRA CHEGADA DAS OITO PRIMEIRAS EMPRESAS RESIDENTES NO PARQUE TECNOLÓGICO IPÊTECH LAVRAS

Oito empresas receberam as chaves de suas instalações no parque tecnológico IpêTech Lavras na última quinta-feira (11/12). A entrega ocorreu durante o evento Virada de Chave, promovido pela Diretoria de Parques Tecnológicos (DPT), que celebrou o início do programa de residência no empreendimento. Os editais aos quais as empresas de base tecnológica se candidataram foram publicados em julho deste ano, em chamamento público de fluxo contínuo. As primeiras oito empresas residentes são a AgScam, que desenvolve tecnologias para o agro; a Biominas, com produção de soluções tecnológicas sustentáveis e estratégicas em Sustentabilidade Ambiental, Social e de Governança (ESG); a Coffee Experts, com tecnologias para o café; a Compilart Tecnologia, com soluções para o mercado de food service; a Levty, focada em serviços de transformação digital e softwares customizados; a Ceifa, voltada à inovação em mecanização agrícola; a Biomip Agentes Biológicos Ltda., com inovações em controle biológico de pr...

TOMBAMENTO DE CARRETA

Tombou, agora, uma carreta de cerveja na Rodovia Fernão Dias (BR-3821), na pista sentido Belo Horizonte, no km 721, na região de Carmo da Cachoeira. A faixa da esquerda está interditada em os ambos sentidos. No momento, trânsito está fluindo sem lentidão. Motorista sem ferimentos graves. Imagens @transitofernaodias *Por Sebastião Filho 

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/