Pular para o conteúdo principal

CENTRO DE INTELIGÊNCIA EM MERCADOS COMEMORA 11 ANOS DE ATUAÇÃO NO PROJETO CAMPO FUTURO

Parreiras (2º da dir, p/ esq.) durante painel de café em Brejetuba, no Espírito Santo

Cerca de 27 mil quilômetros percorridos, 290 pessoas envolvidas, 25 painéis de levantamento de custos de produção, 25 boletins gerados, 25 cidades e 9 estados visitados. 

Este é o saldo de 2018 do projeto Campo Futuro, uma realização da Confederação Nacional de Agricultura (CNA) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), em parceria com o Centro de Inteligência em Mercados (CIM) da Universidade Federal de Lavras (UFLA).

A iniciativa alia a capacitação do produtor rural à geração de informação para a administração de custos, riscos de preços e gerenciamento da produção. “Trata-se da maior base de dados de custos de produção do Brasil, dando subsídio para que milhares de produtores possam tomar decisões mais assertivas em seus negócios”, ressaltou o coordenador do projeto no CIM/UFLA, Heitor Parreiras.

Projeto Campo Futuro
A parceria entre CNA/Senar e CIM/UFLA teve início no ano de 2007 com o levantamento de custos de café. A partir de 2010, a fruticultura tornou-se outro objeto de estudo. Em 2017, as hortaliças também passaram a integrar as competências do projeto na universidade. 

Ao longo de 11 anos, foram 195 painéis realizados em 14 diferentes estados, além do Distrito Federal. Hoje, 20 diferentes agronegócios são trabalhados pelo CIM: café, 11 frutíferas e 8 hortículas.

O levantamento das informações é realizado por meio de painéis que ocorrem nas principais regiões produtoras de cada produto, em municípios com significativa participação na produção nacional. 

O painel consiste em uma reunião técnica in loco, com a presença de produtores, representantes dos sindicatos rurais, técnicos de federações e da CNA, entre outros, para a definição de uma propriedade modal na região e o levantamento de dados. 

A partir da coleta, são elaboradas análises mensais acerca dos dados trabalhados no ano corrente. O material é divulgado no site da CNA por meio do endereço eletrônico https://www.cnabrasil.org.br/publicacoes/?instituicao=cna&tipo-conteudo=boletins.

Outra contribuição do Campo Futuro passa pelo subsídio à formulação de políticas públicas voltadas ao agronegócio, servindo de base para a elaboração de projetos e propostas de abrangência nacional.

Castro Júnior em Seminário do projeto Campo Futuro, em Brasília, no Distrito Federal

Segundo o coordenador geral do CIM/UFLA, professor Luiz Gonzaga de Castro Júnior, o projeto constitui-se, também, em uma fonte de dados que contribui, de forma efetiva, para a aproximação da academia com a realidade do mercado. 

 “Como consequência, cito a geração de monografias, dissertações de mestrado, teses de doutorado e artigos. Até o momento, foram desenvolvidas, no âmbito do projeto Campo Futuro, cerca de 60 publicações científicas”, contabilizou.

Ao final de cada ano (desde 2015), um livro de resultados do projeto é elaborado, em conjunto com os centros de pesquisa ligados ao projeto em todo o Brasil, com lançamento no Seminário Nacional do Campo Futuro, em Brasília, no Distrito Federal. Este ano, o evento ocorrerá em 24 de outubro e contará com nova publicação.

da assessoria da InovaCafé

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

PROJETO CRIA RECEBE PRÊMIO DO ESPORTE MINEIRO 2017

O assessor do reitor para Assuntos de Parcerias, professor Antônio Nazareno Guimarães Mendes, esteve na solenidade para receber o Prêmio O Projeto Cria (Centro Regional de Iniciação ao Atletismo), da Universidade Federal de Lavras (UFLA), idealizado e coordenado pelo professor de Educação Física Fernando de Oliveira, recebeu nesta semana o “Prêmio do Esporte Mineiro 2017”, concedido pelo Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Esportes (Seesp).  A solenidade de premiação ocorreu no auditório da Escola Estadual Governador Milton Campos, em Belo Horizonte, e contou com a participação de distintos atletas e autoridades.   Além de esportistas, o evento também premiou membros da sociedade civil, gestores municipais e entidades que se destacaram nos programas esportivos do Governo de Minas Gerais no decorrer de 2017 e/ou que contribuíram com o fomento do esporte no estado. Para o professor Fernando é uma satisfação obter essa homenage...

COM APOIO DO GOVERNO DE MINAS, GRUPO CANADENSE ANUNCIA INVESTIMENTO DE R$ 1,8 BILHÃO EM ARAXÁ

McCain, líder global na produção de batatas pré-fritas congeladas, vai se expandir com maior aporte da história da empresa na região A cidade de Araxá, no Alto Paranaíba, vai receber um novo impulso econômico com o anúncio de expansão da unidade da McCain, indústria canadense especializada na produção de batatas pré-fritas congeladas, cujo investimento será de R$ 1,8 bilhão. Este aporte, inteiramente privado, será voltado para a ampliação da capacidade produtiva da empresa entre 2025 e 2027. O projeto foi anunciado em cerimônia realizada nesta segunda-feira (8/12). Ele inclui novas linhas de produção, aumento das áreas de armazenagem e estima-se que mais de 350 empregos sejam criados, além da participação de mais de mil profissionais no setor agrícola. “Fico muito feliz com mais esse investimento atraído para Minas Gerais, que hoje é o estado que mais produz batatas pré-fritas no país. É uma ação que vai gerar empregos e movimentar a cadeia produtiva no estado”, disse o governador Rome...