quarta-feira, 7 de novembro de 2018

IMA INAUGURA COORDENADORIA REGIONAL EM POÇOS

Iniciativa descentraliza os serviços do instituto e vai atender a cerca de 14 mil propriedades rurais
Da esq. para dir., Thales Fernandes, Sérgio Azevedo, Cristina Fontes, Antônio Carlos de Moraes e Marcílio Magalhães

O Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) inaugurou nesta terça-feira, 6, a Coordenadoria Regional do instituto em Poços de Caldas, no Sul de Minas. Criada em julho deste ano, a nova coordenadoria será instalada no prédio do Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem (DEER-MG), no bairro Santa Rosália. Participaram autoridades e lideranças do agronegócio da região, servidores do IMA e do Instituto Estadual de Florestas (IEF).

Antiga reivindicação dos produtores rurais e demais agentes do agronegócio da região como forma de agilizar o acesso aos serviços do IMA, a nova coordenadoria tem seis escritórios seccionais que irão atender 32 municípios com cerca de 14 mil propriedades rurais e rebanho de cerca de 600 mil bovinos. Até então os produtores rurais da região eram atendidos pelas coordenadorias de Pouso Alegre, Varginha e Oliveira.

“A criação dessa nova coordenadoria descentraliza a prestação de serviços do IMA na região, o que vai otimizar e agilizar o atendimento aos produtores rurais, que terão nela um novo ponto de apoio”, ressalta a diretora-geral do Instituto Cristina Fontes Araujo Viana.

A dirigente lembra que Poços de Caldas e região constituem um importante polo econômico. Prova disso é que o IMA irá fiscalizar na área de inspeção dos produtos de origem animal um frigorífico de bovinos e suínos, quatro de aves, quatro indústrias de carnes e derivados, cinco fábricas de laticínios, dois entrepostos de ovos que estão em processo de registro e 10 agroindústrias de pescado.

Na área de defesa sanitária vegetal irá fiscalizar 440 unidades de produção em 237 propriedades, com a certificação de frutos e mudas de banana, citros, uva, café, morango e minitubérculos de batata-semente.

“Além da fiscalização desses estabelecimentos, atividade que contribui para a oferta de alimentos seguros para o consumidor, o IMA continuará com as diversas ações de defesa sanitária animal e vegetal que garantem a saúde dos rebanhos e das lavouras, permitindo não só o abastecimento do mercado mineiro, mas contribuindo também para as exportações”, relata Cristina Fontes.

O titular da nova coordenadoria é Wladimir Ferreira Fadini, engenheiro agrônomo formado pela Escola Superior de Agricultura e Ciências de Machado, com pós-graduação em Gestão Ambiental. “O produtor e os estabelecimentos do agronegócio terão na nova coordenadoria um importante ponto de apoio que vai além dos serviços de fiscalização, com orientação e assessoria que certamente contribuirão para o bom desempenho da sua atividade”, diz. 

O evento foi abrilhantado pela apresentação dos músicos da 10ª região da Polícia Militar de Minas Gerais. Foram homenageadas personalidades importantes para a consolidação da Coordenadoria Regional de Poços de Caldas. Durante o evento também foi inaugurado o Núcleo de Apoio Regional do IEF.

Abrangência da Coordenadoria Regional de Poços de Caldas:

Escritório seccional Alfenas (atendimento aos produtores de Alfenas, Divisa Nova, Fama e Serrania).
Escritório seccional Alterosa (atendimento aos produtores de Alterosa, Areado, Conceição Aparecida e Monte Belo),
Escritório seccional Cabo Verde (atendimento aos produtores de Bandeira do Sul, Botelhos, Cabo Verde, Campestre e Muzambinho),
Escritório seccional Machado (atendimento aos produtores de Carvalhópolis, Machado Paraguaçu, Poço Fundo e São João da Mata),
Escritório seccional Ouro Fino (atendimento aos produtores de Albertina, Bueno Brandão, Inconfidentes, Jacutinga, Monte Sião, Munhoz, Toledo e Ouro Fino),
Escritório seccional Poços de Caldas (Andradas, Caldas, Ibitiura de Minas, Ipuiuna, Poços de Caldas e Santa Rita de Caldas).

Nenhum comentário: