Pular para o conteúdo principal

IMA INAUGURA COORDENADORIA REGIONAL EM POÇOS

Iniciativa descentraliza os serviços do instituto e vai atender a cerca de 14 mil propriedades rurais
Da esq. para dir., Thales Fernandes, Sérgio Azevedo, Cristina Fontes, Antônio Carlos de Moraes e Marcílio Magalhães

O Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) inaugurou nesta terça-feira, 6, a Coordenadoria Regional do instituto em Poços de Caldas, no Sul de Minas. Criada em julho deste ano, a nova coordenadoria será instalada no prédio do Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem (DEER-MG), no bairro Santa Rosália. Participaram autoridades e lideranças do agronegócio da região, servidores do IMA e do Instituto Estadual de Florestas (IEF).

Antiga reivindicação dos produtores rurais e demais agentes do agronegócio da região como forma de agilizar o acesso aos serviços do IMA, a nova coordenadoria tem seis escritórios seccionais que irão atender 32 municípios com cerca de 14 mil propriedades rurais e rebanho de cerca de 600 mil bovinos. Até então os produtores rurais da região eram atendidos pelas coordenadorias de Pouso Alegre, Varginha e Oliveira.

“A criação dessa nova coordenadoria descentraliza a prestação de serviços do IMA na região, o que vai otimizar e agilizar o atendimento aos produtores rurais, que terão nela um novo ponto de apoio”, ressalta a diretora-geral do Instituto Cristina Fontes Araujo Viana.

A dirigente lembra que Poços de Caldas e região constituem um importante polo econômico. Prova disso é que o IMA irá fiscalizar na área de inspeção dos produtos de origem animal um frigorífico de bovinos e suínos, quatro de aves, quatro indústrias de carnes e derivados, cinco fábricas de laticínios, dois entrepostos de ovos que estão em processo de registro e 10 agroindústrias de pescado.

Na área de defesa sanitária vegetal irá fiscalizar 440 unidades de produção em 237 propriedades, com a certificação de frutos e mudas de banana, citros, uva, café, morango e minitubérculos de batata-semente.

“Além da fiscalização desses estabelecimentos, atividade que contribui para a oferta de alimentos seguros para o consumidor, o IMA continuará com as diversas ações de defesa sanitária animal e vegetal que garantem a saúde dos rebanhos e das lavouras, permitindo não só o abastecimento do mercado mineiro, mas contribuindo também para as exportações”, relata Cristina Fontes.

O titular da nova coordenadoria é Wladimir Ferreira Fadini, engenheiro agrônomo formado pela Escola Superior de Agricultura e Ciências de Machado, com pós-graduação em Gestão Ambiental. “O produtor e os estabelecimentos do agronegócio terão na nova coordenadoria um importante ponto de apoio que vai além dos serviços de fiscalização, com orientação e assessoria que certamente contribuirão para o bom desempenho da sua atividade”, diz. 

O evento foi abrilhantado pela apresentação dos músicos da 10ª região da Polícia Militar de Minas Gerais. Foram homenageadas personalidades importantes para a consolidação da Coordenadoria Regional de Poços de Caldas. Durante o evento também foi inaugurado o Núcleo de Apoio Regional do IEF.

Abrangência da Coordenadoria Regional de Poços de Caldas:

Escritório seccional Alfenas (atendimento aos produtores de Alfenas, Divisa Nova, Fama e Serrania).
Escritório seccional Alterosa (atendimento aos produtores de Alterosa, Areado, Conceição Aparecida e Monte Belo),
Escritório seccional Cabo Verde (atendimento aos produtores de Bandeira do Sul, Botelhos, Cabo Verde, Campestre e Muzambinho),
Escritório seccional Machado (atendimento aos produtores de Carvalhópolis, Machado Paraguaçu, Poço Fundo e São João da Mata),
Escritório seccional Ouro Fino (atendimento aos produtores de Albertina, Bueno Brandão, Inconfidentes, Jacutinga, Monte Sião, Munhoz, Toledo e Ouro Fino),
Escritório seccional Poços de Caldas (Andradas, Caldas, Ibitiura de Minas, Ipuiuna, Poços de Caldas e Santa Rita de Caldas).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CRESCIMENTO ORDENADO

São célebres e recorrentes exemplos de cidades que, ao experimentar ciclos duradouros de crescimento, deixaram de lado o planejamento urbano e viram parte dos avanços conquistados se converter em degradação.    Para fugir desse indesejável efeito colateral do desenvolvimento, Pouso Alegre, no Sul de Minas, se dedica à modernização das leis que regimentam o uso, a ocupação do solo e a disposição urbana em todas as suas dimensões. Não se trata de uma discussão trivial. Até o final de 2013, ao menos quatro projetos de leis foram elaborados pelo Executivo e aprovados pela Câmara de Vereadores com a missão de estabelecer as regras fundamentais sobre as quais será baseada a expansão urbana da cidade pelas próximas décadas, quando sua população pode triplicar, se aproximando de 500 mil habitantes. O conjunto de leis moderniza e complementa o Plano Diretor Municipal, estabelecendo critérios a serem observados na construção e disposição de imóveis, conforme sua localização e fi...

GRANA NO CAIXA

Entre julho e setembro deste ano de 2023, os municípios receberam um valor menor de Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Essa redução foi por conta da redução do ICMS dos combustíveis feita na gestão do ex-presidente Bolsonaro. Para compensar essas perdas que atingiram negativamente as receitas dos municípios brasileiros, o Governo Lula está repassando R$ 4 bilhões para os municípios brasileiros. Com isso, o município de Lavras acaba de receber mais de 1,9 milhões de reais para cobrir essas perdas e manter os recursos da prefeitura sem prejuízo. 

BELEZAS DO CAMPUS

Se você já caminhou pelo campus da UFLA e olhou para o alto, provavelmente se deparou com esse incrível símbolo da biodiversidade brasileira: o tucano. Com seu longo bico alaranjado e plumagem preta, ele chama atenção por sua beleza e importância ecológica. No entanto, não se engane: apesar de ser encantador, o tucano é considerado um animal silvestre e predador. Os tucanos costumam viver em pares ou em bandos de até duas dezenas, deslocando-se em fila indiana durante o voo. Eles são considerados onívoros e sua alimentação é variada. Apesar de uma dieta majoritariamente composta por frutas e insetos, eles também se alimentam de ovos, filhotes de outras aves e pequenos vertebrados, revelando uma notável adaptabilidade alimentar. É fundamental destacarmos o importante papel que essas aves desempenham na natureza. Ao espalharem sementes durante seus voos, elas promovem a regeneração das florestas. Isso reforça a importância de sua preservação e a necessidade de combater a comercialização ...