Pular para o conteúdo principal

PBH ENTREGA APITOS E FOLHETOS EDUCATIVOS SOBRE ASSÉDIO ÀS PASSAGEIRAS DE ÔNIBUS


A terceira etapa da Campanha contra o Assédio Sexual a Mulheres no Transporte Público, desenvolvida pela Prefeitura de Belo Horizonte, teve início na manhã desta quarta-feira, 31, com a entrega de apitos e folhetos educativos às passageiras da Estação São Gabriel, feita pelas agentes femininas da Guarda Municipal e da BHTrans. 

Como integrantes do Grupo contra o Assédio, elas chegaram ao setor de embarque e desembarque às 6h30, horário de pico, e permaneceram até às 9h, quando o número de usuárias de ônibus já era bastante reduzido.

Cerca de 500 apitos e folhetos foram entregues em abordagens feitas diretamente às mulheres para incentivá-las a romper o silêncio contra os casos de importunação sexual que ocorrerem nos ônibus. 

A maioria reagia com sorrisos que vinham acompanhados de desabafos e até relatos emocionados de situações constrangedoras de abuso sofridas dentro de coletivos. Novas rodadas de distribuição serão agendadas nas próximas semanas.

Hoje, ao conhecerem as dicas contidas no material sobre atitudes que configuram assédio ou importunação sexual e ainda como elas devem buscar ajuda imediata para garantir a punição dos abusadores, várias passageiras pediram folhetos e apitos extras para repassarem também às filhas, irmãs ou amigas. 

“Nossa a expectativa é que a população em geral, incluindo os homens, passe a agir de forma solidária com as vítimas e até se prontifiquem a servirem de testemunhas quando os casos forem encaminhados a uma delegacia da Polícia Civil’, explicou a guarda municipal Aline Oliveira.

Apitos x silêncio
A constatação de que a maioria das vítimas alegava não ter denunciado seus abusadores e, portanto, não tinham levado o caso ao conhecimento da polícia, foi o que motivou a idealização da campanha pela Prefeitura, no início deste mês, por meio da Secretaria Municipal de Segurança e Prevenção. 

A ideia de adotar a distribuição de apitos surgiu como um ato simbólico contra o silêncio, para que as mulheres façam uso dele no momento em que sofrerem o assédio.

No fim de setembro, foi sancionada a lei que tipifica o crime de importunação sexual, caracterizado pela realização de ato libidinoso na presença de alguém e sem sua anuência. 

Casos que foram retratados pela imprensa nacional, de homens que se masturbavam e ejaculavam em mulheres no interior de transporte coletivo, estão incluídos nesta categoria. 

Antes, isso era considerado apenas uma contravenção penal, com pena de multa. Agora, o autor pode pegar de 1 a 5 anos de prisão.

Etapas
A fase inicial da campanha foi marcada por uma série de reuniões de alinhamento entre as agentes da Guarda Municipal, da BHTrans e pela parceria firmada com a CBTU, para combate da importunação sexual também no metrô. 

A segunda etapa consistiu na capacitação de profissionais que atuarão como multiplicadores junto a motoristas e trocadores das linhas de ônibus da capital, sobre como deverá ser o auxílio prestado às passageiras que denunciarem a prática de importunação sexual dentro dos coletivos.

Nesta segunda etapa uma equipe de técnicos do Transfácil deu demonstrações da funcionalidade do dispositivo que está sendo chamado de Botão do Assédio, já instalado em todos os veículos da BHTrans que circulam pela capital. 

O equipamento será acionado pelo motorista do coletivo, emitindo um alerta que será captado, simultaneamente, pela Transfácil e pela coordenação do Centro de Operações de Belo Horizonte (COP-BH). 

Isso possibilitará a localização exata do coletivo onde ocorreu o assédio sexual para que a Guarda Municipal possa interceptar o carro e tomar as providências necessárias para o encaminhamento do acusado à delegacia da Polícia Civil.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

EVENTO SISTEMA FECOMÉRCIO MG NA RUA CHEGA EM LAVRAS NO 25 DE SETEMBRO

O Sistema Fecomércio MG na Rua, evento itinerante do Sistema Fecomércio MG, Sesc, Senac e Sindicatos Empresariais, chega em Lavras no dia 25 de setembro e prossegue até o dia 28 (domingo). O evento, COM TODAS AS ATIVIDADES GRATUITAS, será realizado na Praça Dr. Augusto Silva (ilha), Centro. O Inova Varejo, evento GRATUITO que acontece na quinta (25), dedicado aos empresários do comércio de Lavras, líderes e autoridades locais, aceita inscrições no endereço: www.fecomercionarua.com.br Este é o terceiro ano do projeto que, em Lavras, realiza sua 28ª edição. O Sistema Fecomércio MG na Rua movimenta o comércio da cidade, antes e depois do evento, com uma temporada de promoções de duas semanas ininterruptas. A Liquida Fecomércio, que acontece entre os dias 22/09 e 04/10, oferece boas oportunidades de compra para a população com descontos que chegam a 50%. A passagem do Sistema Fecomércio MG na Rua leva show de graça e de qualidade para a população. No dia 26, sexta-feira, o cantor Nando Rei...

NOTA À IMPRENSA

A Cemig informa que os desligamentos de curta duração (piques de energia) percebidos em Ribeirão Vermelho e em alguns bairros de Lavras na noite desta terça-feira (22), foram decorrentes de manobras operativas para remanejamento temporário de cargas entre circuitos, devido a uma intervenção emergencial na rede de energia que abastece parte da cidade. Os piques de energia também aconteceram após a conclusão dos serviços, durante as manobras para retornar o sistema elétrico à sua configuração original. A companhia esclarece que, embora os piques de energia causem incômodo, foram imprescindíveis para evitar uma interrupção do fornecimento de energia de maior duração, que traria mais prejuízos à população. A Cemig destaca que estão previstos investimentos na modernização da subestação de energia instalada na cidade de Lavras. As obras, que serão iniciadas na próxima semana, trarão ganhos significativos à melhoria do sistema elétrico na região.

COMUNICADO AMG BRASIL

A AMG Brasil recebeu da Comissão Nacional de Energia Nuclear – CNEN, na tarde desta segunda-feira, dia 10/07, a informação da recuperação dos dois equipamentos medidores de polpa furtados no último mês de junho, da sua unidade operacional localizada em Nazareno e São Tiago (região do Campo das Vertentes/MG). Tais equipamentos foram localizados em um estabelecimento comercial que atua com revenda de sucata no estado de São Paulo. Os equipamentos localizados serão encaminhados à AMG Brasil de acordo com as orientações e diretrizes de manipulação e segurança determinadas pela CNEN. A AMG Brasil já comunicou o fato à Polícia Civil de Nazareno (MG). A AMG Brasil reforça que está sendo conduzida investigação interna independente a fim que sejam apurados os fatos que deram ensejo ao furto ocorrido, e sejam adotadas medidas de melhoria e mitigação de riscos em relação aos seus processos internos de controle. Conforme já esclarecido anteriormente, tais medidores de densidade de polpa são comume...