Pular para o conteúdo principal

PESQUISADORA DA UFLA APRESENTA TRABALHO SOBRE INTELIGÊNCIA COMPETITIVA NA CADEIA DO CAFÉ


O artigo “Avaliação de um modelo de inteligência competitiva aplicado à indústria do café”, de autoria do doutor em Administração Eduardo Cesar Silva, da doutoranda em Administração, Angélica Azevedo, e do professor titular do Departamento de Gestão Agroindustrial (DGA) da Universidade Federal de Lavras (UFLA), Luiz Gonzaga de Castro Junior, foi apresentado, no último dia 7, nos Seminários em Administração da Universidade de São Paulo (SemeAd/USP). O evento foi uma realização da Faculdade de Economia e Administração (FEA).

Apresentado por Angélica Azevedo, o trabalho avaliou a eficácia do modelo de inteligência competitiva realizado pelo Bureau de Inteligência Competitiva do Café, projeto executado na Agência de Inovação de Café (InovaCafé) com recursos do Consórcio Pesquisa Café/Embrapa. 

“Analisamos se as recomendações publicadas no Relatório Internacional de Tendências do Café nos anos de 2013 e 2014, referentes ao segmento de torrefação, se confirmaram com o tempo”, explicou a coautora, que compareceu ao seminário com apoio do Programa de Pós-Graduação (PGA) e da universidade de origem.

O Relatório, que teve sua última edição publicada no início desde ano, foi uma publicação mensal destinada a realizar o monitoramento da cafeicultura mundial, antecipando ameaças e oportunidades aos produtores brasileiros. 

Para o artigo, foram analisadas 22 edições do material, com a identificação das principais tendências captadas por ele. Em seguida, foi realizada uma pesquisa de notícias e estatísticas dos anos posteriores (até 2017) para verificar se as tendências realmente foram significativas e importantes.

“Das nove tendências identificadas, seis tiveram importância confirmada nos anos seguintes. O trabalho atestou que a análise de Inteligência Competitiva efetuada pelo Bureau foi eficiente e gerou resultados expressivos para a cadeia produtiva do café. Isso revela que os atores envolvidos na indústria nacional do café podem obter informações valiosas para a tomada de decisão por meio do monitoramento de tendências”, enfatizou Eduardo Silva.

Angélica Azevedo destacou que o SemeAd é um dos principais eventos acadêmicos de Administração do país e que conta com professores altamente capacitados. 

“A participação no seminário foi de extrema relevância, pois permite que os trabalhos apresentados à comunidade acadêmica sejam aprimorados a partir de considerações e discussões levantadas durante a apresentação”, disse Angélica.

Em breve, o artigo passará por alterações, conforme sugestões feitas durante o SemeAd, e a sua versão final será submetida a periódico científico para publicação.

com assessoria da InovaCafé

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

UFLA CELEBRA CHEGADA DAS OITO PRIMEIRAS EMPRESAS RESIDENTES NO PARQUE TECNOLÓGICO IPÊTECH LAVRAS

Oito empresas receberam as chaves de suas instalações no parque tecnológico IpêTech Lavras na última quinta-feira (11/12). A entrega ocorreu durante o evento Virada de Chave, promovido pela Diretoria de Parques Tecnológicos (DPT), que celebrou o início do programa de residência no empreendimento. Os editais aos quais as empresas de base tecnológica se candidataram foram publicados em julho deste ano, em chamamento público de fluxo contínuo. As primeiras oito empresas residentes são a AgScam, que desenvolve tecnologias para o agro; a Biominas, com produção de soluções tecnológicas sustentáveis e estratégicas em Sustentabilidade Ambiental, Social e de Governança (ESG); a Coffee Experts, com tecnologias para o café; a Compilart Tecnologia, com soluções para o mercado de food service; a Levty, focada em serviços de transformação digital e softwares customizados; a Ceifa, voltada à inovação em mecanização agrícola; a Biomip Agentes Biológicos Ltda., com inovações em controle biológico de pr...

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

TOMBAMENTO DE CARRETA

Tombou, agora, uma carreta de cerveja na Rodovia Fernão Dias (BR-3821), na pista sentido Belo Horizonte, no km 721, na região de Carmo da Cachoeira. A faixa da esquerda está interditada em os ambos sentidos. No momento, trânsito está fluindo sem lentidão. Motorista sem ferimentos graves. Imagens @transitofernaodias *Por Sebastião Filho