Pular para o conteúdo principal

PIMENTEL PARTICIPA DA HOMOLOGAÇÃO DE ACORDO QUE BENEFICIA MORADORES DA OCUPAÇÃO IZIDORA

Conciliação põe fim à ação de reintegração de posse ajuizada em 2013 por proprietários da área Granja Werneck, onde vivem cerca de 8.000 famílias 

O governador Fernando Pimentel afirmou na última sexta-feira, 9, que a conciliação conduzida pelo Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) permitiu uma solução pacífica para homologar o acordo que encerra o impasse na Ocupação Izidora, em Belo Horizonte. O acordo foi assinado durante a cerimônia de encerramento da 13ª edição da Semana Nacional da Conciliação.

“Nós homologamos a solução pacífica e negociada daquele que poderia ter sido o maior conflito da história desse pais. A Izidora é a maior ocupação urbana da América Latina. São mais de 8.000 famílias que vivem no local há alguns anos, com número crescente, e evidentemente isso precisava ser resolvido. Há três princípios básicos que devem ser respeitados e desenvolvidos simultaneamente. Em primeiro lugar, o direito à propriedade, consagrado na Constituição. Em segundo, as decisões judiciárias, que têm que ser cumpridas. Por fim, o contexto social das decisões, que também deve ser levado em conta pelos juízes. Nenhum desses pontos foi desrespeitado”, salientou o governador.

A conciliação assinada põe fim à ação de reintegração de posse ajuizada em 2013 por proprietários da área Granja Werneck, onde vivem cerca de 30 mil pessoas das comunidades Rosa Leão, Vitória e Esperança, na Região do Izidora. 

Segundo o acordo, será feita a permuta de imóveis entre a Companhia de Habitação do Estado de Minas Gerais (Cohab-MG), que cederá o terreno da Fazenda Marzagão, em Sabará, aos proprietários da Granja Werneck.

A Prefeitura de Belo Horizonte vai instaurar o procedimento de Regularização Fundiária Urbana de Interesse Social (REURB-S) na área de toda a Ocupação Izidora para regularização fundiária e instalação de serviços públicos, por meio da Copasa e Cemig.

A negociação para o acordo foi concluída graças ao trabalho conjunto dos poderes Executivo e Judiciário e do Ministério Público, reforçado após a criação pelo governador Fernando Pimentel da Mesa de Diálogo e Negociação Permanente com Ocupações Urbanas e Rurais e Conflitos Sociofundiários, em 1º de julho de 2015.


“Minas Gerais tem dado sucessivos exemplos para o Brasil de que é possível resolver as questões sociais respeitando os direitos consagrados na Constituição sem abrir mão da autonomia do Poder Judiciário, mas é possível resolver pelo caminho pacífico”, reforçou o governador Fernando Pimentel. 

O presidente da Cohab-MG, Alessandro Marques, explica que todas as famílias da ocupação que estão em situação de vulnerabilidade social serão contempladas. “A ideia é fazer a regularização fundiária convidando todos os entes envolvidos, como Ministério Público, Prefeitura de Belo Horizonte, Governo do Estado. A lei estabelece prazo de cinco anos para a transmissão do título de propriedade”, explicou.

Para o presidente do TJMG, desembargador Nelson Missias de Morais, é simbólico encerrar a Semana Nacional de Conciliação com esse acordo, que ocorreu “graças à persistência das partes, ao consenso dos negociadores e ao espírito de conciliação praticado na Semana da Conciliação no tribunal”. 

“Tivemos agendadas mais de 50 mil audiências, a grande maioria terminando em acordos e evitando o caminho da judicialização. A grande missão do Poder Judiciário é promover a pacificação social”, concluiu.

Também participaram da solenidade os secretários de Estado de Segurança Pública, Sérgio Menezes, de Transporte e Obras Públicas, Murilo Valadares, de Educação, Wieland Silberschneider, a presidente da Copasa, Sinara Meirelles, o defensor público Geral de Minas Gerais, Gério Patrocínio Soares, além de desembargadores, juízes, promotores, entre outras autoridades.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONSELHO DA UFLA APROVA CRIAÇÃO DE NOVOS CURSOS DE GRADUAÇÃO

A Universidade Federal de Lavras (UFLA) emitiu a Portaria Reitoria nº 886 , de 5 de dezembro de 2025, aprovando favoravelmente a criação de 11 cursos de graduação, conforme deliberação do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE). Os cursos incluem Enfermagem , Terapia Ocupacional , Fonoaudiologia , Inteligência Artificial , Sistemas para Internet , Segurança Cibernética , Jogos Digitais , Viticultura e Enologia , Tecnologia em Automação Industrial , Gestão Financeira e Ciências Sociais . A proposta será encaminhada ao Conselho Universitário (CUNI) para deliberação final. A portaria foi assinada pelo Reitor em exercício Jackson Antonio Barbosa .

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

PROJETO CRIA RECEBE PRÊMIO DO ESPORTE MINEIRO 2017

O assessor do reitor para Assuntos de Parcerias, professor Antônio Nazareno Guimarães Mendes, esteve na solenidade para receber o Prêmio O Projeto Cria (Centro Regional de Iniciação ao Atletismo), da Universidade Federal de Lavras (UFLA), idealizado e coordenado pelo professor de Educação Física Fernando de Oliveira, recebeu nesta semana o “Prêmio do Esporte Mineiro 2017”, concedido pelo Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Esportes (Seesp).  A solenidade de premiação ocorreu no auditório da Escola Estadual Governador Milton Campos, em Belo Horizonte, e contou com a participação de distintos atletas e autoridades.   Além de esportistas, o evento também premiou membros da sociedade civil, gestores municipais e entidades que se destacaram nos programas esportivos do Governo de Minas Gerais no decorrer de 2017 e/ou que contribuíram com o fomento do esporte no estado. Para o professor Fernando é uma satisfação obter essa homenage...