Pular para o conteúdo principal

SUCESSO: 1º CONCURSO DE QUALIDADE DE CAFÉS COOPERCAM PREMIA OS VENCEDORES


Com a presença de cooperados, conselheiros, colaboradores e parceiros, a Cooperativa dos Cafeicultores de Campos Gerais e Campo do Meio (Coopercam), no Sul de Minas, realizou, no último dia 12, a cerimônia de premiação do 1º Concurso de Qualidade de Cafés. 


Com uma dinâmica diferente da maioria dos concursos nessa área, os cooperados não precisaram se inscrever: a própria Coopercam, ao receber os cafés em seus armazéns, realizou a pré-seleção de 260 amostras em duas categorias – natural e cereja descascado.

Entre os dias 4 e 5 de dezembro foi realizada a etapa classificatória, quando 30 amostras da categoria natural foram selecionadas e, desse número, 10 foram classificadas para a final e as três primeiras premiadas.  Já na categoria cereja descascado foram classificadas cinco amostras e as três primeiras premiadas.

“O 1º Concurso de Qualidade de Cafés Coopercam foi um grande sucesso. Tivemos nota acima de 86 pontos, o que mostra que os cooperados estão produzindo cafés com qualidade. E o que queremos, com o esse concurso, é justamente incentivar uma produção cada vez mais especial, pois o mercado hoje está exigindo um grão superior. Nesse sentido, é uma maneira de reconhecermos e dar oportunidades a esses produtores. Com certeza, esse concurso será realizado todos os anos”, comenta Hélvio Zacaroni, gerente do Departamento de Cafés.

Etapa classificatória e essencial, a análise sensorial dos grãos esteve a cargo dos árbitros Nelmo José Tavares Ribeiro, Josué Tavares e Michelle de Oliveira Lima Miranda, e devidamente acompanhada pelo Departamento de Cafés da Coopercam.

Confira abaixo a relação correta dos vencedores do 1º Concurso de Qualidade de Cafés Coopercam:
Categoria Cereja Descascada
Colocação
Nome do Produtor
Pontuação
Notas
1º - Doce Floral
Vicente Carlos de Araújo

85,42
Floral, mel, acidez cítrica brilhante, corpo licoroso
2º - Frutas Tropicais
Marcus Vinicius Silva
84,58
Frutas amarelas, baunilha, mel, fundo floral e acidez cítrica.
3º - Típico Caramelo
Ismael Miarelli
84,17
Caramelo, acidez cítrica, corpo denso e cremoso e fundo floral
4º - Chocolate Intenso
Aníbal de Souza Figueiredo
83,58
Chocolate amargo, caramelo, acidez cítrica, corpo denso e vinhoso
Adélia Nunes Neves
83,00
Mamão, caramelo intenso, acidez cítrica, corpo denso.
Categoria Natural
Colocação
Nome do Produtor
Pontuação
Notas
1º - Romeu e Julieta
Vanderlei Bruno Marques
86,50
Goiabada com queijo, acidez cítrica brilhante, corpo viscoso
2º - Flores Silvestres
João Flogeri
86,25
Floral, erva doce, mel, picante
3º - Primavera Tropical
Francisco Assis Assunção
86,17
Floral, frutas amarelas, mel, acidez cítrica, corpo licoroso
4º - Exótico
Valdemar Ribeiro da Cruz
84,42
Floral, doce de leite, exótico, acidez cítrica brilhante, corpo licoroso
5º - Cremoso
Guido Fidelis de Carvalho
82,25
Leite condensado, acidez cítrica, corpo denso e cremoso
6º - Café Refrescante
Artur Roberto Lourenço
85,08
Frutado, menta, refrescante, açúcar mascavo
Gilson Naves Silva
85,00
Floral, mel, acidez cítrica, corpo licoroso
Achiles Magno dos Santos
84,92
Chocolate branco, acidez cítrica, corpo denso e cremoso
Aníbal de Souza Figueiredo

84,83
Mel, mamão, acidez cítrica, corpo denso
10º
Maria Aparecida Rodrigues Correa
84,75
Mel, mamão, acidez cítrica, corpo denso
com Eliana Sonja - da assessoria

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...