Pular para o conteúdo principal

TCE ENVIA ALERTA PARA SANTA CRUZ DE MINAS SOBRE SITUAÇÃO DE METAS DA EDUCAÇÃO


O Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCEMG) iniciou, nesta segunda-feira, 17, o envio de alertas aos gestores responsáveis pelo cumprimento das metas 1 e 3 do Plano Nacional de Educação (PNE). 

De acordo com a assessora da Presidência do TCEMG, Naila Mourthé, 12 municípios mineiros receberam os comunicados por apresentarem “regressão” ou por não cumprirem as metas. São eles: Berilo, Bonito de Minas, Caraí, Chapada do Norte, Fruta de Leite, Josenópolis, Mirabela, Pavão, Rio Espera, Rubim, Santa Cruz de Minas e Santa Cruz do Escalvado. 

Naila Mourthé esclarece que a expedição de alertas é um projeto-piloto iniciado pelo TCE mineiro e que eles “ não excluem outros procedimentos de controle previstos regimentalmente pelo Tribunal de Contas, como auditorias in loco.”

Os alertas são enviados por meio do Portal TC Educa e atendem à Diretriz nº 12 da Resolução nº 3/2015 da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon) que “aprova as diretrizes de Controle relacionadas à temática “Controle externo nas despesas com Educação”. 

Os tribunais interessados em enviar os alertas devem cadastrar um responsável para fazer o envio pelo administrador do portal. Esse usuário receberá em seu e-mail uma senha para acessar o sistema. O login é o número do seu Cadastro de Pessoa Física (CPF).

Os dados informados no portal TC Educa são de domínio público, baseados no cruzamento de dados do Censo Populacional de 2010, feito pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), com o censo escolar do último ano. “São dados elaborados a partir de uma projeção estatística”, enfatizou a assessora Naila Mourthé.

O objetivo dos alertas é fazer com que o “gestor envide esforços para cumprir a meta ou melhorar a situação neste sentido”, explica Naila Mourthé. “Os gestores não serão punidos com isso, o Tribunal está atuando de forma pedagógica”, completou. 

Naila é responsável pelo Programa Na Ponta do Lápis do TCEMG, que contempla ações e diretrizes para priorizar a fiscalização dos recursos aplicados na área da Educação pelo TCE mineiro.

Sobre as metas
A meta 1 do Plano Nacional de Educação (PNE) prevê “universalizar, até 2016, a educação infantil na pré-escola para as crianças de 4 (quatro) a 5 (cinco) anos de idade e ampliar a oferta de educação infantil em creches, de forma a atender a, no mínimo, 50% (cinquenta por cento) das crianças de até 3 (três) anos até o final da vigência do Plano”. 

A meta 3 dispõe sobre universalizar, até 2016, o atendimento escolar para toda a população de 15 (quinze) a 17 (dezessete) anos e elevar, até o final do período de vigência do PNE, a taxa líquida de matrículas no ensino médio para 85% (oitenta e cinco por cento).

Plataforma gratuita disponibiliza auxílio a gestores para combater exclusão escolar
A Busca Ativa Escolar é uma plataforma gratuita para ajudar os municípios a combater a exclusão escolar, desenvolvida pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) em parceria com a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), o Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (Congemas) e o Instituto TIM.

O objetivo é apoiar os governos na identificação, registro, controle e acompanhamento de crianças e adolescentes que estão fora da escola ou em risco de evasão. Por meio da plataforma, municípios e estados terão dados que possibilitarão planejar, desenvolver e implementar políticas públicas que contribuam para a inclusão escolar.

A plataforma reúne representantes de diversas áreas – Educação, Saúde, Assistência Social, Planejamento. Cada pessoa ou grupo tem um papel específico, que vai desde a identificação de uma criança ou adolescente fora da escola, até a tomada das providências necessárias para a matrícula e a permanência do aluno na escola. 

Todo o processo é feito via internet e a ferramenta pode ser acessada em qualquer dispositivo como computador de mesa, computador portátil, tablet, celular (SMS) ou smartphone. 

Há também formulários impressos para agentes comunitários e técnicos verificadores que não têm acesso a dispositivos móveis ou internet.

A Busca Ativa Escolar é uma das estratégias do Fora da Escola Não Pode!, que é uma iniciativa do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) para garantir que cada criança e adolescente esteja na escola e aprendendo. 

O objetivo da iniciativa é conscientizar diferentes atores responsáveis pela inclusão escolar, e também a sociedade em geral, sobre o problema da exclusão escolar e sugerir planos práticos para se chegar a uma solução.

com assessoria

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OPERAÇÃO CUMPRE MANDADOS JUDICIAIS EM VIRTUDE DA RETIRADA FORÇADA DE PESSOAS EM SITUAÇÃO DE RUA EM POUSO ALEGRE

A ação cumpriu ordem judicial de busca e apreensão em 10 endereços na cidade. Conforme apurado, os investigados retiravam essas pessoas da rua, muitas vezes, mediante uso de arma de fogo, ameaças de morte e violência física O Ministério Público de Minas Gerais e a Polícia Civil realizaram na manhã desta quarta-feira, 2 de julho, a operação "Invisíveis", que investiga a prática reiterada de crimes relacionados a um processo de "limpeza social" da população em situação de rua, por parte de agentes públicos, em Pouso Alegre, no Sul do estado. A ação cumpriu ordem judicial de busca e apreensão em 10 endereços na cidade. Os crimes teriam ocorrido, ao longo de 2024, pelo menos, entre os meses de junho e setembro. São investigados agentes públicos municipais, um agente público estadual, além de particulares que, conforme apurado, promoviam a retirada forçada de pessoas das ruas do centro de Pouso Alegre, muitas vezes, mediante uso de arma de fogo, ameaças de morte e violên...

PREFEITA, SECRETÁRIO DE ESTADO E DEPUTADO ANUNCIAM IMPORTANTES CONQUISTAS

A prefeita Jussara Menicucci, o deputado estadual Cássio Soares e o secretário estadual de Saúde, Fábio Baccheretti, participaram das tratativas que viabilizaram importantes investimentos para o município de Lavras, que reforçam o compromisso com a saúde pública. Entre as conquistas está a liberação de recursos para a implantação de cinco novos leitos de UTI Pediátrica na Santa Casa de Misericórdia, ampliando a capacidade do Sistema Único de Saúde (SUS) no atendimento intensivo às crianças do município. Outro passo fundamental é a busca pelo  credenciamento da Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (UNACON) em Lavras, que possibilitará a realização de tratamento oncológico completo no município, garantindo mais comodidade e qualidade de vida aos pacientes e suas famílias. Além disso, foram conquistados recursos para equipar a UPA Zona Norte, ampliando a estrutura e qualificando o atendimento de urgência e emergência prestado à população lavrense.

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.