sexta-feira, 25 de janeiro de 2019

135 MIL MUDAS DE ÁRVORES JÁ FORAM PLANTADAS NO CAMPUS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS


Mais de 135 mil mudas de espécies arbóreas nativas já foram plantadas em todo o campus da Universidade Federal de Lavras (UFLA), desde 2008, quando teve início o Plano Ambiental, criado para possibilitar um crescimento sustentável da Instituição. 

Aproximadamente 15 mil mudas, fornecidas pela Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig), Instituto Estadual de Florestas (IEF) e outras instituições parceiras, são plantadas a cada estação chuvosa.

Após o plantio, ao longo do ano, são realizadas as manutenções, tais como, adubações, capinas, combate a formigas, desramas e acompanhamento do crescimento, com medições de altura e circunferência das árvores.

clique na imagem para ampliar

As espécies foram todas selecionadas de acordo com a flora nativa da região, com uma atenção especial para as espécies frutíferas.

Estão envolvidos com todo esse trabalho, além de funcionários da UFLA, o Laboratário de Estudos em Silvicultura e Restauração Florestal (Laserf), o Laboratório de Estudos e Projetos em Manejo Florestal (Lemaf) e o Núcleo de Estudos em Silvicultura (NES). 

O responsável pela execução das áreas em recuperação é o servidor José Carlos Martins, com a coordenação do reitor, professor José Roberto Soares Scolforo.

O plantio das mudas é um dos pontos mais importantes do Plano Ambiental, com o objetivo de proteger as nascentes e as áreas de preservação permanentes da UFLA. Hoje, o campus conta com 15 nascentes, responsáveis por abastecer toda a demanda de água da universidade, gerando uma significativa economia para a Instituição, que é cerca de quatro milhões de reais por ano.

Plano Ambiental e de Infraestrutura
Com a transformação da Escola Superior de Agricultura de Lavras (Esal) em universidade, a estrutura existente não estava preparada para suportar o crescimento. 

O saneamento era feito por meio de sumidouros, bem com os resíduos de laboratórios (químicos e biológicos) eram descartados de forma inadequada, prejudicando o meio ambiente. Além disso, havia ocorrência de incêndios na área do campus. 

A partir de 2008, a administração da UFLA estruturou uma série de ações para solucionar esses problemas, descritos no Plano Ambiental e Estruturante, que aborda conceitos de sustentabilidade e compreende ações que envolvem praticamente todas as questões ambientais.

Entre as ações, destacam-se: a implantação de Programa de Gerenciamento de Resíduos Químicos, tratamento dos resíduos sólidos, saneamento básico, estação de tratamento de esgoto, construções ecologicamente corretas, proteção de nascentes e matas ciliares, prevenção e controle de incêndios, prevenção de endemias, gestão de energia, implantação do sistema de coleta das águas da chuva; estruturação das bacias de drenagem, troca dos destiladores, plantio de 50 mil mudas de 53 espécies nativas e frutíferas, campanha UFLA Recicla (que trocou copos plásticos por canecas) e o treinamento de técnicos dos diferentes setores e de estudantes de pós-graduação para serem multiplicadores de boas práticas de uso e reuso de matérias-primas utilizadas em pesquisa.

com Camila Caetano - da assessoria

Nenhum comentário: