Pular para o conteúdo principal

135 MIL MUDAS DE ÁRVORES JÁ FORAM PLANTADAS NO CAMPUS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS


Mais de 135 mil mudas de espécies arbóreas nativas já foram plantadas em todo o campus da Universidade Federal de Lavras (UFLA), desde 2008, quando teve início o Plano Ambiental, criado para possibilitar um crescimento sustentável da Instituição. 

Aproximadamente 15 mil mudas, fornecidas pela Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig), Instituto Estadual de Florestas (IEF) e outras instituições parceiras, são plantadas a cada estação chuvosa.

Após o plantio, ao longo do ano, são realizadas as manutenções, tais como, adubações, capinas, combate a formigas, desramas e acompanhamento do crescimento, com medições de altura e circunferência das árvores.

clique na imagem para ampliar

As espécies foram todas selecionadas de acordo com a flora nativa da região, com uma atenção especial para as espécies frutíferas.

Estão envolvidos com todo esse trabalho, além de funcionários da UFLA, o Laboratário de Estudos em Silvicultura e Restauração Florestal (Laserf), o Laboratório de Estudos e Projetos em Manejo Florestal (Lemaf) e o Núcleo de Estudos em Silvicultura (NES). 

O responsável pela execução das áreas em recuperação é o servidor José Carlos Martins, com a coordenação do reitor, professor José Roberto Soares Scolforo.

O plantio das mudas é um dos pontos mais importantes do Plano Ambiental, com o objetivo de proteger as nascentes e as áreas de preservação permanentes da UFLA. Hoje, o campus conta com 15 nascentes, responsáveis por abastecer toda a demanda de água da universidade, gerando uma significativa economia para a Instituição, que é cerca de quatro milhões de reais por ano.

Plano Ambiental e de Infraestrutura
Com a transformação da Escola Superior de Agricultura de Lavras (Esal) em universidade, a estrutura existente não estava preparada para suportar o crescimento. 

O saneamento era feito por meio de sumidouros, bem com os resíduos de laboratórios (químicos e biológicos) eram descartados de forma inadequada, prejudicando o meio ambiente. Além disso, havia ocorrência de incêndios na área do campus. 

A partir de 2008, a administração da UFLA estruturou uma série de ações para solucionar esses problemas, descritos no Plano Ambiental e Estruturante, que aborda conceitos de sustentabilidade e compreende ações que envolvem praticamente todas as questões ambientais.

Entre as ações, destacam-se: a implantação de Programa de Gerenciamento de Resíduos Químicos, tratamento dos resíduos sólidos, saneamento básico, estação de tratamento de esgoto, construções ecologicamente corretas, proteção de nascentes e matas ciliares, prevenção e controle de incêndios, prevenção de endemias, gestão de energia, implantação do sistema de coleta das águas da chuva; estruturação das bacias de drenagem, troca dos destiladores, plantio de 50 mil mudas de 53 espécies nativas e frutíferas, campanha UFLA Recicla (que trocou copos plásticos por canecas) e o treinamento de técnicos dos diferentes setores e de estudantes de pós-graduação para serem multiplicadores de boas práticas de uso e reuso de matérias-primas utilizadas em pesquisa.

com Camila Caetano - da assessoria

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TOMBAMENTO DE CARRETA

Tombou, agora, uma carreta de cerveja na Rodovia Fernão Dias (BR-3821), na pista sentido Belo Horizonte, no km 721, na região de Carmo da Cachoeira. A faixa da esquerda está interditada em os ambos sentidos. No momento, trânsito está fluindo sem lentidão. Motorista sem ferimentos graves. Imagens @transitofernaodias *Por Sebastião Filho 

COMUNICADO AMG BRASIL

A AMG Brasil recebeu da Comissão Nacional de Energia Nuclear – CNEN, na tarde desta segunda-feira, dia 10/07, a informação da recuperação dos dois equipamentos medidores de polpa furtados no último mês de junho, da sua unidade operacional localizada em Nazareno e São Tiago (região do Campo das Vertentes/MG). Tais equipamentos foram localizados em um estabelecimento comercial que atua com revenda de sucata no estado de São Paulo. Os equipamentos localizados serão encaminhados à AMG Brasil de acordo com as orientações e diretrizes de manipulação e segurança determinadas pela CNEN. A AMG Brasil já comunicou o fato à Polícia Civil de Nazareno (MG). A AMG Brasil reforça que está sendo conduzida investigação interna independente a fim que sejam apurados os fatos que deram ensejo ao furto ocorrido, e sejam adotadas medidas de melhoria e mitigação de riscos em relação aos seus processos internos de controle. Conforme já esclarecido anteriormente, tais medidores de densidade de polpa são comume...

AEROPORTO DE UBERLÂNDIA REGISTRA MELHOR JANEIRO DA HISTÓRIA

Terminal alcança recorde histórico para o primeiro mês do ano Movimentação cresce 16,83% em relação a 2025 Novas rotas devem impulsionar aumento de oferta no segundo semestre O Aeroporto de Uberlândia , administrado pela Aena , maior operadora aeroportuária do Brasil e do mundo, registrou em janeiro o melhor resultado da história para o mês. Ao todo, foram 104.163 passageiros, alta de 16,8% em relação ao mesmo mês do ano passado. Janeiro deste ano foi 2,2% superior ao recorde anterior, de janeiro de 2015. Além de ser o melhor janeiro já registrado, o resultado representa a terceira maior movimentação mensal da história do aeroporto, atrás apenas de agosto de 2019 e de julho de 2019. O desempenho de Uberlândia ajudou a impulsionar o crescimento de toda a rede Aena no país, que também teve o melhor mês da história na soma dos 17 aeroportos sob gestão da concessionária no Brasil. Ao todo, foram mais de 4,3 milhões de passageiros, o que representa uma alta de 6,7% em relação a janeiro do a...